50 ideias para o Turismo | Valorizar o que é português
No âmbito da celebração do seu 50º aniversário, o Publituris convida, em todas as suas edições de 2018, uma figura do sector a lançar uma “Ideia para o Turismo”.

Publituris
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
Agora que o mundo descobriu Portugal como destino turístico de sucesso, é altura de definir estratégias que nos permitam garantir, consolidar e acautelar o futuro, tendo em vista a sua sustentabilidade.
O turista gosta da autenticidade, da diferenciação, do genuíno e das boas experiências vividas. É isso que fica nas suas memórias.
Preservar a nossa identidade cultural, o património, tradições, gastronomia, os nossos produtos, valorizando o que é português, é a melhor forma de garantir o futuro do nosso Turismo.
Tradicionalmente não nos valorizamos, subjugados pela ideia generalizada de que somos um país pequeno, com poucos meios e limitadas ambições. Mas em Turismo, na realidade, já somos um país grande, posicionados na primeira linha do Turismo mundial.
Entre variadas distinções, Portugal foi recentemente considerado como um dos 5 melhores destinos do mundo para residentes estrangeiros. A nossa habitual hospitalidade e a empatia com os estrangeiros são fatores que surpreendem os visitantes.
Pela minha experiência, este é um importante fator de decisão na preferência e na fidelização dos turistas.
Celebridades como Madonna, Monica Bellucci, Philippe Starck, Éric Cantona, Joel Santoni e Christian Louboutin, também ficaram encantadas com Portugal, decidindo aqui fixar residência e são hoje grandes embaixadores do nosso país.
O Turismo é hoje o grande motor da nossa economia, com a virtualidade de alavancar outros setores, desde a agricultura aos transportes, construção, comércio e indústria.
Praticamente, podemos contruir e explorar um hotel com materiais, equipamentos, produtos e serviços 100% portugueses, sem necessidade de grandes importações, com peso na balança de pagamentos.
Pela nossa parte, fizemos uma parceria neste sentido com a Fundação AIP, para levar a efeito um projeto temático original sob a marca “O mais português hotel do mundo”.
Valorizar e promover a autenticidade e a excelência da nossa oferta turística, é a melhor estratégia para conseguirmos também a qualidade da procura e, com isso, crescermos de forma sustentada pelo valor, em vez da quantidade e da massificação descontrolada.
Por todas as razões apontadas, a minha ideia vai no sentido de propor a criação de um Departamento ou Grupo de Missão, constituído no âmbito do Ministério da Economia, dedicado à Portugalidade, com o objetivo de valorizar o que é português.
Manuel Proença, presidente da Hoti Hotéis
Nota de editor: Nota de editor: No âmbito da celebração do seu 50º aniversário, o Publituris convida, em todas as suas edições de 2018, uma figura do sector a lançar uma “Ideia para o Turismo”.