Plataforma gastronómica brasileira Fartura escolhe Portugal para internacionalização
Plataforma Fartura – Comidas do Brasil é um dos principais projectos de gastronomia no Brasil e conta com 20 anos de existência.
Inês de Matos
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A plataforma gastronómica Fartura – Comidas do Brasil escolheu Portugal para se internacionalizar, uma opção que, segundo Rodrigo Ferraz, CEO da plataforma, é “um caminho natural”, uma vez que a gastronomia brasileira tem uma forte influência portuguesa.
“O objectivo de vir para Portugal é porque nós queríamos ter um braço internacional, esse braço naturalmente iria fugir do nosso conceito se fossemos para França ou Espanha, temos que vir para a nossa origem, onde tudo começou. A gastronomia brasileira tem essa influência portuguesa é um caminho natural que estamos a fazer”, explicou o responsável ao Publituris, durante uma experiência gastronómica no restaurante Belcanto, em colaboração com o chef José Avillez.
Além do evento no restaurante Belcanto, a Fartura – Comidas do Brasil está a promover, até esta segunda-feira, 25 de Setembro, uma série de outras iniciativas com chefs portugueses e brasileiros, com o objectivo de promover a gastronomia dos estados do Ceará e Minas Gerais, num intercâmbio gastronómico, que termina com uma experiência no Palácio Quinta da Bacalhôa.
A plataforma Fartura – Comidas do Brasil é um dos principais projectos de gastronomia no Brasil e conta com 20 anos de existência, sempre com o objectivo de contribuir para a valorização da gastronomia brasileira, criando conexões entre ingredientes, receitas, produtores, chefs e restaurantes, através de pesquisas e viagens pelo país.
De acordo com Rodrigo Ferraz, o projecto tem por “base uma viagem pelo Brasil, pesquisando toda a cadeia produtiva da gastronomia, desde a sua região, produto, produtor, mercado, até chegar ao consumidor final, seja a nível doméstico ou em restaurante”.
O CEO da plataforma explicou que a Fartura – Comidas do Brasil já viajou “quase 100 mil quilómetros pelo Brasil e é o único projecto que percorreu o Brasil todo e registou em vídeo, texto e fotos”, conteúdos que são também utilizados na publicação de livros e nos eventos que a plataforma promove anualmente, a exemplo dos festivais gastronómicos que decorrem em Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Brasília e São Paulo.