APAVT alerta para necessidade de novos apoios ao Turismo para que “não se morra na praia”
Pedro Costa Ferreira considera que o Dia Mundial do Turismo é a “altura certa” para o Governo anunciar novos apoios às empresas turísticas.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Manutenção do ‘lay-off’ até ao final do ano, pagamento da primeira tranche do programa Apoiar rendas e alargamento deste apoio ao segundo semestre de 2021, bem como a resolução da problemática das moratórias são algumas das medidas urgentes identificadas pela Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) para que o turismo “não morra na praia”.
Em vésperas da celebração do Dia Mundial do Turismo, no próximo dia 27, a APAVT manifesta que esta é, na sua perspetiva, a “altura certa” para que o Governo apresente os apoios necessários ao Turismo até final do ano.
“As semanas continuam a passar, o verão, que evoluiu num ténue regresso, está a acabar, os apoios continuam a soar aos microfones e a faltar nas empresas”, acusa a associação em comunicado, alertando ainda para o agravamento das necessidades de tesouraria nas empresas do setor. “O regresso aos negócios faz-se com receitas a crescer lentamente e os custos a regressar a 100%, desequilibrando ainda mais as tesourarias das empresas, colocando trabalhadores em risco de desemprego e a oferta turística nacional em risco de desagregação”, atenta ainda a APAVT.
Neste âmbito, a associação liderada por Pedro Costa Ferreira considera “imperioso” que o Governo tome as seguintes medidas: “Confirme a manutenção da possibilidade de layoff até ao final do ano, de acordo com os diferentes níveis de regresso à atividade, por parte das empresas; Pague a tranche do Apoiar.rendas , 1º semestre, que se mantém em dívida; Alargue o apoio do Apoiar.rendas ao segundo semestre de 2021; Defina uma nova tranche no programa APOIAR, de acordo com o óbvio prolongamento da crise e o adensar dos problemas de tesouraria das empresas; Resolva o problema das moratórias, tantas vezes anunciado, e nunca efetivado; e clarifique os processos de apoio à recapitalização e a capacidade das micro e pequenas empresas de acederem aos mesmos”.
“Vem aí mais um Dia Mundial do Turismo. Espero que seja aproveitado pelo Governo para colocar no mercado os apoios necessários, alguns deles tantas vezes anunciados. Não vejo outra razão para festejar, e não há mais nada para comentar. É altura de passar à ação”, afirma o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira.
Já no mês passado, o presidente da associação tinha acusado o Governo de “falta de foco” no que à retoma turística diz respeito.