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Transportes

ARAC denuncia “concorrência desleal de operadores não regulamentados” no aluguer de autocaravanas

A ARAC diz que, nos últimos anos, têm surgido plataformas que disponibilizam autocaravanas particulares, “frequentemente sem respeitar a legislação que regulamenta esta atividade”, o que pode prejudicar os consumidores e a imagem do país enquanto destino turístico de excelência.

Inês de Matos
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ARAC denuncia “concorrência desleal de operadores não regulamentados” no aluguer de autocaravanas

A ARAC diz que, nos últimos anos, têm surgido plataformas que disponibilizam autocaravanas particulares, “frequentemente sem respeitar a legislação que regulamenta esta atividade”, o que pode prejudicar os consumidores e a imagem do país enquanto destino turístico de excelência.

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A Associação Nacional dos Locadores de Veículos (ARAC) veio esta terça-feira, 9 de julho, alertar os consumidores e denunciar a existência de “concorrência desleal de operadores não regulamentados” no aluguer de autocaravanas, o que afeta negativamente as empresas que cumprem a lei e pode prejudicar “a reputação de Portugal como um destino turístico de prestígio”.

Num comunicado enviado à imprensa, a associação que representa o rent-a-car em Portugal, em cuja legislação está inserida a regulação das autocaravanas, lembra existe “um conjunto de obrigações para garantir a legalidade, a proteção dos consumidores e a transparência contratual” no aluguer destes veículos.

“No entanto, nos últimos anos, têm surgido várias plataformas de aluguer que disponibilizam autocaravanas pertencentes a particulares, frequentemente sem respeitar a legislação que regulamenta esta atividade. Estes veículos, muitas vezes com um grande número de anos de uso, não cumprem os requisitos legais necessários e operam num quadro legal e fiscal pouco claro, prejudicando os consumidores que os utilizam”, lamenta a associação.

A ARAC diz que tem vindo a denunciar esta situação às “autoridades competentes”, ainda que, até ao momento, não tenham existido “resultados eficazes”, numa situação que a associação diz que “prejudica os consumidores” e a reputação do país.

“Dado o crescimento turístico em Portugal, é fundamental que as entidades públicas relacionadas com a mobilidade, o turismo e as autoridades policiais e fiscais atuem de forma coordenada para resolver este problema. Esta situação não só prejudica os consumidores, como também afeta negativamente a reputação de Portugal como um destino turístico de prestígio”, defende a ARAC.

A associação concorda que a “atividade de aluguer de autocaravanas em Portugal apresenta um potencial significativo de crescimento e desenvolvimento” mas defende que “é essencial assegurar que este crescimento seja sustentável e regulamentado, de forma a proteger os consumidores e manter a reputação de Portugal como um destino
turístico de excelência”.

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Nortravel já disponibiliza a sua programação para os Mercados de Natal

São seis circuitos exclusivos de quatro dias na Europa, com partidas a 30 de novembro e 5 de dezembro, em voos da TAP Air Portugal, a programação para os Mercados de Natal que o operador turístico Nortravel já disponibiliza no seu website.

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Estes circuitos exclusivos estão projetados para levar os viajantes a vários países europeus (Alemanha, Países Baixos, Suíça, França, Áustria e Eslováquia), mergulhando nas culturas, histórias e tradições natalícias de cada local. Com a garantia de um guia exclusivo, várias visitas e algumas refeições incluídas, permite que os clientes possam aproveitar cada momento ao máximo.

Com partidas a 30 de novembro, de destacar “O Melhor de Amesterdão e Países Baixos, que inclui 10 visitas e quatro refeições, “Baviera Completa” (seis visitas e quatro refeições), e “Suíça Autêntica” (oito visitas e três refeições). Para as saídas agendadas para 5 de dezembro, a Nortravel sugere “Alsácia e Floresta Negra”, que inclui seis visitas e três refeições, “Berlim e Saxónia” (seis visitas e três refeições) e ainda “Viena Imperial e Bratislava”, com quatro visitas e três 3 refeições.

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Açores: ‘Shuttle’ de ligação à Lagoa do Fogo conta com cada vez mais utilizadores

A expetativa da secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, é de que até ao final da operação o número de pessoas que utiliza o ‘shuttle’ de acesso à Lagoa do Fogo, em São Miguel (Açores) seja muito superior aos registado no ano passado. Este serviço teve início em 2023, e entre 15 de junho e 30 de setembro, foi utilizado por 50.836 pessoas.

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De 15 de junho a 31 de julho, cerca de 23 mil pessoas (22.963) fizeram a viagem de ‘shuttle’ de acesso à Lagoa do Fogo. Do total de bilhetes vendidos, 21.944 foram para não residentes.

No espaço de 30 dias, foram vendidos 14.341 bilhetes e reservados mais 7.633. Os residentes adquiriram 358 bilhetes, segundo informação disponibilizada pela Atlântico Energy, empresa que presta este serviço.

O serviço de autocarro para visitação da Lagoa do Fogo, que visa disciplinar a circulação de viaturas por forma a melhorar a qualidade da experiência e garantir o respeito pela natureza, teve início em 2023, ano que 50.836 pessoas fizeram a viagem no Vulcão do Fogo (entre 15 de junho e 30 de setembro).

Refira-se que a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas criou mais 32 lugares de estacionamento, num novo parque situado junto à Caldeira Velha (Ribeira Grande).

A expetativa, segundo a secretária Regional da tutela é de que até ao final da operação os números sejam muito superiores aos registados no ano passado. Berta Cabral refere mesmo, citada na página oficial do Governo Regional, que os números relativos a este ano “já demonstram que esta medida é mesmo um sucesso, além de ser a mais adequada solução para ordenar os fluxos turísticos e disciplinar a visitação de uma das mais emblemáticas atrações dos Açores”.

À semelhança do que aconteceu no último ano, os dias da semana com maior procura são sábado, segunda-feira e domingo.

O serviço de transporte, que funciona em regime ‘hop on hop off’ até 30 de setembro, compreende itinerários com pontos de início e chegada na Caldeira Velha, na Ribeira Grande, e na Casa da Água, na Lagoa.

Com este transporte (gratuito para residentes e com um custo de cinco euros para não residentes), a circulação automóvel ficou limitada às viaturas dos residentes.

“Como verificamos em 2023 e já começa a acontecer este ano, tem havido uma enorme diminuição do tráfego automóvel na estrada e até mesmo da utilização dos parques de estacionamento nos miradouros, e, com isso, criámos muito melhores condições para a fruição de todo o espaço e para uma experiência muito mais tranquila conectada com a natureza”, sublinha a governante, para destacar que “um serviço desta natureza tem a finalidade de responder ao desenvolvimento do setor do turismo, respeitando um dos nossos maiores ativos naturais”.

Abrangendo uma área de cerca de 14Km, o ‘shuttle’ passa por seis pontos de atração turística, funcionando das 09h00 às 19h00, todos os dias da semana, incluindo feriados.

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional das Obras Públicas, disponibiliza cerca de 300 lugares de estacionamento para apoio aos visitantes daquela zona turística.

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Cabo Verde Airports registou lucros de 2,2 M€ em cinco meses de operação em 2023

A Cabo Verde Airports, empresa do grupo Vinci que gere os aeroportos do arquipélago, registou lucros de 2,2 milhões de euros em cinco meses de operação em 2023, segundo o relatório e contas.

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Nos primeiros cinco meses de operação, a empresa obteve um volume de negócios de 1,6 mil milhões de escudos (14,5 milhões de euros), sendo que 85% foi gerado em três aeroportos internacionais: da Praia (21%), do Sal (45%) e da Boa Vista (19%).

O país tem ainda outro aeroporto internacional em São Vicente e três aeródromos, em São Nicolau, no Maio e no Fogo.

Até 31 de dezembro de 2023, a concessionária registou receitas de 1,5 mil milhões de escudos (14,1 milhões de euros), sendo 87% correspondente a receitas aeronáuticas e 13% a receitas extra aeronáuticas.

Nos primeiros cinco meses de atividades, a Cabo Verde Airports teve gastos de 1.089 milhões de escudos (9,8 milhões de euros), sendo na sua maioria de funcionamento (35%) e com o pessoal (22%).

No período em análise, registou 1.210.023 passageiros movimentados (partidas e chegadas), número superior em 12% em relação ao mesmo período de 2022 e ligeiramente inferior em 3% quando comparado com 2019, período pré-pandemia da covid-19.

Esses valores são superiores em 19% em relação a 2022, mas ainda inferior em 6% se comparado como o ano de 2019, antes da pandemia da covid-19.

O movimento de passageiros nos aeroportos de Cabo Verde registou em todo o ano de 2023 mais de 2,5 milhões de passagens (chegadas e partidas), segundo dados do mesmo relatório.

Quanto às aeronaves, em cinco meses foram 12.704, mais 9% em relação ao mesmo período do ano passado e ainda menos 20% em comparação com o período pré-pandémico.

A nova concessionária fechou o ano com 327 colaboradores.

A Cabo Verde Airports iniciou em meados deste ano obras nos aeroportos do país, num investimento de 928 milhões de euros durante 40 anos, período que envolve o contrato com o grupo Vinci, conforme contrato assinado em 18 de julho de 2022.

O Estado vai receber 80 milhões de euros e a operadora terá ainda de pagar anualmente uma percentagem das receitas brutas, de 2,5% nos primeiros 20 anos, subindo até 7% nos últimos 10.

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Coreia do Norte vai reabrir as fronteiras para turismo em dezembro

A cidade norte-coreana de Samjiyon vai reabrir para turistas estrangeiros em dezembro, marcando um passo importante no esforço do país para revitalizar seu setor turístico após a pandemia.

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Em dezembro, a Coreia do Norte reabrirá a cidade de Samjiyon para turistas estrangeiros, após quase cinco anos de encerramento das fronteiras devido à pandemia de covid-19. A notícia foi confirmada por operadoras de turismo sediadas na China, marcando um novo capítulo na tentativa do país de atrair visitantes internacionais novamente.

Refira-se que a Coreia do Norte fechou as suas fronteiras em 2020, no início da pandemia, e só começou a flexibilizar as restrições no ano passado.

As operadoras indicaram que apenas Samjiyon foi oficialmente confirmada para reabertura, mas acredita-se que outras localidades, como Pyongyang, possam seguir o mesmo caminho em breve, destacando que as autoridades norte-coreanas permitirão que turistas de qualquer país possam visitar o destino, exceto da Coreia do Sul, enquanto os EUA ainda mantêm a proibição de viagem de seus cidadãos para a Coreia do Norte.

Nos últimos anos, Samjiyon passou por um significativo processo de modernização. Numa declaração feita em julho, Kim Jong-un revelou planos para remodelar o aeroporto da cidade, transformar uma base militar num resort de ski e construir novas ferrovias e hotéis voltados para os turistas internacionais.

Essas iniciativas fazem parte de uma estratégia maior para revigorar o turismo internacional, especialmente visando visitantes de nações consideradas amigas.

Localizada junto ao Monte Paektu, a montanha mais alta da Coreia do Norte, Samjiyon é famosa pelas suas atrações de inverno. Recentemente, a agência estatal de notícias KCNA descreveu a região do Monte Paektu-Samjiyon como uma “área turística montanhosa para todas as estações do ano”, com o objetivo de fortalecer o turismo internacional.

A reabertura de Samjiyon representa um passo importante para o retorno do turismo na Coreia do Norte, mas desafios significativos ainda persistem. A necessidade de modernizar a infraestrutura para atender aos padrões internacionais e as contínuas tensões políticas podem influenciar o sucesso dessa iniciativa. No entanto, sem conexões de transporte adequadas e acordos diplomáticos seguros, o fluxo de visitantes pode inicialmente ser limitado àqueles com laços mais estreitos com a Coreia do Norte, como a Rússia e a China.

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Turismo desportivo deverá ultrapassar 1,2 biliões de euros em 2032

Cada vez mais países acolhem torneios desportivos e eventos musicais internacionais, atraindo fãs de todo o mundo. Estes e estas fãs são leais e procuram fazer destas viagens ocasiões especiais. Prova disso são os valores que estes “turismos” deverão atingir em 2032.

Victor Jorge

O desporto e a música têm o poder de transcender fronteiras, idades e géneros, gerando um sentimento de união e unidade entre os fãs que viajam. De acordo com uma análise global da Collinson International, “O valor do turismo desportivo e musical” estes dois setores do turismo valerão, em 2032, 1,33 biliões de dólares (um pouco mais de 1,2 biliões de euros) e 13,8 mil milhões de dólares (cerca de 12,5 mil milhões de euros), respetivamente.

Esta situação está a ser impulsionada por três componentes principais: Eventos – com mais eventos desportivos e musicais, os fãs têm mais escolha de destinos; Exposição – a internacionalização de ligas desportivas novas e existentes através da televisão e do serviço de streaming incentivou os fãs a viajar, enquanto os fãs de música estão a descobrir que pode ser mais rentável ver um artista no estrangeiro; Experiência – após anos de restrições de viagem devido à Covid-19, os fãs de eventos ao vivo estão de volta e querem experiências novas e melhoradas.

“Os adeptos querem encontrar aqueles momentos distintos e memoráveis que podem incutir a ideia da ‘viagem de uma vida’ – criando experiências únicas que duram muito mais do que o próprio evento”, referem as conclusões da análise.

Embora a maioria dos fãs viaje a nível nacional, quase metade (46%) dos fãs de desporto e dois em cada cinco (42%) fãs de música viajam internacionalmente. Dos que viajam internacionalmente, 84% já se deslocaram a uma nova cidade ou país para assistir a um evento desportivo ou musical e, destes, 31% afirmaram já ter regressado, com outros 30% a planearem regressar no futuro.

Os dados também mostram que, os que viajam internacionalmente têm mais probabilidades de ter menos de 24 anos, um grupo demográfico fundamental a ter em conta para futuras oportunidades, uma vez que continuam a viajar para eventos desportivos e musicais. Além disso, mais de metade (56%) viaja para eventos mais do que uma vez por ano, com 22% a assistir a três ou mais eventos anualmente.

“A popularidade do turismo de eventos entre os viajantes mais jovens é talvez indicativa da natureza tribal de alguns desportos e, em certa medida, entre os fãs de música”, refere a análise da Collinson International. Sendo o maior desporto a nível mundial, não é surpreendente que a maioria dos adeptos de desportos em viagem assista a futebol (69%). De facto, este grupo demonstra uma enorme paixão, assistindo tanto a jogos internacionais (72%) como nacionais (71%).

Depois do futebol, o basquetebol é o segundo desporto mais popular para o qual as pessoas viajam (27%), seguido dos Jogos Olímpicos, da Fórmula 1 (ambos com 26%) e do ténis (21%).

Por outro lado, os eventos musicais que mais atraem os fãs incluem o Rock in Rio, o Coachella e o Tomorrowland e os artistas mais populares são Taylor Swift, Travis Scott e Ed Sheeran.

“Desportistas” gastam mais
Os fãs de desporto são os que mais gastam, com 51% a ultrapassar os 500 dólares por viagem (acima dos 450 euros), notando a análise que 17% dos inquiridos na Ásia gastam mais de 2.000 dólares (mais de 1.800 euros). A faixa etária dos 25 aos 34 anos é a que gasta mais no geral, com um terço (33%) a ultrapassar os 1.000 dólares (cerca de 900 euros) em desporto e os 31% em eventos musicais.

O gasto típico para os viajantes de eventos em aeroportos é de 100 dólares (44%), mas isto varia consideravelmente com aqueles que viajam para basquetebol (30%), Fórmula 1 (32%) e Jogos Olímpicos (31%) preparados para gastar 200 dólares ou mais. Quanto aos que viajam por música, 25% estão dispostos a gastar 200 dólares ou mais.

Aqueles que viajam para ver a sua equipa desportiva ou artista favorito estão à procura de experiências de viagem mais premium, o que significa que é mais provável que aproveitem as experiências no aeroporto.

Quase metade (47%) utilizou experiências de aeroporto quando viajou para um evento, o que inclui a visita a um hall de aeroporto (29%), salas de jogos (16%), cápsulas de dormir (13%) e spas (12%). Os principais motivos pelos quais os adeptos visitam o átrio de um aeroporto são para relaxar e descontrair antes ou depois de assistir à sua equipa/artista favorito (54% para fãs de música e 53% para desporto), seguido de desfrutar das opções de comida e bebida (50% para música e 49% para desporto).

A utilização de salas VIP nos aeroportos é maior entre aqueles que gastam mais dinheiro na viagem em geral. Curiosamente, aqueles que viajam para eventos de basquetebol (48%), Fórmula 1 (45%) e Jogos Olímpicos (44%) são mais propensos a utilizar lounges, sendo estes adeptos também os que gastam mais.

Mais de metade dos viajantes de eventos (55%) participam em programas de fidelização, sendo que muitos aderiram a programas que oferecem descontos em voos (52%), bilhetes (43%), pontos/milhas (41%) ou alojamento (40%). Mais de um terço (38%) dos viajantes de eventos escolheriam um cartão de pagamento que oferecesse benefícios de viagem exclusivos, como o pacote de eventos (voos, alojamento, transfers e passagens), seguro de viagem (38%) e acesso às salas VIP do aeroporto (33%).

O acesso às salas VIP do aeroporto é um benefício de viagem popular através de cartões de pagamento, especialmente para viajantes da Índia (43%), Hong Kong, Emirados Árabes Unidos, Austrália (todos 41%), Singapura (40%), Alemanha (34%), Reino Unido (33%) e Brasil (32%).

Outra das conclusões da análise da Collinson International é que o desporto e a música podem proporcionar “memórias incríveis e duradouras e muitos adeptos viajam para eventos com outras pessoas para desfrutarem dessas experiências partilhadas”. Assim, um terço dos fãs (33%) viaja para eventos desportivos ou musicais apenas com os seus parceiros e mais de um terço viaja com amigos (38%), sendo a preferência por grupos de menos de cinco pessoas (31%). As viagens para eventos musicais com amigos são mais populares (40%) do que as viagens para praticar desporto (37%).

A construção da experiência
A forma como os fãs constroem os seus itinerários de viagem contribui para as suas experiências globais. Há uma série de opções para os fãs de música e desporto, desde agentes de viagens e pacotes de viagens a clubes desportivos e associações musicais. Mais de metade dos viajantes (54%) recorrem a agências de viagens quando reservam um pacote para um evento. No caso dos fãs de desporto esse valor é de 58%, enquanto nos fás de música é de 55%.

Embora 46% não tenham reservado um pacote com um agente de viagens, mais de 1 em cada 4 (29%) considerá-lo-ia se estivesse disponível.

Também é significativa a importância das experiências no aeroporto para os viajantes que reservam pacotes. Quase dois terços dos viajantes (60%) que visitam as salas de espera dos aeroportos têm maior probabilidade de recorrer a agentes de viagens, com 22% interessados no acesso a salas de espera, cápsulas para dormir (14%) ou acesso a spas (14%) incluídos nas suas ofertas de pacotes.

“A crescente e global base de fãs que viaja para eventos desportivos e musicais emblemáticos procura experiências inesquecíveis e está preparada para gastar significativamente para tornar a sua viagem ainda mais especial. Os fãs são, por definição, sinónimo de lealdade”, considera Christopher Evans, diretor-executivo da Collinson International

Segundo o responsável, as conclusões do estudo são “ótimas notícias para o setor das viagens e para as empresas que têm como alvo os viajantes frequentes, proporcionando a oportunidade de capitalizar o aumento do turismo de eventos, oferecendo os benefícios de viagem que os adeptos desejam. Em contrapartida, verão a vantagem de serem os primeiros a pensar e a ter em conta estes viajantes frequentes, aumentando o envolvimento, construindo lealdade e impulsionando gastos adicionais transfronteiriços.”

Foto: Depositphotos.com
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Destinos

Nordeste lidera entrada de turistas estrangeiros no Brasil com Bahia a assumir papel de destaque

A região brasileira do Nordeste tem-se consolidado, ano após ano, como a principal porta de entrada de turistas estrangeiros no país, com o estado da Bahia a assumir de vez um papel de destaque.

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De acordo com dados apresentados pelo secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, citado pela imprensa local, a Bahia ocupa a primeira posição entre os destinos turísticos do Brasil e lidera a entrada de turistas estrangeiros no Nordeste.

Maurício Bacelar destacou as razões que tornam a Bahia um destino tão atraente para turistas de todo o mundo. Entre os principais fatores estão as belezas naturais, a rica arquitetura colonial, o património cultural e histórico, e o calor humano da população baiana.

E os números confirmam a liderança da Bahia no cenário turístico. Em junho de 2024, o estado registou um crescimento de 19,2% na atividade turística, muito acima da média nacional, que foi de 3,9%, segundo dados do IBGE. Além disso, no primeiro semestre de 2024, a Bahia cresceu 9,1% em comparação ao mesmo período de 2023, enquanto o Brasil como um todo teve um crescimento de apenas 1,3%.

Neste sentido, a Bahia agora é responsável por 45% de todos os turistas estrangeiros que chegam ao Nordeste, consolidando a sua posição de liderança na região. “Nós recebemos o dobro de turistas que recebíamos antes, superando estados como o Ceará e Recife”, explicou o governante.

Refira-se, por outro lado, que atualmente, o turismo representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, e arrecada quatro mil milhões de reais através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Esses números são fruto da “Estratégia Turística 4.0”. A iniciativa do governo estadual apoia-se em dois pilares: sustentabilidade e inovação. A estratégia é dividida em quatro eixos principais: biossegurança sanitária, qualificação de mão de obra, infraestrutura, e promoção do turismo.

 

 

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Beja tem novo Holiday Inn

O novo Holiday Inn Beja, do Grupo Mercan Properties, abriu portas esta segunda-feira, 19 de agosto. O investimento de 16,8 milhões de euros é o segundo do Grupo Mercan Properties no Alentejo e vai criar cerca de 31 postos de trabalho.

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A cidade de Beja possui, desde segunda-feira, 19 de agosto, um novo hotel. Trata-se do Holiday Inn Beja, do Grupo Mercan Properties, que abriu oficialmente portas aos novos hóspedes.

Sob a insígnia InterContinental Hotels Group (IHG), o mais recente empreendimento do Grupo Mercan Properties representa um investimento de 16,8 milhões de euros e cria 31 postos de trabalho.

Este novo hotel de 4 estrelas no Alentejo, com uma área bruta de construção de 7.125 m², resulta de um projeto de reabilitação urbana que preservou a fachada original do edifício já existente, em consonância com o traçado característico de Beja, incluindo uma obra do aclamado artista Vhils, que prestará homenagem à região alentejana.

Localizado perto de monumentos históricos da antiga Pax Julia, como o Castelo e a Sé de Beja, o Holiday Inn Beja possui 95 quartos, distribuídos por quatro pisos, e um parque de estacionamento de 163 lugares.

O novo hotel do Grupo Mercan Properties, que estará sob gestão da AHM – ACE Hospitality Management, empresa do grupo especializada na gestão dos empreendimentos hoteleiros, incorpora ainda um espaço comercial com lojas de retalho, um bar, restaurante e piscina exterior.

“O investimento de quase 17 milhões de euros que fizemos em Beja mostra a vontade que temos de continuar a investir em Portugal, diversificando a oferta do Grupo Mercan Properties no país e proporcionando experiências únicas aos nossos hóspedes”, refere Jordi Vilanova, presidente do Grupo Mercan Properties em Portugal.

O novo empreendimento do Grupo Mercan Properties no Alentejo junta-se ao portfólio de investimentos na região do interior do país, onde se incluem o Hilton Garden Inn Évora, já em operação, e ao Holiday Inn Express Évora, cuja abertura deverá acontecer na segunda quinzena de setembro, num investimento similar ao da unidade de Beja.

A nova unidade de Évora deverá possuir 76 quartos, piscina exterior, restaurante, bar e sala de reuniões, e criar 22 novos postos de trabalho.

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Boeing Test and Evaluation, Boeing Flight Test, Flight Operations Multimedia, 737 MAX 10, 1G001, 001-03, Photo Flight around Mt. Rainier Washington

Aviação

El Al adquire 20 Boeing 737 MAX, com opção para mais 11

A companhia israelita El Al assinou um acordo com a Boeing para a aquisição de 20 aviões 737 MAX, com uma opção adicional para mais 11, dando, assim, continuidade à renovação da frota.

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A El Al, companhia aérea de Israel, assinou um acordo com a Boeing para a compra de duas dezenas de 737 MAX, com opção para adquiri mais 11 aeronaves deste tipo.

“Este é um marco significativo para a EL AL, que nos permitirá oferecer aos nossos clientes o serviço e a experiência tecnológica mais avançados do setor”, afirma Dina Ben-Tal Ganancia, CEO da EL AL Israel Airlines, adiantando ainda que “a implementação do plano de aquisições a longo prazo, que começou com a compra de 787 Dreamliners adicionais no início deste ano e culmina com o atual acordo, demonstra mais uma vez o nosso compromisso com o público israelita e com o Estado”.

Ben-Tal Ganancia acrescenta também que a implementação do plano estratégico da EL AL visa “expandir a frota, aumentar a proposta de valor para os clientes e aumentar a capacidade e os assento”, de modo a “garantir uma empresa forte e em crescimento por muitos anos”.

A encomenda do 737 MAX pela EL AL segue-se à compra, no início deste ano, de três aviões 787-9 adicionais, com opções para mais seis, à medida que a companhia aérea expande ainda mais a sua frota de 787 Dreamliner. A transportadora receberá um novo 787-9 este ano e planeia receber mais dois novos 787-9 em regime de aluguer nos próximos anos.

A companhia aérea, que avalia o negócio entre 1,5 e 2,5 mil milhões de dólares, não especificou as variantes MAX encomendadas. A atual frota de 737 é composta por uma mistura de modelos 800 e 900.

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Enoturismo

Sandra Alves assume direção de Enologia do Monte das Herdades

A enóloga Sandra Alves assumiu a Direção de Enologia do Monte das Herdades com o objetivo de continuar o seu percurso na viticultura sustentável e na produção de vinhos biológicos de alta qualidade.

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Formada em Viticultura e Enologia, pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e uma pós-graduação em Viticultura e Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, Sandra Alves sempre esteve ligada às vinhas e ao vinho. Na sua atividade profissional integrou diferentes projetos nacionais e internacionais, como a Wise Vineyards, na Austrália.

Conta no currículo com 22 anos na Herdade do Esporão, onde assumiu a Direção de Enologia e o protagonismo na história dos vinhos ali produzidos. Após a 23ª vindima decide explorar novos desafios e experiências e dedicar-se a projetos pessoais onde prevalece a viticultura de sequeiro, a reabilitação de vinhas velhas e produção de vinhos de Talha com sentido de lugar e inspiração nos métodos ancestrais.

Situado numa reserva natural nas Alcáçovas, o Monte das Herdades detida pela LVM Holding é uma propriedade de 600 hectares que começou por ser um projeto familiar. A sua localização rodeada por um montado, o clima e a sua biodiversidade conduziram à plantação de cinco hectares de vinha com um terroir singular e um conceito de vinha-jardim, onde se desenvolvem as castas Malbec, Pinot Noir e Chardonnay.

A forma como as vinhas são cuidadas e como o vinho é produzido seguem os princípios da agricultura biológica, de forma a promover a preservação dos recursos naturais, a biodiversidade e resistência das castas do Monte das Herdades. A vindima é realizada com precisão e rigor, começando antes do nascer do sol, para que cada cacho mantenha as suas características intactas.

O resultado são vinhos de alta qualidade, autênticos e de grande diferenciação no mercado. O foco é uma produção exclusiva, numerada e de qualidade superior.

 

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“Airmet sem Fronteiras” para associados e famílias a 15 de setembro em Leiria

“Airmet Sem Fronteiras”, iniciativa da rede de gestão de agências de viagens dedicada aos seus associados e respetivas famílias, terá lugar no próximo dia 15 de setembro, na Quinta das Silveiras, em Leiria.

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Este evento, inspirado nos icónicos Jogos Sem Fronteiras, conta reunir cerca de 100 associados da Airmet e respetivas famílias, proporcionando um dia jogos e momentos de confraternização que culminará num jantar.

Durante o dia, as atividades vão estar associadas a diferentes países representados através de patrocinadores como Air Transat, Ávoris, Egotravel, Turismo da Madeira, Turismo de Marrocos, Soltrópico, Soltour e Sonhando. Estes parceiros estarão presentes, promovendo cada cultura e oferecendo prémios aos vencedores.

Segundo Luís Henriques, diretor geral da Airmet, a iniciativa “reafirma o compromisso em criar oportunidades únicas para os associados, não apenas no contexto profissional, mas também no âmbito pessoal e familiar”, ao mesmo tempo que “representa uma celebração da comunidade Airmet, onde a união e o espírito de equipa são os principais protagonistas.”

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