Vencedores dos prémios AHRESP 2015
Cerimónia decorreu no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço.
Publituris
TP vai alargar número de delegados nos mercados emergentes, segundo o SET
Mercado nacional é mais de 50% do turismo nos Açores, diz Berta Cabral na convenção da Airmet
SET quer sentar à mesa APAVT e ANAV para discutir se vale a pena duas figuras de Provedor do Cliente das agências de viagens
Turismo do Centro quer saber o impacto do turismo na região
“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)
Espanha multa cinco low cost em 179M€ por cobrança indevida de bagagem de mão [Atualizada]
600 aeroportos certificados na gestão do carbono a nível mundial
Museus e monumentos com novos preços de entrada a partir de 1 de janeiro
Ryanair ameaça retirar voos de dez aeroportos em França
São Tomé e Príncipe aumenta taxas aeroportuárias a partir de 1 de dezembro
A AHRESP revelou ontem os vencedores da 1ª edição dos seus Prémios, numa cerimónia decorreu no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço e contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, o Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, o Presidente da CML, Fernando Medina e o Presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo.
Numa iniciativa em que a decisão foi do público, através de votação online, os vencedores dos Prémios AHRESP 2015 foram:
Time Out Mercado da Ribeira, com o prémio Conceito/Marca; Portugal APTECE, com o prémio Contributo para Defesa da Gastronomia como Património Nacional; TOMI “The city’s best friend”, com o prémio Produto ou Serviço do Ano/Parceiro do Ano; SIC – Portugal em Festa, com o prémio Programa de Divulgação de Oferta Turística; Cozinha com Alma, com o prémio Projeto de Solidariedade; Tiago
Henriques, do Choco Real, com o prémio Jovem Empresário/Empreendedor do Ano; Turismo do Alentejo e do Ribatejo, com o prémio Entidade Regional de Turismo e Corinthia Hotel Lisbon – Energy Efficient Hotel Project, com o prémio Sustentabilidade Ambiental.
A associação distinguiu ainda Manuel Rui Azinhais Nabeiro, fundador da Delta Cafés e do Grupo Nabeiro, com o Prémio Excelência, Carlos Ferreira, do Ferreira Café, com o prémio Portugueses Lá Fora; Nazir Din, CEO da Sana Hotels, como Personalidade do Ano e José Quitério, crítico gastronómico, com o Prémio Carreira, nas quatro categorias de mérito que foram atribuídas pela Comissão de Honra convidada pela organização.
O Presidente da AHRESP, Comendador Mário Pereira Gonçalves, deixou claro que “ao instituir estes Prémios, a AHRESP quis saudar os ventos de mudança que se começam a fazer sentir neste setor, premiando os corajosos, os empreendedores e os profissionais que, com as suas boas práticas, fazem a diferença, e marcam novos caminhos”, declarando também que estes casos de sucesso resistiram à ‘tempestade perfeita’ da recessão económica, ao que acrescentou que “com este gesto simbólico, pretendemos dar-lhes forças para continuarem”.
A AHRESP, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal é a maior Associação Empresarial do país, com 119 anos, representa atualmente oito Grupos de Setor – Restauração Tradicional, Restauração Coletiva, Restauração de Serviço Rápido, Pastelarias e Cafés, Setor da
Animação, Indústria e Comércio Alimentar, Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local, e Campismo e Caravanismo. Neste momento a AHRESP tem mais de 22 mil associados na sua chancela.
O Presidente categorizou ainda como ‘extraordinária’ a grande e rápida adesão a esta iniciativa “com mais de 200 candidaturas apresentadas para as 8 categorias que estiveram em votação, online, durante um mês, tendo sido contabilizados mais de 100 mil votos”.
O Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, marcou presença nos Prémios AHRESP e salientou que “é fundamental referir a importância histórica e estratégica da AHRESP, uma das associações com mais importância na defesa dos interesses dos seus associados e todo o setor da hotelaria, restauração e turismo. 119 anos de serviço representam o constante desafio de potenciar o crescimento de uma das áreas mais importantes para a economia”.
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, também esteve na primeira edição destes Prémios e destacou a sua importância, referindo que “Um concelho só é forte se tiver associações fortes capazes de defender os seus setores com qualidade. Por outro lado, orgulhamo-nos de ver no turismo uma das grandes medidas de recuperação da economia do país e da capital”.
Os Prémios AHRESP 2015 contaram com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
Estiveram também associados como Main Sponsors Recheio Cash & Carry, Sagres, Luso, Sumol+Compal, Galp Energia, Delifrance, Nissan, LG, Delta e Sociedade Ponto Verde.