Um novo olhar sobre a “Hotelaria Internacional” pelo professor Hélder Carrasqueira
Os desafios da competitividade no mercado hoteleiro e o posicionamento da hotelaria independente num ambiente de crescente afirmação das marcas internacionais, constituem uma das vertentes de análise deste livro.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Numa edição Atual/Grupo Almedina, acaba de ser publicado o livro “Hotelaria Internacional”, da autoria de Hélder Carrasqueira, professor na Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo) e investigador do CiTUR.
O livro (que contou com o apoio da FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia) apresenta o funcionamento do mercado da hotelaria no contexto internacional, abordando aspetos como: as formas de expansão no exterior e a inserção em redes de negócio, a distribuição pelos múltiplos canais diretos e indiretos; a medição da performance através de indicadores de desempenho, o risco em negócios internacionais e uma comparação da internacionalização das cadeias ibéricas.
Os desafios da competitividade no mercado hoteleiro e o posicionamento da hotelaria independente num ambiente de crescente afirmação das marcas internacionais, constituem a outra vertente da análise, acrescida de casos práticos como a aplicação da fórmula de Hubbart, cálculo do método do ponto critico e análise marginal, cálculo de elasticidades ou a cobertura do risco cambial.
Desenvolvido com a preocupação de apresentar o conteúdo numa perspetiva pedagógica e de leitura acessível, enquadra-se maioritariamente nas áreas do Marketing Internacional e Gestão Estratégica aplicada ao setor hoteleiro, colmatando uma lacuna existente no mercado.
O livro procura ultrapassar a lógica de uma visão demasiado concentrada nas vertentes “qualidade do serviço e bem receber”. De facto, se nos quedarmos essencialmente concentrados no mercado interno não seremos capazes de manter a competitividade a prazo. Sintomático o facto das principais cadeias hoteleiras portuguesas deterem cerca de 80 hotéis no exterior, enquanto as homologas de Espanha contabilizam mais de 1100.
Aumentar o conhecimento sobre a Hotelaria Internacional é, pois, o desafio que este livro coloca aos atuais empresários, investidores, diretores hoteleiros, técnicos especializados, investigadores, professores e estudantes: é necessário ter a ambição de sair da zona de conforto e apostar na internacionalização de empresas, instituições, profissionais e do ensino.