IATA: Procura internacional acelera recuperação das viagens aéreas em abril
Em abril, a procura global por viagens aéreas aumentou 78,7%, apesar da guerra na Ucrânia e das restrições às viagens que continuam a existir na China, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Inês de Matos
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Em abril, a procura global por viagens aéreas aumentou 78,7% em relação a abril de 2021, principalmente devido à procura internacional, avança a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que diz que a procura retomou, no quarto mês do ano, a tendência de recuperação, apesar da guerra na Ucrânia e das restrições às viagens que continuam a existir na China.
Apesar da recuperação da procura internacional, a procura por viagens domésticas caiu 1,0% em abril, contrariando o aumento de 10,6% que tinha sido apurado no mês anterior, o que, explica a IATA, foi impulsionado “pelas contínuas restrições de viagens na China, onde o tráfego doméstico caiu 80,8%”.
Face a igual mês de 2019, o último ano antes da pandemia da COVID-19, o tráfego doméstico apresentou uma descida de 25,8%, acrescenta a IATA, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 9 de junho.
Já a procura internacional aumentou 331,9% em abril, existindo várias regiões no mundo onde este indicador já ultrapassou os valores de 2019, como a Europa, Médio Oriente, América do Norte e América Central.
Apesar da forte subida registada na procura internacional em abril, a IATA diz que, em comparação com igual mês de 2019, continua a existir uma descida de 43,4%.
“Com o levantamento de muitas restrições nas fronteiras, estamos a assistir a um aumento há muito esperado nas reservas, à medida que as pessoas procuram compensar dois anos de oportunidades de viagem perdidas. Os dados de abril são motivo de otimismo em quase todos os mercados, exceto na China, que continua a restringir severamente as viagens”, congratula-se Willie Walsh, diretor-geral da IATA.
Por regiões, o destaque vai para a Europa, que foi a região do mundo onde o tráfego internacional mais cresceu em abril, com uma subida de 480,0% face a abril de 2021, acima do crescimento de 434,3% que tinha sido apurado em março. Na Europa, a capacidade subiu 233,5%, enquanto o load factor aumentou 33,7 pontos percentuais, para 79,4%.
Na Ásia-Pacífico o crescimento foi igualmente assinalável, uma vez que, nesta região, o tráfego internacional aumentou 290,8% em abril, também acima do crescimento de 197,2% que tinha sido contabilizado em março. Já a capacidade subiu 88,6% e o load factor cresceu 34,6 pontos percentuais, chegando aos 66,8%, mantendo-se, contudo, como o mais baixo entre todas as regiões.
No Médio Oriente, abril também trouxe um forte crescimento do tráfego internacional, que subiu 265,0%, igualmente acima da subida de 252,7% que tinha sido registada em março. A capacidade aumentou ainda 101,0%, enquanto o load factor cresceu 32,2 pontos percentuais, para 71,7%.
Na América Latina, o tráfego internacional de abril subiu 263,2%, mais uma vez acima do crescimento de 241,2% apurado em março. Já a capacidade aumentou 189,1% e o load factor subiu 16,8 pontos percentuais, fixando-se nos 82,3%, o mais alto entre todas as regiões pelo 19.º mês consecutivo.
Na América do Norte, o aumento do tráfego internacional foi de 230,2% em abril, ligeiramente acima do crescimento de 227,9% que tinha sido apurado em março. Já a capacidade aumentou 98,5% e o load factor cresceu 31,6 pontos percentuais, para 79,3%.
Já África foi a região onde o tráfego internacional menos cresceu, subindo 116.2%, ainda assim acima do aumento de 93,3% que tinha sido contabilizado em março. Já a capacidade cresceu 65,7% e o load factor aumentou 15,7 pontos percentuais, para 67,3%.