50 Ideias para o Turismo| Gestão sustentável de um Destino – um compromisso para com o futuro do Turismo mundial
No âmbito da celebração do seus 50 anos, o Publituris convida uma figura do sector a lançar uma “Ideia para o Turismo”.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Nos dias de hoje, falar de Turismo é, numa primeira instância, fazer com que um local seja global, tornando as tendências do turismo cada vez mais abrangentes. É por isso que cada nação, cada país, cada região deve percorrer um caminho de construção de um posicionamento que seja diferenciador, que acrescente mais-valias e que consolide a sua notoriedade face aos seus concorrentes. Efetivamente, cada destino deve manter sempre um duplo olhar: de dentro para fora e de fora para dentro. Só com esta duplicidade de atuar e de agir é que cada região pode marcar a diferença.
A verdade é que, hoje, todos os Destinos devem também ser responsáveis, promovendo a sua sustentabilidade e o seu acesso a nível internacional. Para isso, devemos todos redobrar a importância que colocamos na adoção de políticas que permitam o desenvolvimento socioeconómico de um lugar, minimizando todos os possíveis impactos menos positivos de crescimento que esse desenvolvimento pode implicar.
É por isso que a gestão sustentável de um Destino é tão importante: porque o turismo deve ser encarado como o setor com enorme capacidade para assumir a liderança e o impulso de um desenvolvimento baseado nos três pilares da sustentabilidade – o social, o económico e o ambiental – dada a sua transversalidade a quase todos os setores da economia.
E se tal já é reconhecido pelas próprias Nações Unidas, com o destaque em 2017 do tema do ano internacional, há também uma alteração recente do perfil dos turistas que, impulsionados por novas gerações, valorizam, de forma muito mais intensa, o contacto com a natureza, as práticas sustentáveis e lugares que possam interligar o relaxamento com a aventura e, consequentemente, a sensação de descoberta.
Falar numa gestão sustentável, é partir da premissa “you can only manage what you can measure”, evidenciando um caminho de melhoria e aperfeiçoamento contínuo, através de um processo colaborativo e de permanente consulta e avaliação de resultados e métricas às entidades públicas, associativas e privadas com relevância para o setor, sem esquecer a população residente e o feedback dos próprios turistas.
Foi com base nestes pressupostos, de um trabalho em conjunto, que o Governo dos Açores está empenhado no processo de certificação do destino como sustentável ao abrigo dos critérios da GSTC e criou a Cartilha de Sustentabilidade, um fórum colaborativo no qual qualquer entidade regional pode fazer a sua subscrição e desenvolver objetivos em linha com os de desenvolvimento sustentável. A própria Organização Mundial de Turismo (UNWTO) destacou esta nossa medida como uma excelente iniciativa de envolvimento e comprometimento comum das empresas e entidades regionais, com vista ao desenvolvimento sustentável do destino.
Gerir implica conhecer, envolver, monitorizar e inovar. Se todos os destinos agarrarem esta ideia e as oportunidades que daí surgirem, certamente, que o setor do Turismo se assumirá como crucial em todo o mundo.
Por Marta Guerreiro, Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo Regional dos Açores
*No âmbito da celebração do seus 50 anos, o Publituris convida uma figura do sector a lançar uma “Ideia para o Turismo”