Miguel Farrancha e Alexandre Prata
There App partilha experiências nos destinos
Esta aplicação pretende criar uma rede de ‘viajantes digitais’ que procuram informações sobre vários destinos.
Raquel Relvas Neto
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Quer saber como está o clima num determinado local que pretende visitar? A There App surgiu com o objectivo de ajudar a responder a esta questão e não só. Esta startup, que tem como membros Alexandre Prata, CEO; Miguel Farrancha, CMO & Customer Relations; Hélder Luís, CTO & Chief Designer; Eduardo Quinteiro Lopes, Sales & Corporate Relations, é uma das que participou no Lisbon Challenge, programa de aceleração promovido pela Beta-i.
Segundo os responsáveis, a ideia original surgiu devido ao surf: “Um dos nossos co-fundadores está habituado a ir surfar e a recorrer às famosas beachcams que permitem ver o estado do mar. O problema destas câmaras é que estão limitadas a um selecto número de locais, não abrangendo praias mais remotas. Após alguma reflexão a nossa equipa chegou à conclusão de que faria sentido criar uma plataforma onde um indivíduo se poderia conectar a qualquer outro utilizador anónimo para que este lhe transmitisse ao vivo um vídeo daquilo que o rodeia”.
A There App surge então como solução para três propósitos: serve para “todos aqueles que querem saber, num determinado instante, como está o ambiente num certo local e que hoje em dia estão limitadas a deslocar-se a esse sítio, a ligar a amigos ou conhecidos, ou a procurar informação (muitas vezes desactualizada) na internet sobre esse local”; “tem também interesse para aqueles a quem nós gostamos de chamar de “viajantes digitais”. Aqueles que são curiosos acerca do que se está a passar do outro lado do mundo e que actualmente não têm maneira de ver ao vivo e instantaneamente aquilo que os interessa”; e serve também para “todos aqueles que querem partilhar com amigos um determinado momento, enquanto o estão a experienciar, e que actualmente estão limitados a gravar esse momento e a enviá-lo mais tarde”.
O utilizador da Ther App pode assim aceder ao mapa interactivo e pesquisar pelo ponto que pretende, clicando sobre um utilizador anónimo que se encontre nesse local. “Ao seleccioná-lo, pode trocar mensagens com ele e solicitar uma conexão. Se esse utilizador aceitar, receberá um vídeo transmitido ao vivo daquilo que o rodeia. No fim, pode fazer replay, avaliar a qualidade da chamada, partilhar com amigos e guardar na sua área de favoritos. Isto permitir-lhe-á tanto entreter-se, como melhorar a capacidade de decisão, individualmente ou em grupo”.
No caso de querer partilhar um momento com amigos enquanto o experiencia, um utilizador apenas tem de aceder à sua lista de amigos dentro da There App, seleccionar aqueles que deseja e começar a transmitir ao vivo um vídeo daquilo que está a filmar.
Os responsáveis da startup acreditam que a aplicação “acresce valor aos destinos ao proporcionar um novo veículo que dá a conhecer esses mesmos de uma forma inovadora e mais directa. Ao possibilitar a qualquer utilizador visualizar locais de uma forma simples e intuitiva, elimina o atrito que existe ao pesquisar extensivamente na internet por vídeos relacionados com esses mesmos. Além disso, estimula a criatividade dos tais “viajantes digitais” para descobrirem novos locais, aumentando assim a exposição desses mesmos no panorama internacional”.
Neste momento, está a correr a versão de teste da aplicação com um número limitado de utilizadores, mas os responsáveis pretendem lançar a versão oficial para iOS na App Store no final do Verão, que ficará disponível em diversos países alvo, como Portugal, Estados Unidos, grande parte dos países europeus e alguns asiáticos. “No futuro pretendemos desenvolver também para Android e Windows Phone”, acrescentam.