Açores reforçam importância da qualificação dos recursos humanos
João Bettencourt considera “essencial” para a competitividade do Destino Açores.

Publituris
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
O director regional do Turismo, João Bettencourt, realçou esta quarta-feira, na Horta, Açores, a importância da qualificação dos recursos humanos no sector do turismo, considerando-os essenciais para a competitividade do Destino Açores.
João Bettencourt, que falava na abertura do fórum ‘Perspectivas do Turismo no Faial’, sublinhou a importância deste tipo de debate para todos os envolvidos na área, “face à dinâmica mais acelerada do processo turístico nos vários domínios deste sector, com especial ênfase naturalmente nos recursos humanos, e que nos obriga a ajustes contínuos”.
“Estamos a viver, a todos os níveis, num mundo em constante mutação, em que a realidade de hoje não será a de amanhã”, frisou o director regional.
“Só através da congregação de todos os esforços e da qualificação das profissões turísticas será possível aumentar o nosso poder competitivo e garantir a sustentabilidade económica do nosso destino e de todos os seus intervenientes”, salientou João Bettencourt, afirmando que tal exige empenho, trabalho e concertação de todos para se atingirem os objectivos pretendidos.
Na sua intervenção, o director regional destacou a importância estratégica atribuída ao Turismo pelo Governo dos Açores nesta legislatura, salientando que, a par da promoção e consolidação do destino, a qualificação da oferta surge como “um dos grandes desígnios” do Executivo, que envolve também a valorização dos recursos humanos, que se pretende que seja articulada com todas as escolas profissionais dos Açores, Governo e autarquias.
“Os elevados níveis de competitividade que enfrentamos diariamente num mercado cada vez mais global exigem de todos nós um maior esforço em prol da qualificação, da modernização, da inovação, da diversificação e da qualidade da nossa oferta turística, que se quer de excelência”, afirmou.
“O nosso maior objectivo, enquanto destino turístico, é continuar a caminhar rumo à excelência. E esse objectivo só será alcançado com recursos humanos qualificados e fortemente motivados”, frisou o director regional.