Linha de crédito de 300 milhões já disponível para o turismo
A tão aguardada linha de 300 milhões de euros para apoio às Médias e Grandes Empresas do Turismo fica disponível a partir desta sexta-feira.

Victor Jorge
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
Anunciada a 12 de março de 2021, a Linha de Apoio à Economia COVID 19 – Médias e Grandes Empresas do Turismo, com uma dotação de 300 milhões de euros, está disponível a partir desta sexta-feira, 30 de abril.
A linha de crédito dirigida às médias e grandes empresas do setor do turismo, tem como grande propósito fazer face às necessidades de liquidez decorrentes dos impactos nas empresas do turismo das restrições motivadas pela situação epidemiológica no país.
Promovida pelo Banco Português de Fomento, em articulação com o sistema bancário, a linha de crédito garantida pelo Estado, tem a possibilidade de conversão parcial do crédito a fundo perdido, mediante a manutenção dos postos de trabalho.
Com uma vigência prevista até 31 de dezembro de 2021, podem candidatar-se médias, small mid cap, mid cap e grandes empresas do turismo, para um montante de apoio de 4.000 euros por posto de trabalho, com os limites de 25% do volume de negócios em 2019 ou o dobro da massa salarial anual. O prazo máximo das operações será de seis anos, com 18 meses de carência de capital. É ainda possível converter em subvenção não reembolsável 20% do valor do financiamento, desde que se verifique a manutenção da totalidade dos postos de trabalho durante, pelo menos, 12 meses a contar da data de contratação.
Paralelamente, a Linha de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Turismo, promovida e gerida pelo Turismo de Portugal (TP), foi reforçada em 20 milhões de euros, passando a ter uma dotação global de 140 milhões de euros. Trata-se de uma medida de apoio dirigida exclusivamente às micro e pequenas empresas do turismo, que, desde a sua criação, há cerca de um ano, aprovou 12.703 candidaturas, com um financiamento de 121,1 milhões de euros, e garantiram a manutenção de perto de 40 mil postos de trabalho.
Para a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, “o impacto económico desta pandemia no setor do turismo, agudizado com a imprevisibilidade da sua duração, justificam a criação desta linha de financiamento de 300 milhões de euros, que atua em complementaridade com outras medidas de apoio às empresas, e pretende responder às necessidades temporárias de fundo de maneio das empresas de maior dimensão, salvaguardando a sua atividade plena e o seu capital humano”.