Os nossos Recursos Humanos
Nesta edição, publicamos, uma vez mais, um dossier sobre Formação em Turismo. Agora que o ano lectivo está quase a terminar, fazem-se balanços e anunciam-se as novidades para o próximo […]
Carina Monteiro
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Nesta edição, publicamos, uma vez mais, um dossier sobre Formação em Turismo. Agora que o ano lectivo está quase a terminar, fazem-se balanços e anunciam-se as novidades para o próximo ano. A primeira conclusão a retirar de uma análise aos artigos que vai poder ler a partir da página 11 é a quantidade enorme de opções de ensino nesta área e a aposta, cada vez maior, das Universidades e dos Institutos no ensino do Turismo, respondendo assim também ao crescimento e ao peso que este sector tem na Economia. Estudar Turismo ou Gestão Hoteleira numa universidade é cada vez mais a primeira opção de muitos jovens e eu, que, também me formei em Turismo, vejo isso com satisfação. Mas nem só de licenciados, mestres ou doutorados vive este sector. Também vive dos técnicos, dos empregados de mesa/bar, dos ajudantes de cozinha, das governantas de andar, das camareiras, de todos os quadros que compõem o grande tecido laboral das empresas turísticas. Numa fase em que parece haver uma crise de falta de Recursos Humanos, sobretudo na Hotelaria, lanço o desafio de pensar seriamente sobre o que queremos para os nossos Recursos Humanos, como os queremos formar e motivar para este sector. Não basta dizer que as pessoas são o maior activo do Turismo, é preciso que eles se sintam reconhecidas como tal.