Inaugurada nova sala de operações do CCO de Santa Maria
A NAV Portugal investe 5,2 milhões de euros na nova sala de operações do Centro de Controlo Oceânico (CCO) de Santa Maria (Açores) inaugurada esta quarta-feira.

Publituris
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Costa Deliziosa termina cruzeiro de Volta ao Mundo 2025 e regressa ao Mediterrâneo
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Custou 5,2 milhões de euros à NAV Portugal a nova sala de operações do Centro de Controlo Oceânico (CCO) de Santa Maria (Açores) inaugurada esta quarta-feira.
Além dos investimentos na Região Autónoma dos Açores, a NAV Portugal tem atualmente em curso várias intervenções, destacando-se a remodelação do Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa, já em fase avançada.
A remodelação e modernização da sala de operações do CCO, que controla 5,18 milhões de km2 de céu a partir da ilha de Santa Maria, onde NAV Portugal já investiu mais de 70 milhões de euros desde 2004, incluiu a substituição integral da plataforma tecnológica do sistema de gestão de tráfego aéreo, a instalação de uma nova infraestrutura de rede de dados e de um novo sistema de comunicações por voz, bem como a instalação de 15 novas bancadas de operação.
O investimento passou ainda pela renovação de toda a cablagem elétrica e de telecomunicações, e por um conjunto de alterações arquitetónicas tanto para uma melhor gestão da iluminação e do ruído, bem como de redesenho da sala, criando-se zonas para a prestação de briefings operacionais e realização de reuniões, separadas da parte operacional.
Mas além dos valores já investidos, a NAV Portugal tem já programados mais 25,8 milhões de euros em investimentos para os próximos cinco anos em Santa Maria, somando-se vários outros que todos os anos são realizados por esta entidade na Região Autónoma dos Açores, como a recente introdução de novos sistemas de comunicação nas Flores e Ponta Delgada.
Todos estes investimentos refletem a forte aposta da empresa na importante operação que desempenha a partir dos Açores, onde detém ainda as Torres de Controlo de Santa Maria, São Miguel, Horta e Flores, bem como vários equipamentos de assistência à navegação.