Iberia quer compensação de 20 milhões de euros
A companhia aérea Iberia pediu uma compensação na ordem dos 20 milhões de euros ao governo espanhol, pelas perdas sofridas com a crise das cinzas vulcânicas, em Abril e Maio. […]
Patricia Afonso
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A companhia aérea Iberia pediu uma compensação na ordem dos 20 milhões de euros ao governo espanhol, pelas perdas sofridas com a crise das cinzas vulcânicas, em Abril e Maio.
Segundo Elena Baillo, Directora de Relações com Investidores da companhia, a primeira vaga de cinzas expelidas pelo vulcão islandês, que levou ao fecho do espaço aéreo em vários países durante quase uma semana no mês de Abril, causou à Iberia um prejuízo de 17 milhões de euros. A este valor juntam-se os 2,8 milhões de euros de danos provocados pela segunda vaga da nuvem, em Maio, noticia o site espanhol Hosteltur.
Advertindo para que o impacto que a nuvem vulcânica teve na Iberia vai reflectir-se nas contas relativas ao segundo trimestre, a responsável acrescentou que o cancelamento de voos obrigou a Iberia a reservar hotéis, a fretar comboios e autocarros para poder alojar e transportar os passageitos afectados, que, segundo Ballio, ascenderam aos milhões.
Elena Ballio, que falava durante um fórum de empresas cotadas, precisou que o encerramento do espaço aéreo forçou a a Iberia a cancelar cem mil voos e a reservar cerca de nove mil quartos de hotel.
Assim, e como a União Europeia autorizou a ajuda às companhias aéreas prejudicadas pelas cinzas vulcânicas, a Iberia decidiu pedir uma compensação económica ao governo espanhol no valor de cerca de 20 milhões de euros, aguardando agora uma resposta.