Algarve participa em feiras, webinares e outros eventos em fevereiro
Ao longo do mês de fevereiro, a ATA – Associação de Turismo do Algarve vai promover a região em feiras e webinares, através de famtrips e outros encontros, num mês que vai ainda ficar marcado pela divulgação da gastronomia e vinhos algarvios.

Publituris
Travel Experts assina três primeiros contratos na BTL
CATAI e Iberia mostram os seus produtos e experiências para o Japão a agentes de viagens em Lisboa
Aeroporto de Beja ganha novo hangar de manutenção
Azul retoma voos com aviões a jato para Fernando de Noronha a 7 de maio
A região que deixou de ser um segredo para tornar-se uma história de sucesso
Aeroportos nacionais voltaram a registar “máximo histórico” de passageiros em janeiro
“Os números comprovam a atração crescente do Algarve”, reconhece presidente da CTP
Octant Furnas passa a 5 estrelas
AHETA promove Conferência Turismo +30 com o tema “Acrescentar valor ao Algarve”
IATA atualiza calculadora CO2 Connect e inclui reduções de emissões com uso de SAF
A Associação Turismo do Algarve (ATA) divulgou esta sexta-feira, 2 de fevereiro, o calendário de ações de promoção externa para o segundo mês do ano, ao longo do qual a associação vai participar em feiras e webinares, promover famtrips e outros encontros, num mês que vai ainda ficar marcado pela promoção da gastronomia e vinhos algarvios.
“Fevereiro vai ser um mês importante para a gastronomia do Algarve e para o papel que o Turismo do Algarve quer que ela assuma na construção da identidade do destino e na sua estratégia de promoção. A propósito da receção da 1º edição da Gala MICHELIN Portugal no Algarve, toda a região terá a oportunidade de debater e de verificar o valor da gastronomia local na experiência dos nossos turistas e de perceber o que podemos fazer para a valorizar ainda mais”, refere André Gomes, presidente da ATA.
O mês arrancou com o webinar do operador turístico romeno Karpaten, no qual o destino fez uma apresentação de 30 minutos dirigida a cerca de 100 agentes convidados, uma vez que, recorda a ATA, a Karpaten conta com uma operação para o Algarve, de junho a outubro, com um voo semanal, oferecendo 110 lugares (avião/voo).
Na terça-feira, 6 de fevereiro, a ATA apoia o evento “O Debate da Gala: O Valor da Gastronomia na Experiência Turística”, que antecipa a 1ª edição do Guia MICHELIN Portugal, “o grande encontro gastronómico que a região vai acolher no dia 27 de fevereiro”, e que vai ter lugar no Museu de Portimão, contando com oradores como o chef José Avillez e a chef Marlene Vieira, Lídia Monteiro, em representação do Turismo de Portugal, e profissionais especializados ligados à divulgação da gastronomia, como Rafel Tonon, João Wengorowius e Nuno Nobre.
“Este evento conta com o apoio do Turismo do Algarve, que vê aqui uma oportunidade para recolher contributos de grande valor sobre a forma como a gastronomia local pode ser trabalhada enquanto elemento diferenciador do destino e fator de atração de novos turistas, promovendo a identidade cultural da região e também a sua sustentabilidade e autenticidade”, refere a ATA, a propósito do debate que antecede a Gala Michelin.
Entre 7 e 9 de fevereiro, o Algarve participa também no Connect Aviation Forum, que vai ter lugar em Turim e que consiste num evento “exclusivamente dedicado ao setor da aviação e ao desenvolvimento de uma rede global através da conexão de destinos”, no qual a ATA marca presença “em conjunto com o Aeroporto de Faro”.
De 14 a 18 de fevereiro, o Algarve participa também na F.re.e, a maior feira de viagens e lazer da Baviera e uma das mais visitadas da Alemanha, na qual “a promoção do Algarve vai dar especial relevância à oferta do destino no que diz respeito a atividades relacionadas com Turismo de Natureza, Desporto e Saúde e Bem-Estar”.
Nos mesmos dias, o Algarve recebe também uma Press Trip no âmbito da Volta ao Algarve, na qual participam seis jornalistas internacionais que vão “fazer a cobertura da Volta ao Algarve”, sendo que, entre 16 a 20 de fevereiro, a região recebe ainda a Press-Trip “Volta ao Algarve Weekend Experience”, na qual participa o jornalista alemão Wolfgang Preß, que colabora com um dos maiores portais online dedicados ao ciclismo.
Entre 19 a 20 de fevereiro, a ATA marca presença na Wine & Travel Week, no Porto, evento que visa a promoção do enoturismo e que reúne profissionais do setor e decisores de todo o mundo.
“Esta participação tem como objetivo promover, junto de um público qualificado, a descoberta dos vinhos da região, aliada à multiplicidade de experiências turísticas disponíveis que refletem a riqueza e a diversidade do terroir algarvio. Em destaque estará o projeto Algarve Wine Tourism, rota que agrega ao vinho e ao enoturismo um conjunto de experiências gastronómicas, de lazer e de património. Estão já agendadas cerca de 35 reuniões com buyers relacionados com o produto enoturismo nos dois dias em que ocorre o evento”, explica a ATA.
A ATA vai participar também, entre 19 a 20 de fevereiro, na IMM London, evento global de networking especificamente direcionado a criar conexões entre a indústria do turismo e das viagens e os media, e no qual o Algarve vai ter uma “oportunidade relevante para dar a conhecer e despertar o interesse pelo Algarve junto de editores, jornalistas e influenciadores”.
Entre 21 a 23 de fevereiro, o Algarve recebe também o Post Tour Algarve – Wine Travel Week, na qual a ATA organiza, no âmbito da Wine & Travel Week, a visita ao Algarve de um grupo de nove participantes, acompanhando jornalistas e operadores especializados na descoberta dos vinhos da região.
De 22 a 26 de fevereiro, o Algarve recebe também a Bloggers Trip “Eatly, Dutchcowboys e Travelvalley”, que prevê a visita ao Algarve dos bloggers neerlandeses, editores de três importantes blogs dos Países Baixos – Eatly, Dutchcowboys e Travelvalley, sendo que, nas mesmas datas, está também prevista a Press Trip: blog Reishonger, em que a blogger Mirte Voorend, autora de um dos blogs de viagens mais completos dos Países Baixos, visita a região.
Entre 23 a 25 de fevereiro, a ATA vai marcar presença na Danish Travel Show – Ferie for Alle, na Dinamarca, e que é considerada “uma das principais fontes de inspiração para os dinamarqueses que procuram novas experiências de férias e novos destinos de viagem”, assim como na Fiets & Wandelbeurs, em Utrecht, Países Baixos, feira que é vocacionada para o Turismo Ativo e na qual a ATA participa com alguns dos seus associados.
A 26 de fevereiro, a ATA vai apresentar o Algarve na Embaixada de Portugal nos Países Baixos, iniciativa integrada numa ação organizada pelo Turismo de Portugal e na qual o Algarve vai realizar uma apresentação junto de “um público estrategicamente selecionado, com foco nas férias em família nos períodos de férias escolares fora do verão (shoulder season) e nas atividades outdoor que se podem praticar no Algarve durante a época baixa”.
A 27 de fevereiro, a ATA apoia a Gala MICHELIN Portugal 2024, cerimónia que está a ser organizada em parceria com o Turismo de Portugal e que vai ter lugar em Albufeira e que vai apresentar, pela primeira vez, a seleção de restaurantes portugueses distinguidos com as famosas estrelas Michelin .
O mês de fevereiro fecha com a participação do Algarve na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2024, que decorre entre 28 de fevereiro e 3 de março, e ao longo da qual a ATA vai ter várias reuniões com os hosted buyers, operadores turísticos e agentes de viagens de diversos mercados.
A ATA revela ainda que, nos primeiros dias de março, o Algarve vai também receber a Fam Trip: Post -Tour Hosted Buyers BTL, que decorre entre 1 e 3 de março, iniciativa que vai contar com 15 participantes da Dinamarca, Noruega, USA, Bélgica, Brasil, Itália, Alemanha e Reino Unido, e que decorre na sequência da participação dos hosted buyers na BTL.