Um novo olhar sobre a “Hotelaria Internacional” pelo professor Hélder Carrasqueira
Os desafios da competitividade no mercado hoteleiro e o posicionamento da hotelaria independente num ambiente de crescente afirmação das marcas internacionais, constituem uma das vertentes de análise deste livro.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Numa edição Atual/Grupo Almedina, acaba de ser publicado o livro “Hotelaria Internacional”, da autoria de Hélder Carrasqueira, professor na Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo) e investigador do CiTUR.
O livro (que contou com o apoio da FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia) apresenta o funcionamento do mercado da hotelaria no contexto internacional, abordando aspetos como: as formas de expansão no exterior e a inserção em redes de negócio, a distribuição pelos múltiplos canais diretos e indiretos; a medição da performance através de indicadores de desempenho, o risco em negócios internacionais e uma comparação da internacionalização das cadeias ibéricas.
Os desafios da competitividade no mercado hoteleiro e o posicionamento da hotelaria independente num ambiente de crescente afirmação das marcas internacionais, constituem a outra vertente da análise, acrescida de casos práticos como a aplicação da fórmula de Hubbart, cálculo do método do ponto critico e análise marginal, cálculo de elasticidades ou a cobertura do risco cambial.
Desenvolvido com a preocupação de apresentar o conteúdo numa perspetiva pedagógica e de leitura acessível, enquadra-se maioritariamente nas áreas do Marketing Internacional e Gestão Estratégica aplicada ao setor hoteleiro, colmatando uma lacuna existente no mercado.
O livro procura ultrapassar a lógica de uma visão demasiado concentrada nas vertentes “qualidade do serviço e bem receber”. De facto, se nos quedarmos essencialmente concentrados no mercado interno não seremos capazes de manter a competitividade a prazo. Sintomático o facto das principais cadeias hoteleiras portuguesas deterem cerca de 80 hotéis no exterior, enquanto as homologas de Espanha contabilizam mais de 1100.
Aumentar o conhecimento sobre a Hotelaria Internacional é, pois, o desafio que este livro coloca aos atuais empresários, investidores, diretores hoteleiros, técnicos especializados, investigadores, professores e estudantes: é necessário ter a ambição de sair da zona de conforto e apostar na internacionalização de empresas, instituições, profissionais e do ensino.