NEST apoia empresas de turismo através do projeto Tourbit
O NEST – Centro de Inovação do Turismo participa em mais um projeto europeu para apoiar as empresas do turismo em Portugal, através do Tourbit.

Publituris
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
Trata-se de um projeto europeu que tem como objetivo apoiar a competitividade das PME de turismo que desejam iniciar a sua jornada de transformação digital e adotar novas soluções tecnológicas para uma indústria mais verde.
No âmbito do projeto, o NEST irá lançar um convite à apresentação de propostas que dará um apoio financeiro de 8.000€ a nove PME portuguesas do setor do turismo.
O Tourbit foi oficialmente apresentado na Lapónia, Finlândia, numa conferência de abertura, organizada pelo Conselho de Turismo da Catalunha, coordenador do projeto. Trata-se de um consórcio de mais de 150 empresas, especialistas e organizações, cofinanciado pelo programa COSME da União Europeia, que visa fomentar competências e a adoção da digitalização e inovação para a promoção de PME de turismo resilientes e competitivas.
“No contexto desta parceria, o NEST adiciona mais um caminho de incentivo às PMEs para a promoção da sua transformação digital e adoção de novas soluções tecnológicas. Ao beneficiar de um network europeu através de uma comunidade online de turismo, as PME, startups e outras entidades de turismo poderão trocar ideias e experiências, contribuindo para a sua robustez e competitividade.”, explica Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.
Até junho de 2024, e no âmbito deste consórcio, o NEST irá trabalhar em conjunto com sete parceiros para impulsionar a transição verde e a digitalização do setor do turismo europeu.