Ministros do Turismo do G20 debatem formas para reavivar setor
Mobilidade segura, Gestão de crises, Resiliência, Inclusão, Transformação verde, Transição digital; Investimento e infraestrutura serão as áreas a abordar na reunião do G20.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Os ministros do Turismo do G20 vão debater esta terça-feira, 4 de maio, formas para reavivar com segurança as viagens internacionais para impulsionar o setor.
Segundo o World Travel and Tourism Council (WTTC), o setor de viagens e turismo – um dos maiores fatores agregados da economia global, criando 1 em cada 4 novos empregos líquidos no mundo entre 2014-2019 – viu sua contribuição para o PIB global cair 49,1 % em 2020, lendo-se no site do G20 que “a ação e coordenação internacionais são urgentes”.
As prioridades globais da presidência italiana do G20 – Pessoas, Planeta e Prosperidade – são refletidas num conjunto de diretrizes do G20 para o futuro do turismo, um legado a ser aprovado pelos Ministros do Turismo a 4 de maio. As diretrizes, desenvolvidas em colaboração com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), abordam sete áreas de política: Mobilidade segura, Gestão de crises, Resiliência, Inclusão, Transformação verde, Transição digital; Investimento e infraestrutura.
No comunicado que anuncia esta reunião lê-se que “a primeira prioridade – garantir a mobilidade segura – é crucial para restaurar a confiança no turismo internacional, bem como para a economia em geral”. O G20 comprometer-se-á a “apoiar, complementar e coordenar as principais iniciativas internacionais atualmente em desenvolvimento para uma mobilidade internacional segura, incluindo o Certificado Digital Verde na UE”, refere o documento.
Em 2020, o turismo foi um dos setores mais atingidos pelos encerramentos resultantes da pandemia e ainda não recuperou, com muitos países ainda a manterem as fronteiras fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus.
O encontro abordará também a questão da transformação verde da indústria do turismo e a necessidade de orientar a evolução do turismo global numa direção sustentável.