50 ideias para o Turismo | A Hospitalidade é universal e precisa-se, dentro e fora do hotel
No âmbito da celebração dos seus 50 anos, o Publituris convidou uma figura do setor a lançar uma “Ideia para o Turismo”.
Publituris
Turismo do Centro quer saber o impacto do turismo na região
“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)
Espanha multa cinco low cost em 179M€ por cobrança indevida de bagagem de mão [Atualizada]
600 aeroportos certificados na gestão do carbono a nível mundial
Museus e monumentos com novos preços de entrada a partir de 1 de janeiro
Ryanair ameaça retirar voos de dez aeroportos em França
São Tomé e Príncipe aumenta taxas aeroportuárias a partir de 1 de dezembro
Aviação brasileira vive melhor outubro da história
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Quando me lançaram o desafio de dar uma ideia para o turismo do futuro, pensei na crescente importância da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade Ambiental para este setor.
Sendo o turismo um setor utilizador de recursos, é também um setor necessariamente comprometido com a preservação do meio ambiente e das comunidades onde se insere – só há Hotelaria quando há destino turístico. E só há destino turístico quando há uma comunidade de pessoas integradas, abertas ao mundo e ao “outro”, recetivas ao turismo e ecologicamente responsáveis; e quando há um meio ambiente preservado, equilibrado e sustentável.
Se “sustentabilidade” e “responsabilidade social” tendem a ser buzzwords noutros setores, a verdade é que em Hotelaria são questões subjacentes e adjacentes à própria atividade.
Por isso criámos já em 2012 o Programa HOSPES by AHP, pioneiro em Portugal e no mundo, que através de uma dinâmica simples, assente no modelo de economia circular, permite vários outputs interessantes: por um lado, promove a otimização de recursos da Hotelaria, um setor que, pela sua natureza, está obrigado a renovações periódicas de bens e equipamentos que, regra geral, se encontram em bom estado de conservação suscetíveis de outro tipo de utilização. Por outro, permite a reutilização desses mesmos bens já num contexto de economia solidária, disponibilizando através de uma rede centralizada na AHP bens e equipamentos a instituições de ação social protocoladas, cujos recursos são, como sabemos, escassos. Finalmente porque aplica os princípios da sustentabilidade na ótica também ambiental: reduzir, reciclar, reutilizar.
Os compromissos da Hotelaria com a comunidade de pessoas (“We Share”) e com o ambiente (“We Care”) são simultaneamente selos distintivos, anualmente entregues pela AHP, valorizados cada vez mais por stakeholders, e especialmente operadores e hóspedes.
Para a AHP esta é uma aposta de futuro: através de uma rede colaborativa que envolve a Hotelaria, as Instituições e a sociedade em geral reforçar o pilar da Hospitalidade e da ligação à Comunidade.
Por Cristina Siza Vieira, presidente da direção executiva da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal
No âmbito da celebração dos seus 50 anos, o Publituris convidou uma figura do setor a lançar uma “Ideia para o Turismo”.