Nova edição Publituris Hotelaria: Instituições de ensino afinam oferta formativa
A revista Publituris Hotelaria deste mês apresenta a formação em hotelaria disponível em Portugal e no estrangeiro.

Carla Nunes
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Das instituições de ensino entrevistadas, grande parte referiu que a procura por cursos de turismo e hotelaria sofreu com a pandemia, no entanto, esta dá sinais de recuperação – não fossem alguns dos cursos apresentar taxas de empregabilidade de quase 100%. Neste cenário, as instituições afinam a sua oferta formativa e preparam novos cursos em áreas como marketing, tecnologia, sustentabilidade e turismo digital, seja a nível de licenciaturas e mestrado, seja em pós-graduações.
Para captar novos alunos, as instituições confiam sobretudo no “passa palavra” para criar a reputação dos seus estabelecimentos, assentes na recomendação de antigos alunos e empresas recrutadoras. Além destas, a presença em eventos do setor e as ações de marketing e comunicação parecem dominar as práticas dos estabelecimentos de ensino entrevistados, nos quais impera a formação prática com recurso, sobretudo, a estágios curriculares e extracurriculares.
Nos “Indicadores” de maio, a análise Clever de Luís Brites, CEO Clever Hospitality Analytics, e Jesus Ramirez Medina, Senior Sales Manager na Ibéria da SOJERN, debruça-se sobre os maiores desafios da moderna hospitalidade. Como afirmam nesta análise, “a maior ou menor capacidade de projetar e prever a procura tem um impacto imediato na previsão da gestão operacional e, consequentemente, nas decisões estratégicas, políticas e táticas nos vários campos da mesma”.
Já no capítulo “Fala-se” damos conta do futuro parque hoteleiro de Nice, com a cidade a prever que nos próximos três anos 62% da sua oferta hoteleira será constituída por hotéis de quatro e cinco estrelas – uma vez que planeiam acrescentar 3.000 quartos de luxo. Os dados foram adiantados pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de França, Atout France, que dinamizou um workshop do destino Nice em Lisboa no passado mês de abril, com o intuito de captar a atenção do mercado nacional. Uma oportunidade para ler a entrevista a Lauriano Azinheirinha, diretor do gabinete de turismo e congressos de Nice Cote d’Azur, sobre como a cidade pretende reforçar a oferta no segmento de luxo.
Destaque também para o novo hotel da marca Editory Collection Hotels, o The Editory Garden Porto Hotel. Fruto de um investimento de dez milhões de euros, o The Editory Garden Porto Hotel assume-se como um mini oásis urbano rodeado de história, cultura e arte, cujos 48 quartos são enriquecidos com um restaurante e jardim privado. Em entrevista à Publituris Hotelaria, Isabel Tavares, diretora de Marketing e Vendas da The Editory Collection Hotels, revela que em breve haverá uma nova abertura em Lagos, existindo “em carteira novos investimentos nas principais cidades portuguesas”.
Viajando para Évora, o destaque vai para o recém-inaugurado Hilton Garden Inn Évora, que abre portas após um investimento de 21 milhões de euros por parte da Mercan Properties. A unidade hoteleira de 130 quartos resulta do regime de Autorizações de Residência para Investimento, ficando sob a gestão da Ace Hospitality Management (AHM).
Este mês, a Publituris Hotelaria inclui um especial de decoração e mobiliário, onde as empresas ODD – Hotel & Home Interiors, Noguitel, Fenabel, Fermob e EPOCA dão conta das mais recentes novidades dirigidas para o setor hoteleiro.
Na secção de “Fornecedores”, falámos com Pedro Colaço, CEO da GuestCentric, sobre a mais recente plataforma da empresa, o HyperCommerce. Esta ferramenta agrega vários tipos de dados que permitem aos hotéis a oferta de experiências personalizadas consoante o cliente, aplicar uma estratégia de preços baseados nos atributos da unidade hoteleira, gerar receita adicional em vários canais e momentos e ainda adaptar a comunicação do hotel aos canais utilizados pelos seus clientes para pesquisa e reserva – sejam redes sociais ou interfaces conversacionais.
Por fim, brinde com as sugestões de André Perre, sommelier no restaurante Costa Brava.
As opiniões desta edição pertencem a Sérgio Guerreiro (Nova SBE Westmont); José Varela Gomes (ISAG);
Karina Simões (JLL) e Leonardo Simões (ADHP Júnior).
*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.