António Costa defende taxa turística para Lisboa
Como forma de contrariar a redução de receita que o município tem apresentado.

Publituris
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Canadianos evitam viagens para os EUA
Air Canada já tem dias de operação dos novos voos entre o Porto e Montreal
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, voltou a defender a introdução de uma taxa turística em Lisboa, de forma a contrariar a redução de receita que o município tem apresentado, principalmente com a derrama, imposto municipal que incide sobre o lucro tributável das pessoas colectivas.
Segundo a agência Lusa, o autarca refere numa informação escrita à Assembleia Municipal de Lisboa que a actual conjuntura económica se tem traduzido numa “redução brutal da receita em sede da derrama”.
“A receita no final deste ano será de menos 154 milhões de euros do que a mesma receita no final do ano de 2010”, diz o responsável, acrescentando ainda que a redução da derrama “tem sido permanente” e que, nestes quatro anos, acumulou “uma menor receita de 392 milhões de euros”.
António Costa propôs ainda o aumento de algumas taxas que seriam pagas apenas por alguns em função da utilização de serviços camarários e retomar a criação da taxa de turismo, ideia que surgiu em 2010, mas foi abandonada por ser considerada “inoportuna face ao início da crise e de Lisboa como destino turístico não estar suficientemente consolidada”.