Lista de João Fernandes ganha eleições da Associação de Turismo do Algarve
O responsável assume assim a presidência da Região de Turismo do Algarve e da Associação de Turismo do Algarve, cuja tomada de posse está marcada para 17 de Dezembro.
Raquel Relvas Neto
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Decorreu, esta segunda-feira, dia 3 de Dezembro, as eleições para eleger os órgãos sociais da Associação de Turismo do Algarve (ATA) para o próximo triénio, das quais saiu vencedora a Lista A liderada pelo presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes.
O responsável assume assim a presidência da Região de Turismo do Algarve e da Associação de Turismo do Algarve, cuja tomada de posse está marcada para dia 17 de Dezembro.
Num comunicado enviado, entretanto, à imprensa, João Fernandes refere que a sua prioridade para este mandato à frente da ATA passa por “promover um maior envolvimento e uma participação activa dos empresários do Algarve num projecto sólido e ambicioso para a promoção da região enquanto destino turístico”.
“Para isso, vamos potenciar um trabalho em rede, contando com a intervenção de todos os agentes da indústria de turismo da região – desde as empresas de alojamento, às agências de viagens, empresas de animação turística e de rent-a- car ou ainda as marinas, entre outros – em torno desse objectivo comum. Queremos ainda assegurar uma cobertura territorial de toda a região e contar com o contributo de todas as empresas do sotavento ao barlavento algarvio”, explica João Fernandes, acrescentando que “a estratégia passará por um maior foco na comercialização da oferta da região, visando o aumento do negócio”.
Recorde-se que, recentemente, João Fernandes tinha referido ao Publituris os motivos que justificavam a sua candidatura, em que realçou a necessidade de criação de sinergias entre as duas entidades a vários níveis: “Sinto que há necessidade de uma maior sinergia de actuação entre a organização que trabalha o desenvolvimento do destino [RTA] e a organização que promove esse destino nos mercados externos [ATA]”.
O responsável considerou também que “é preciso que haja uma maior eficácia na utilização dos recursos, nomeadamente ao nível dos conteúdos e dos materiais promocionais e, por outro lado, maior foco na comercialização em direcção a um maior volume de negócio das empresas”.
Para João Fernandes, acções como a digitalização da economia do Turismo do Algarve e a introdução de novas ferramentas de conhecimento dos turistas devem ser feitas em sinergia por quem desenvolve e quem promove o destino.
João Fernandes vai substituir Carlos Gonçalves Luís, que liderava a ATA desde Dezembro de 2015.
Conheça a lista vencedora:
Assembleia Geral
Presidente – ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, representada por Álvaro José Martins Viegas;Secretário – Associação Vilamoura Visitors, Residentes & Conventions Bureau, representada por Isolete Jerónimo Café Correia;
Vogal – Proactivetur, Lda., representada por João António Silvestre Ministro;
Suplente – Animaris – Animação Turística, Lda., representada por José Rita Brito Vargas
Suplente – Alfazema Restaurantes, Lda., representado por Joaquim Alberto Rodrigues Coelho;
Direcção
Presidente – Região de Turismo do Algarve, representada por João Pedro Ferreira Caldas Fernandes;
Vice-Presidente – Grampiam, SA, representada por Daniel Alexandre Rosário do Adro;
Vice-Presidente – APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, representada por Duarte Manuel Gois Correia;
Vice-Presidente – Benamor – Actividades Turísticas, SA., representada por João Paulo Carvalho Oliveira e Sousa;
Vice-Presidente – Vila Monte – Desenvolvimento de Exploração Turística, SA, representada por Francisco Moser;
Vice-Presidente – Sociedade Turística da Penina SA, representada por Rúben Miguel Rodrigues Paula;
Suplente – Visacar – Aluguer de Veículos Motorizados Automóveis, SA, representada por Honório Manuel Bernardo Teixeira;
Suplente – Lusotur SA, representada por Jorge Henrique Gomes Moedas;
Conselho Fiscal
Presidente – Castro Marim Golf and Country Club (Algarvelux – Const. e Empreendimentos SA.), representada por Ricardo José Madeira Cipriano;
Vice-Presidente – Eva Sociedade Hoteleira SA, representada por Ana Sofia Mendes de Almeida;
Vogal – Verão Garantido Lda., representada por Lourenço Ribeiro;
Suplente – Filipe Contreiras Unipessoal, representado por Filipe Manuel Lampreia Contreiras;
Suplente – Vale do Garrão, Lda., representada por Maria Teresa Pontes Caldeano.