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Açores têm melhor março de sempre em passageiros desembarcados

Os aeroportos dos Açores registaram quase 131 mil passageiros desembarcados em março, mais 22,9% do que no período homólogo e um novo recorde nesse mês.

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Os aeroportos dos Açores registaram quase 131 mil passageiros desembarcados em março, mais 22,9% do que no período homólogo e um novo recorde nesse mês.

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Dados do Serviço Regional de Estatística (SREA) revelam que os passageiros desembarcados com origem noutras regiões do território nacional atingiram 68.266, interilhas 52. 723 e internacionais 9 913. Quanto ao número de passageiros embarcados, no total, ascendeu aos 126. 746, um aumento de 19,2% em relação ao período homólogo.

Relativamente à tipologia de voo, verifica-se, segundo o SREA, uma variação homóloga positiva de 11,2% dos passageiros embarcados nos voos interilhas, 20,8% nos voos territoriais e 75,5% nos voos internacionais.

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Quanto ao desembarque de passageiros, também por tipologia de voo, ocorre um aumento mensal homólogo de 11,2% nos voos interilhas, 28,7% nos voos territoriais e 62,6% nos voos internacionais.

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Por ilha, as que apresentam variação homóloga positiva no desembarque de passageiros no mês analisado pelo SREA são: São Miguel e Faial (36,5% em ambas); São Jorge (25,8%); Santa Maria (9,9%); Terceira (1,1%); e Pico (com quase 0,1%). Em contrapartida, Flores (-16,0%), Corvo (-2,4%) e Graciosa (-1,8%) apresentam variação homóloga negativa no desembarque de passageiros.

Face ao mesmo mês de 2019, período anterior à pandemia e em que os Açores tinham batido um recorde de desembarques, com 109.510 passageiros, registou-se uma subida de 19,5%.

 

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Movimento de passageiros mantém tendência de crescimento, mas desacelera em outubro

Em outubro de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram-se 6,5 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 2,9% relativamente ao mesmo mês de 2023, mas com um ritmo de crescimento mais brando face ao registado no mês anterior de setembro.

Em outubro de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram-se 6,5 milhões de passageiros correspondendo a uma subida de 2,9% face a outubro de 2023, depois de terem registado uma evolução de 3,6%, para 6,944 milhões, no mês de setembro, revelam os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Dos 6,5 milhões de passageiros movimentados na totalidade dos aeroportos nacionais, Lisboa registou 3,2 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 3,5% face a outubro de 2023, enquanto Porto e Faro movimentaram 1,5 milhões (+2,7%) e 1 milhão (-0,3%), respetivamente.

Em outubro de 2024, 82,7% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,7 milhões de passageiros (+2,4%), na maioria provenientes do continente europeu (70,1% do total), correspondendo a um aumento de 1,2% face a outubro de 2023. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 8,5% do total de passageiros desembarcados (+6,3%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 83,3% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 2,8 milhões de passageiros (+3,4%), tendo 69,5% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 1,4% face a outubro de 2023. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (9,6% do total; +11,4%).

“O movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sazonais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e o sábado foi, no ano passado, o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados”, indica o INE.

Entre janeiro e outubro de 2024 verificaram-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais. Em outubro de 2024, registou-se o desembarque médio diário de 103,7 mil passageiros, valor superior em 2,5% ao registado em outubro de 2023 (101,2 mil).

Já no acumulado do ano – janeiro a outubro – o número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,2% (+20,6% em 2023) para quase 61 milhões.

Também aqui, Lisboa lidera com perto de 30 milhões de passageiros, uma variação de +4,3% face aos mesmos 10 meses de 2023. O Porto movimento mais de 13,7 milhões de passageiros (+4,6%) e Faro ultrapassou os 9 milhões (+1,8%).

A análise indica, assim, que o aeroporto de Lisboa movimentou 49% do total de passageiros, concentrando o aeroporto do Porto 22,5% e o aeroporto de Faro perto de 15%.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e outubro de 2024, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+1,6%), para 4,290 milhões, e embarcados (+1,3%), para 4,276 milhões face ao mesmo período de 2023. No sentido contrário, França registou decréscimos no número de passageiros desembarcados (-3,6%), para 3,674 milhões, e embarcados (-3,8%), para 3,647 milhões, e ocupou a 2.ª posição. Espanha (+3% nos desembarcados e embarcados), Alemanha (+5,8% nos desembarcados e +5,9% nos embarcados) e Itália (+3,8% nos desembarcados e +4,9% nos embarcados) ocuparam a 3.ª, 4.ª e 5.ª posições, respetivamente, como principais países de origem e de destino.

Já quanto às aeronaves que aterraram nos aeroportos nacionais, esse número ascende, em outubro de 2024, a 22 mil aviões, correspondendo a uma descida de 1,1% face a igual mês de 2023. No total, aterraram nos aeroportos nacionais, nos 10 meses de 2024, mais de 211 mil aeronaves, ou seja, mais 1.891 aeronaves.

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easyJet junta Milão Linate-Lisboa e Bordéus-Faro às novidades para o verão de 2025

A partir do próximo verão, a easyJet vai disponibilizar duas novas rotas ligando Milão Linate a Lisboa e Bordéus a Faro.

A easyJet acaba de lançar duas novas rotas para o verão de 2025, com ligações entre Milão Linate e Lisboa (LIN-LIS) e entre Bordéus e Faro (BOD-FAO).

Com o estabelecimento de uma nova base da easyJet em Milão Linate, a partir de 30 de março passará a existir mais uma ligação entre o aeroporto de Lisboa e um aeroporto italiano. O aeroporto de Linate é o mais próximo da cidade de Milão, estando localizado a apenas oito quilómetros da cidade, o que significa uma melhoria significativa da oferta para os passageiros que viajam em negócios e a complementaridade da oferta atual a partir do Aeroporto de Milão-Malpensa (MXP).

Os voos entre estes dois aeroportos vão realizar-se todos os dias da semana, à exceção de sábado, passando a easyJet a ter, no próximo verão, quatro voos diários entre Lisboa e Milão.

Já a ligação entre Bordéus e Faro está prevista para os meses de julho e agosto, com início a 29 de junho, e um voo semanal ao domingo.

Para o verão de 2025, a easyJet já anunciou várias novas rotas que ligam os aeroportos portugueses a vários destinos. Após a entrada da easyJet em Cabo Verde, com o início em outubro dos voos entre Lisboa e Porto para a ilha do Sal, foi já confirmada a continuidade das operações durante esta primavera/verão de 2025, a partir de ambas as cidades portuguesas, estando os voos já disponíveis para reserva.

Além disso, estão também disponíveis mais lugares para este verão para voos a partir dos aeroportos portugueses. No caso concreto do aeroporto do Porto, além da nova rota para a ilha do Sal, local que terá pela primeira vez voos da easyJet durante o verão, estão disponíveis ligações adicionais para destinos como Porto Santo, Funchal, Zurique, Nantes, Paris Orly e Sicília Palermo.

A partir de 1 de abril, a easyJet vai possibilitar a união, sem escalas, entre o Algarve e a Suíça, através dos aeroportos de Faro e Zurique, com frequências de voos duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras. E a partir de dia 2 de junho, a easyJet oferecerá novas ligações diretas entre o Reino Unido e a Madeira, conectando Luton ao Funchal duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras.

José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, destaca que, “nos últimos meses, já apresentámos um total de nove novas rotas para Portugal em 2025, o que demonstra o nosso crescimento contínuo e a confiança no mercado”.

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FlyAngola lança primeira rota aérea internacional de Benguela

A FlyAngola dá início à operação internacional com ligação direta entre Benguela e Windhoek, com os voos a terem continuação para a capital angolana.

A FlyAngola anunciou, recentemente, o lançamento da primeira rota aérea internacional a partir de Benguela (aeroporto da Catumbela) para Windhoek, na Namíbia, a partir do dia 21 de dezembro de 2024.

Esta nova ligação será operada três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras), com voos diretos e sem escalas, proporcionando uma viagem de apenas duas horas entre as duas cidades.

“Estes novos voos vão revolucionar a mobilidade de toda a região – seja para viagens de negócio, de saúde, de lazer ou de visita a familiares – e vão certamente trazer turistas da capital namibiana para as praias da província de Benguela”, afirma Belarnício Muangala, CEO da FlyAngola, em comunicado.

Além da ligação direta a Windhoek, os voos terão também continuação para Luanda, introduzindo uma nova opção de transporte aéreo entre a capital angolana e a Namíbia, ampliando as alternativas para passageiros e dinamizando o mercado entre as duas capitais.

A companhia aérea refere que os voos foram “estrategicamente planeados” para oferecer horários alternados e convenientes, permitindo que passageiros de outras províncias possam chegar facilmente ao Aeroporto de Catumbela para embarque.

Com o lançamento desta nova rota em plena época natalícia, a FlyAngola antecipa uma forte procura para os voos de Natal e Fim de Ano, tanto para passageiros que desejam visitar familiares como para turistas à procura de destinos de lazer.

Além da nova ligação internacional, a FlyAngola também reforçará as ligações domésticas, oferecendo voos de Benguela para Cabinda, com uma escala rápida em Luanda.

O CEO da FlyAngola adianta que a intenção, a médio prazo, é “operar a rota Benguela-Cabinda de forma direta e sem escalas, mas, por ora, o objetivo é avaliar o interesse e a adesão do mercado a este percurso”.

De referir que todos os voos de Benguela para Windhoek, Luanda e Cabinda serão operados com o Embraer 145, aeronave a jato de 50 lugares.

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Governo dos Açores confirma negociações com consórcio Newtour/MS Aviation para privatização da Azores Airlines

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, confirmou, em entrevista à RTP e Antena 1 Açores, que as negociações estão a decorrer, que o executivo regional pretende privatizar a companhia aérea e que a região deverá assumir a dívida da Azores Airlines.

A Administração da SATA está a negociar com o consórcio Newtour/MS Aviation a privatização da Azores Airlines, no âmbito da qual a região deverá assumir a dívida da companhia aérea, confirmou José Manuel Bolieiro, presidente do executivo açoriano, em declarações à Lusa.

Depois de esclarecer que o Governo Regional dos Açores não está envolvido nestas negociações com o único consórcio admitido no concurso de privatização da Azores Airlines, José Manuel Bolieiro confirmou, numa entrevista à RTP e Antena 1 dos Açores, que as negociações estão a decorrer, que o executivo regional pretende privatizar a companhia aérea e que a região deverá assumir a dívida da Azores Airlines.

“Primeira clarificação: nós queremos privatizar a Azores Airlines. Em segundo lugar, cumpriremos o que está estabelecido com a Comissão Europeia. Terceiro, o governo não se envolve em negociações porque essa é uma responsabilidade da administração da holding”, afirmou o líder do executivo açoriano.

José Manuel Bolieiro disse, no entanto, que não tem “noção” de quando poderão as negociações estar terminadas, já que essa é, segundo o governante regional, uma “responsabilidade do conselho de administração” da companhia aérea.

Apesar das negociações que estão a decorrer, José Manuel Bolieiro não coloca de parte a possibilidade de vir a realizar um novo concurso para a privatização da transportadora, ainda que essa hipótese esteja dependente do que “o conselho de administração da SATA propuser ao governo”.

Recorde-se que o Governo Regional dos Açores anunciou, em 02 de maio, o cancelamento do concurso de privatização da Azores Airlines e o lançamento de um novo procedimento, alegando que a companhia estava avaliada em seis milhões de euros no início do processo e vale agora 20 milhões, negando que as reservas sobre o consórcio concorrente tenham pesado na decisão.

A decisão surgiu depois de, em abril, o júri do concurso público da privatização ter mantido a decisão de aceitar apenas um concorrente, admitindo reservas quanto à capacidade do consórcio Newtour/MS Aviation em assegurar a viabilidade da companhia.

O consórcio candidato interpôs uma providência cautelar contra a decisão do executivo (que foi considerada improcedente pelo tribunal), e, em setembro, mostrou-se “preocupado com a incerteza e com a aparente inércia em torno do processo de privatização”.

Agora, o líder do executivo açoriano explicou que o Governo Regional “limitou-se a chamar à atenção do conselho de administração” relativamente à nova avaliação sobre o valor da companhia e confirmou que o passivo da Azores Airlines será assumido pela região.

“Vamos procurar que a venda desse ativo possa minimizar o impacto negativo de todo esse passivo gerado por má gestão durante largos e vários anos”, acrescentou José Manuel Bolieiro.

 

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IATA estima aumento de 4,4% nas receitas da aviação e lucro liquido de 36,6MM$ em 2025

As previsões da IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo para 2025 apontam para o crescimento das receitas e dos passageiros, o que, aliado à descida do preço do combustível, deverá ditar o aumento do lucro da indústria da aviação no próximo ano.

Inês de Matos

As receitas totais da aviação devem crescer 4,4% em 2025, estima a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, que prevê que, pela primeira vez, as receitas da indústria ultrapassem um bilião de dólares.

Segundo um comunicado da associação divulgado esta terça-feira, 10 de dezembro, as “receitas totais da indústria deverão ser de 1,007 biliões de dólares”, o que representa um aumento de 4,4% face às receitas de 2024.

As receitas por passageiro devem ascender aos 705 mil milhões de dólares (70% da receita total), às quais se juntam 145 mil milhões de dólares (14,4% das receitas totais) provenientes de serviços auxiliares em 2025.

A IATA estima ainda que a tarifa aérea média em 2025, ronde os 380 dólares, menos 1,8% que em 2024, o que, em termos reais (ajustados pela inflação), “representa uma queda de 44% em relação a 2014, indicando que um valor significativo está sendo repassado aos consumidores no esforço contínuo da indústria para melhorar a eficiência”.

A crescer deverão estar também as despesas do setor, com a IATA a estimar que estas venham a crescer 4,0%, chegando aos 940 mil milhões de dólares, num aumento que não estará, contudo, relacionado com o preço do combustível.

“Custos mais elevados foram observados em todos os níveis em 2024, além do combustível, pressionando as margens. As principais questões de custos incluíram a intensa pressão salarial e as despesas pontuais relacionadas com as várias greves de funcionários de companhias aéreas em 2024”, explica a IATA, que fala também em custos mais elevados na manutenção.

Relativamente ao combustível, a previsão da IATA é que, no próximo ano, o preço atinja “uma média de 87 dólares/barril (abaixo dos 99 dólares/barril em 2024)”, pelo que o seu impacto nas contas das companhias aéreas deverá descer.

“Como resultado, espera-se que o gasto cumulativo de combustível das companhias aéreas seja de 248 mil milhões de dólares, um declínio de 4,8%, apesar de um aumento de 6% na quantidade de combustível que se espera consumir (107 mil milhões de galões). Espera-se que o combustível represente 26,4% dos custos operacionais em 2025, abaixo dos 28,9% em 2024”, indica a IATA, que prevê também aumentos dos custos relativos às taxas de carbono e para a aquisição de SAF – Combustível Sustentável para a Aviação.

As previsões da IATA estimam ainda que o lucro liquido da indústria da aviação suba para 36,6 mil milhões de dólares em 2025, com uma margem de lucro líquido de 3,6%, o que, segundo a associação, representa “uma ligeira melhoria em relação ao lucro líquido esperado de 31,5 mil milhões de dólares em 2024 (margem de lucro líquido de 3,3%)”.

“Espera-se que o lucro líquido médio por passageiro seja de 7,0 dólares (abaixo do máximo de 7,9 dólares em 2023, mas uma melhoria em relação aos 6,4 dólares em 2024)”, lê-se na informação divulgada pela associação.

Já o lucro operacional em 2025 “deverá ser de 67,5 mil milhões de dólares para uma margem operacional líquida de 6,7% (melhoria em relação aos 6,4% esperados em 2024)”.

“Esperamos que as companhias aéreas obtenham um lucro global de 36,6 mil milhões de dólares em 2025. Este lucro será conquistado com dificuldade, pois as companhias aéreas tiram partido dos preços mais baixos do petróleo, ao mesmo tempo que mantêm os fatores de ocupação acima de 83%, controlam rigorosamente os custos, investem na descarbonização e gerem o regressar a níveis de crescimento mais normais após a recuperação extraordinária da pandemia. Todos estes esforços ajudarão a mitigar vários entraves à rentabilidade que estão fora do controlo das companhias aéreas”, afirma Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

A IATA prevê ainda que também o emprego no setor da aviação venha a aumentar no próximo ano, chegando aos 3,3 milhões de postos de trabalho nas companhias aéreas em 2025, com  a associação a explicar que “as companhias aéreas são o núcleo de uma cadeia de valor da aviação global que emprega 86,5 milhões de pessoas e gera 4,1 biliões de dólares de impacto económico, representando 3,9% do PIB global (2023)”.

“Espera-se que o desempenho financeiro geral melhore em 2025, devido aos preços mais baixos do combustível de aviação e aos ganhos de eficiência”, justifica a IATA, que alerta, no entanto, para as dificuldades que os problemas na cadeia de abastecimento podem causar.

Mais de 5MM de passageiros e 40 milhões de voos

Tal como os indicadores económicos, também o número de passageiros deverá subir ao longo do próximo ano, esperando-se que chegue aos 5,2 mil milhões em 2025, um aumento de 6,7% em comparação com 2024, naquela que será a “primeira vez que o número de passageiros ultrapassa a marca dos cinco mil milhões”.

“Olhando para 2025, pela primeira vez, o número de viajantes ultrapassará os cinco mil milhões e o número de voos atingirá os 40 milhões. Este crescimento significa que a conectividade da aviação criará e apoiará empregos em toda a economia global”, refere Willie Walsh.

As previsões da IATA estimam que a procura por viagens aéreas aumente 8,0% em 2025, acima do aumento esperado de 7,1%, enquanto o número de voos deverá chegar aos 40 milhões, crescimento de 4,6% em relação a 2024, com o load factor a aumentar para 83,4%, depois de uma subida de 0,4 pontos percentuais em relação a 2024.

Perspectivas otimistas apesar das ameaças

A IATA divulgou também os resultados de uma sondagem de opinião pública realizada recentemente e que mostra uma “perspectiva optimista para a procura de passageiros” ao longo dos próximos 12 meses, uma vez que 41% dos viajantes inquiridos afirmaram que esperam viajar mais no próximo, enquanto 53% esperam viajar com a mesma frequência e apenas 5% esperam viajar menos.

Os resultados deste estudo mostram também que “47% dos viajantes inquiridos” esperam gastar mais em viagens no próximo ano, sendo que 46% esperam que as despesas com viagens permaneçam idênticas às de 2024 e 8% esperam gastar menos.

Apesar das perspectivas positivas, a IATA identifica vários riscos derivados essencialmente das “fortes incertezas geopolíticas e económicas” que se verificam em várias regiões do mundo.

As perspectivas de agravamento dos conflitos na Europa e Médio Oriente ameaçam as previsões positivas, ainda que a IATA realce que, caso se venha a alcançar a paz, principalmente no caso da guerra que a Rússia desencadeou contra a Ucrânia, se sentirá “provavelmente um impacto positivo”.

Tal como os conflitos armados, também a nova Administração Trump nos EUA vai trazer “incertezas significativas”, com a IATA a temer um impacto negativo, incluindo nas viagens de negócios, caso se registem guerras de tarifas ou comerciais, sendo também de esperar que isso possa levar a novos aumentos da inflação.

 

 

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Airbus recebe mega encomenda de 100 aviões da Air India

A Air India acaba de fazer uma mega encomenda à Airbus. No total são 100 aviões, 10 A350 e 90 da família A320, isto depois de ter encomendado 470 aeronaves no ano passado, 250 da Airbus e 220 da Boeing.

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Esta encomenda, anteriormente feita a coberto do anonimato, foi oficializada em 9 de dezembro de 2024 pelo grupo industrial indiano Tata (automóvel, informática, agroalimentar, siderurgia, etc.) que comprou a companhia aérea no final de 2021, avança a imprensa francesa.

E uma vez que já foram entregues seis A350-900 à Air India, o fabricante europeu de aviões ainda tem 344 aeronaves a serem fabricadas exclusivamente para a empresa indiana. Esses 44 aparelhos A350 e 300 aeronaves de corredor único encomendadas representam o equivalente entre cinco e seis meses de produção.

Para Natarajan Chandrasekaran, presidente da Air India, este investimento é essencial. “Com o crescimento do número de passageiros na Índia que excede o do resto do mundo, e uma população jovem ambiciosa e cada vez mais global, vemos um argumento claro para a Air India expandir a sua frota futura para além dos pedidos firmes feitos no ano passado”, destacou.

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Lufthansa abre nova rota para o Brasil

A Lufthansa abriu uma nova rota para o Brasil, passando a ligar Munique a São Paulo, numa operação com três voos por semana, que arrancou esta segunda-feira, 9 de dezembro.

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A Lufthansa abriu uma nova rota para o Brasil, passando a ligar Munique a São Paulo, numa operação que conta com três voos por semana e que arrancou esta segunda-feira, 9 de dezembro, informou o Aeroporto de Munique.

“A nova ligação fortalece ainda mais os laços económicos e culturais entre a Alemanha e o Brasil. Para Munique, em particular, o Brasil é hoje o quinto mercado turístico estrangeiro mais importante”, lê-se no comunicado divulgado pela infraestrutura aeroportuária.

Os voos têm partida de Munique às segundas, quartas e sextas-feiras, pelas 11h45, e chegam a São Paulo pelas 20h15, com o regresso à Alemanha a decorrer nos mesmos dias, com partidas pelas 22h05.

Todos os voos são operados em aparelhos A350, um dos mais modernos e eficientes aviões da atualidade, e os horários são convenientes para os passageiros com ligações em São Paulo.

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Aeroporto de Lisboa foi o 8.º com mais passageiros na Europa em 2023

Em 2023, Portugal registou um crescimento de 19,4% no número de passageiros transportados, em linha com a média europeia, que foi de 19,3%. Já o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi o 8.º com maior movimento na União Europeia, segundo dados do Eurostat.

Inês de Matos

No ano passado, o número total de passageiros que realizaram viagens aéreas na União Europeia (UE) chegou aos 973 milhões, o que representa um aumento de 19,3% face ao ano anterior, avança o Eurostat, que divulgou esta sexta-feira, 6 de dezembro, os resultados do tráfego aéreo no espaço comunitário europeu ao longo do ano passado.

“Os dados mostram que em 2023, todos os países da UE registraram um aumento no número de passageiros transportados por transporte aéreo em comparação com 2022”, refere o comunicado do Eurostat que acompanha os números.

Em 2023, os países que registaram maior crescimento no número de passageiros transportados foram Malta (33,3%), Eslovénia (30,9%) e República Checa (29,4%), com o crescimento de Portugal a chegar aos 19,4%, em linha com a média europeia, que foi de 19,3%.

Já os crescimentos mais modestos em termos de passageiros transportados ao longo do ano passado foram para a Estónia (+7,9%), Grécia (+9,6%) e Lituânia (+12,3%), refere também o Eurostat.

Lisboa foi o 8.º aeroporto com mais passageiros da UE

A análise do Eurostat debruçou-se também sobre os aeroportos da UE e apurou que, no ano passado, todos as infraestruturas aeroportuárias do espaço comunitário “registraram aumentos significativos”, o que ditou que não houvesse grandes mudanças no ranking dos principais aeroportos europeus.

Desta forma, o aeroporto de Paris/Charles de Gaulle voltou a ser a infraestrutura da UE com maior número de passageiros, com um total de 67,4 milhões de passageiros e um aumento de 17,3%, seguindo-se o Aeroporto de Amesterdão/Schiphol, com 61,9 milhões de passageiros e um crescimento de 17,9%, e Madrid Barajas, que totalizou 60,1 milhões de passageiros e apresentou uma subida de 20,4%.

Já os aeroportos de Frankfurt/Main, com 59,3 milhões de passageiros e um aumento de 21,5%, bem como de Barcelona/El Prat, que registrou 49,8 milhões de passageiros e um aumento de 20,6%, figuram nas quarta e quinta posições.

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, ficou na oitava posição deste ranking, contabilizando um total de 33.636 milhões de passageiros e um aumento de 12,3% face ao ano anterior.

No caso do Porto, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro surge na 25.ª posição deste ranking do Eurostat, contabilizando um total de 15.183 milhões de passageiros, mais 13,8% do que em 2022.

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Tráfego internacional de passageiros representa 81,5% nos aeroportos portugueses no 3.º trimestre

Os aeroportos portugueses movimentaram mais de 21,5 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida 3,1% face a igual período de 2023. O tráfego internacional superou os 17,5 milhões de passageiros.

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De acordo com os dados mais recente do Instituto Nacional de Estatística (INE), os aeroportos portugueses movimentaram, no 3.º trimestre de 2024, mais de 21,5 milhões de passageiros, representando uma subida de 3,1% face aos primeiros nove meses de 2024. Nos meses julho, agosto e setembro, o oitavo mês de 2024 foi o que mais passageiros movimentou, com 7,4 milhões (+3,1%), seguindo-se julho com 7,2 milhões (+2,6%) e setembro com quase 7 milhões (+3,6%).

No 3.º trimestre, o tráfego internacional registou mais de 17,5 milhões de passageiros (81,5% do tráfego total), representando uma subida de 3,4% face a período homólogo de 2023, com o mês de agosto a liderar com mais de 6 milhões (+3 4%), seguindo-se julho com quase 5,9 milhões (+3,1%) e setembro com perto de 5,7 milhões (+3,9).

Já a nível doméstico, o tráfego de passageiros ficou muito perto dos 4 milhões, significando uma evolução de 1,5% relativamente aos três meses em análise de 2023. Também aqui, agosto lidera com perto de 1,4 milhões de passageiros (+1,7%), seguido de julho com 1,3 milhões (+0,6%) e setembro com 1,3 milhões (+2,3%).

No 3.º trimestre de 2024, o aeroporto de Lisboa concentrou 46,4% do movimento total de passageiros (cerca de 10 milhões), registando um aumento de 2,9% (+5,1% no 2.º trimestre de 2024). O aeroporto do Porto registou o segundo maior volume de passageiros movimentados do país (22,1% do total; +3,4%), atingindo 4,8 milhões. No aeroporto de Faro, registou-se o movimento de 3,7 milhões de passageiros (17% do total; +0,7%). O volume de passageiros movimentados no aeroporto do Funchal correspondeu a 1,3 milhões de passageiros (+3,9%). O movimento de passageiros no aeroporto de Ponta Delgada aumentou 12,7% face ao 3.º trimestre de 2023, tendo atingido cerca de 1 milhão de passageiros.

O peso do movimento internacional ascendeu a 94,9% em Faro (3,5 milhões de passageiros; +0,6%)), 88,4% em Lisboa (8,8 milhões de passageiros; +3,3%) e 87% no Porto (4,2 milhões de passageiros; +4%).

A nível interno, Lisboa foi o aeroporto que mais passageiros movimentou, com quase 1,2 milhões de passageiros (+0,1%), seguindo-se Ponta Delgada com pouco mais de 700 mil passageiros (+5,7%), Porto com quase 620 mil passageiros (-1%) e Funchal com 589 mil passageiros (-0,1%).

Outro dos dados avançados pelo INE refere-se às aeronaves, indicando que no 3.º trimestre aterraram nos aeroportos nacionais 73,8 mil aeronaves em voos comerciais (+0,3% face ao trimestre homólogo de 2023; +2% no 2.º trimestre de 2024).

Nos aeroportos do Continente aterraram pouco mais de 58 mil aviões, representando uma descida de 0,9% face aos mesmos três meses de 2023, contrariando os Açores e a Madeira esta variável com subidas de 7,2% e 0,9%, respetivamente, totalizando 10,5 mil aviões e 4,8 mil aviões, pela mesma ordem.

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Euroairlines com novo serviço charter entre Paris CDG e Punta Cana

A Eurolines ligará Paris a Punta Cana em dois períodos distintos a partir de fevereiro de 2025.

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O grupo Euroairlines lançou um novo serviço charter que liga Paris a Punta Cana. O serviço estará disponível de 7 de fevereiro a 3 de maio, 2025, e novamente de 25 de novembro de 2025 a 26 de maio do ano seguinte.

De acordo com o CEO do grupo Euroairlines, Antonio López-Lázaro, “esta nova rota demonstra o nosso compromisso com o mercado francês e apoia a recuperação do turismo francês para a República Dominicana”.

Este produto turístico já está disponível através dos principais canais de distribuição e agências de viagens.

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