Castelo dos Mouros Foto: Emigus
Homepage

Jornadas Europeias do Património

Castelo dos Mouros, Parque e Palácio da Pena com visitas técnicas guiadas.

Publituris
Castelo dos Mouros Foto: Emigus
Homepage

Jornadas Europeias do Património

Castelo dos Mouros, Parque e Palácio da Pena com visitas técnicas guiadas.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Hotelaria
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
Transportes
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
Distribuição
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Aviação
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
Enoturismo
Portugueses no Top 5 dos clientes nos AL da LovelyStay
AL
Ryanair passa a ligar Porto e Roma
Transportes
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas até setembro
Enoturismo
Aeroporto Internacional de Doha inaugura novas áreas de embarque
Aviação

Castelo dos Mouros
Foto: Emigus

Para celebrar as Jornadas Europeias do Património, de 20 a 22 de setembro, a Parques de Sintra irá realizar visitas técnicas guiadas gratuitas a diversos pontos de interesse que estão a ser alvo de trabalhos de requalificação, ou cujas obras terminaram recentemente. Para tal, contará com a presença dos técnicos responsáveis pela coordenação dos projetos, os melhores intervenientes para explicarem as intervenções que conduziram. As visitas são gratuitas mas é obrigatória inscrição prévia.

PUB

O programa tem início na sexta-feira, dia 20 setembro, às 10h, com uma visita ao Castelo dos Mouros, local onde vai ser explicado o projeto ‘À Conquista do Castelo’. Aqui, os visitantes vão ficar a conhecer os locais onde foram levadas a cabo as escavações arqueológicas, quais os processos utilizados para a requalificação dos caminhos de ronda e ainda quais os cuidados tidos aquando da construção do novo centro de apoio ao visitante, entre outras curiosidades.

PUB

Em simultâneo, (10h de dia 20), no Palácio da Pena, os participantes terão a rara oportunidade de entrar no Palácio através do antigo acesso principal de convidados da Família Real. Será apresentado o projeto de restauro de interiores em curso no Salão Nobre, bem como no Palácio Novo. Entre as várias explicações, vão ser tocados pontos como a arquitetura, as artes decorativas e o acervo. Igualmente no Palácio da Pena, às 12h, vai ter lugar uma visita ao Gabinete da Rainha (atualmente em fase de projeto de conservação e restauro), onde os participantes descobrirão tudo sobre as transformações que sofreu ao longo dos tempos, e compreender que as futuras opções museológicas resultarão de um compromisso entre as diversas épocas de vivências do Palácio.

A recente recuperação da Abegoaria da Quinta da Pena vai também ser palco de uma visita guiada (15h, 20 setembro) na qual os intervenientes poderão observar como foi levado a cabo o processo de restauro daquele edifício do séc. XIX, visitar as cavalariças onde se alojam os cavalos de tiro (Ardennais) e os cavalos protagonistas dos passeios equestres no Parque da Pena. Ainda no Parque da Pena, (16h30, 20 setembro) outra das propostas para estas Jornadas Europeias do Património é a descoberta do restauro efetuado na Feteira da Rainha e no Jardim das Camélias, onde os visitantes serão guiados por uma das áreas mais emblemáticas do Parque da Pena. O projeto incluiu um conjunto alargado de intervenções que visaram a recuperação de estruturas construídas e vegetação em avançado estado de degradação. Com esta visita, será ainda possível conhecer algumas das mais importantes coleções botânicas do Parque da Pena, nomeadamente de camélias e fetos arbóreos.

No domingo, dia 22 de setembro, às 11h, o convite é para participar numa visita técnica guiada ao restauro integral do Salão Nobre do Palácio da Pena bem como das suas salas adjacentes, sob a orientação do Diretor do Palácio. Esta visita foca, sobretudo, as questões de significado patrimonial do Salão Nobre enquanto testemunho de uma residência romântica, a relação da arquitetura com o acervo e o seu significado histórico. Será ainda destacada a importância do restauro tanto das artes decorativas como do acervo do Palácio. A visita passará ainda pelo interior da Escada das Cabaças.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que têm como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. Em Portugal, a Direção-Geral do Património Cultural escolheu este ano o tema ‘Lugares’, por forma a suscitar a aproximação física e emocional dos participantes aos polos patrimoniais, de modo a sensibilizar os cidadãos para a sua proteção.

PROGRAMA

Todas as visitas guiadas são gratuitas, têm um limite máximo de participantes e carecem de reserva prévia.

Castelo dos Mouros – Projeto ‘À Conquista do Castelo’

Data: 20 setembro (sexta-feira)

Horário: 10h – 13h

N.º máximo de participantes: 25

Ponto de Encontro: Bilheteira do Castelo (Calçada da Pena)

Descrição: Exploração de todo o processo levado a cabo durante o projeto ‘À Conquista do Castelo’ que, recentemente, permitiu a requalificação do monumento, com a construção de novas áreas de acolhimento, recuperação da envolvente paisagística, bem como dos caminhos de acesso e de ronda (totalmente requalificados e iluminados). Vai ainda ser possível visitar o local onde foram realizadas escavações arqueológicas que apoiaram as intervenções de recuperação e aprofundaram a informação histórica sobre o local.

Visita guiada por: Maria João de Sousa (Arqueóloga) e Vanessa Ferreira (Engenheira Civil)

Palácio da Pena – Restauro integral do Salão Nobre e reabilitação do Palácio Novo

Dia: 20 de Setembro (sexta-feira)

Horário: 10h – 11h30

N.º máximo de participantes: 20

Ponto de Encontro: Porta das Cabaças (Túnel do Tritão)

Descrição: Oportunidade rara de entrar no Palácio da Pena pelo antigo acesso principal de convidados da Família Real e testemunhar o restauro da pintura mural das Escadas das Cabaças. Segue-se depois para a Sala de Entrada e Salão Nobre, onde se toma conhecimento da complexidade do restauro integral que ali decorre, desde a arquitetura e artes decorativas às peças do acervo, passando pela complexa instalação de infraestruturas de energia elétrica, telecomunicações, iluminação de emergência e ventilação.

Visita guiada por: João Pimentel (Engenheiro Civil), Carlos Marques (Conservador-Restaurador)

Palácio da Pena – Restauro integral do Gabinete da Rainha

Dia: 20 de Setembro (sexta-feira)

Horário: 12h – 13h30

N.º máximo de participantes: 20

Ponto de Encontro: Porta principal do Palácio da Pena

Descrição: Explicação das transformações do Gabinete da Rainha ao longo dos tempos e das futuras opções museológicas que resultarão de um compromisso entre as diversas épocas de vivências do Palácio. O restauro da pintura mural desta dependência é a tarefa mais complexa, devido à sua degradação e aos diversos repintes anteriores. Se o estado do tempo o permitir, poder-se-á subir à cobertura do claustro e observar o telhado do Gabinete da Rainha, também incluído nesta intervenção.

Visita guiada por: Ana Bravo (Conservadora-Restauradora) e Carlos Marques (Conservador-Restaurador)

Quinta da Pena – Recuperação da Abegoaria da Quinta da Pena

Dia: 20 de Setembro (sexta-feira)

Horário: 15h – 17h

N.º máximo de participantes: 25

Ponto de Encontro: Bilheteira da Quinta da Pena (Calçada da Pena)

Descrição: Observação de como foi levado a cabo o processo de restauro da Abegoaria da Quinta da Pena, edifício do séc. XIX, incendiado em 1999 (pouco depois do incêndio do Chalet da Condessa). Atualmente, o edifício inclui sala de exposições e conferências e alberga não só os serviços de gestão da zona, turismo equestre, e projetos aí desenvolvidos, como um espaço para as charretes que realizam passeios no Parque da Pena.

Visita guiada por: Gonçalo Simões (Engenheiro Civil)

Parque da Pena – Restauro Feteira da Rainha e Jardim das Camélias

Dia: 20 de Setembro (sexta-feira)

Horário: 16h30 – 18h

N.º máximo de participantes: 25

Ponto de Encontro: Fonte dos Passarinhos (Parque da Pena)

Descrição: Visita a uma das áreas mais emblemáticas do Parque da Pena, recentemente alvo de restauro. O projeto incluiu um conjunto alargado de intervenções que visavam a recuperação de estruturas construídas e vegetação em avançado estado de degradação. A execução do projeto incluiu trabalhos de recuperação da rede de caminhos, com execução e reparação de pavimentos e recuperação do sistema de drenagem superficial. Foi também recuperada a rede de infraestruturas, nomeadamente da rede de condução de águas do sistema tradicional de águas do parque, para abastecimento e animação dos vários elementos de água decorativos existentes na área. Com esta visita, será ainda possível conhecer algumas das mais importantes coleções botânicas do Parque da Pena, nomeadamente de camélias e fetos arbóreos.

Visita guiada por: Nuno Oliveira (Engenheiro Florestal) e Elsa Isidro (Arquiteta Paisagista).

Palácio da Pena – Restauro integral do Salão Nobre e salas adjacentes

Dia: 22 de Setembro (domingo)

Horário: 11h – 12h30

N.º máximo de participantes: 20

Ponto de Encontro: Porta das Cabaças no Túnel do Tritão

Descrição da Vista: Esta visita tem como foco, sobretudo, as questões de significado patrimonial do Salão Nobre enquanto testemunho de uma residência romântica, a relação da arquitetura com o acervo e o seu significado histórico. A par das infraestruturas, serão apresentados os trabalhos de restauro tanto das artes decorativas como do acervo e o esforço de reconstituição de estado muito semelhante ao original do Salão Nobre do Palácio da Pena. A visita passará também pelo interior da Escada das Cabaças.

Visita guiada por: António Nunes Pereira (Arquiteto e Diretor do Palácio da Pena) e Carlos Marques (Conservador-Restaurador)

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Hotelaria
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
Transportes
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
Distribuição
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Aviação
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
Enoturismo
Portugueses no Top 5 dos clientes nos AL da LovelyStay
AL
Ryanair passa a ligar Porto e Roma
Transportes
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas até setembro
Enoturismo
Aeroporto Internacional de Doha inaugura novas áreas de embarque
Aviação
AL

2024 regista novo recorde nas reservas no AL

O número de dormidas em alojamentos turísticos de curta duração registou, em 2024, um crescimento homólogo de 18,8% para as 854,1 milhões, atingindo um novo máximo na União Europeia (UE), divulga o Eurostat.

Em 2024, os hóspedes passaram 854,1 milhões de noites em alojamentos de curta duração na União Europeia (UE), reservados através da Airbnb, Booking, Expedia Group ou TripAdvisor, avança o Eurostat. Este valor representa um aumento de 18,8% em comparação com 2023 (719,0 milhões de noites), estabelecendo um novo recorde.

Com exceção de abril, todos os meses de 2024 registaram um número superior de noites em alojamentos de curta duração em comparação com o mesmo período de 2023.

Os maiores aumentos relativos face a 2023 ocorreram em março (+48%), maio (+31,7%), agosto (+21,6%) e novembro (+21,5%). A evolução atípica de março e abril (com uma queda de 1,8%) deve-se, provavelmente, ao facto de a Páscoa ter sido em março em 2024, enquanto em 2023 ocorreu em abril.

As regiões mais populares para alojamento de curta duração reservado através de plataformas online no terceiro trimestre de 2024 foram Jadranska Hrvatska, na Croácia (25,2 milhões de noites, +6,0% face ao terceiro trimestre de 2023), a Andaluzia, em Espanha (17,2 milhões de noites, +23,1%) e a região francesa da Provença-Alpes-Costa Azul (15,6 milhões de noites, +26,2%).

No mesmo trimestre, entre as 20 principais regiões, 6 estavam em França, 5 em Espanha e Itália, 2 na Grécia e 1 na Croácia e em Portugal.

De resto, em Portugal a região do Algarve foi a mais procurada por turistas que optam por alojamentos de curta duração, integrando a tabela dos 20 destinos mais procurados, com 6,07 milhões, seguindo-se a Área Metropolitana de Lisboa, com 4,4 milhões, e a região Norte, com 3,89 milhões.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Hotelaria

Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%

A SiteMinder revela que as reservas de hotéis em Portugal para as férias da Páscoa de 2025 aumentaram 22,1% face ao mesmo período do ano passado, enquanto a tarifa média diária sobe 13,7%, passando de 208,64€ em 2024 para 237,23€ este ano, o que coloca o nosso país na liderança europeia neste indicador.

Os dados desta plataforma mundial de distribuição e receitas hoteleira, que comparam reservas nos mesmos estabelecimentos 30 dias antes da Páscoa de 2024 e 2025, revelam não apenas um aumento na procura, mas também uma maior antecedência na organização das viagens e uma crescente presença de turistas internacionais no país.

 

Os resultados da SiteMinder, atualizados a 18 de março, mostram que, durante o período de cinco noites deste feriado, as reservas por propriedade aumentaram significativamente. Além disso, a tarifa média diária (ADR) subiu 13,7%, passando de 208,64€ em 2024 para 237,23€ em 2025.

A Europa também regista um aumento significativo na tarifa média diária, mas Portugal e Espanha estão entre os líderes, com um aumento de 13,7% e quase 8%, respetivamente, em relação a este indicador. A tendência, segundo a SiteMinder, é acompanhada por outros países europeus, como Itália (+6,23%), Alemanha (+5,81%) e França (+5,61%).

Por outro lado, verifica-se que apesar da redução na duração das estadias, o tempo médio de antecedência das reservas aumentou 10,8% em relação ao ano passado, passando de 94,5 para 104,75 dias. No entanto, a duração média das estadias caiu 7,64%, passando de 2,88 para 2,66 noites.

A proporção de turistas internacionais em Portugal também cresceu significativamente. Em 2024, 72,59% das reservas eram de viajantes estrangeiros, e segundo os dados mais recentes de 2025, essa percentagem subiu para 83,07%, reforçando o posicionamento do país como um destino atrativo para o mercado global.

A plataforma analisou as reservas para o feriado do Dia do Trabalhador (1 de maio), que mostram sinais positivos para Portugal, com um aumento de 4,19% nas reservas em relação a 2024. A ADR também subiu 4,32%, passando de 229,08€ para 238,99€, acompanhada por um crescimento de 7,42% no tempo de antecedência das reservas, agora em 127,6 dias.

Apesar destes indicadores positivos para Portugal, tanto na Páscoa como no Dia do Trabalhador, James Bishop, vice-presidente de Ecossistema e Parcerias Estratégicas da SiteMinder alerta que “os hoteleiros devem manter-se atentos à tendência de reservas de última hora, especialmente por parte do mercado doméstico, que pode ainda influenciar os resultados finais”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP

Os voos entre Lisboa e capital do Rio Grande do Sul realizam-se três vezes por semana operados com o A330-900neo.

A TAP retomou, recentemente, os voos para Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. A TAP vai ligar Lisboa e Porto Alegre com três voos por semana, operados com o moderno avião A330-900neo, com capacidade para 298 passageiros.

Com a reforma da pista do Aeroporto Salgado Filho, reaberto ao tráfego aéreo desde outubro, os voos entre Lisboa e Porto Alegre vão realizar-se às terças, quintas e sábados, com partida da capital portuguesa às 13h05 e chegada a Porto Alegre às 20h25. Com uma duração total de 11h20, este é um dos voos mais longos da rede de destinos TAP. No sentido contrário, o voo da TAP parte da capital do estado do Rio Grande do Sul às 21h55, chegando ao aeroporto de Lisboa às 12h45.

“Tínhamos prometido que iríamos fazer todos os esforços para que esta rota voltasse a operar o mais rapidamente possível. Aqui estamos nós, prontos para voltar a conectar este Estado à Europa”, frisa Luís Rodrigues, CEO da TAP.

Já o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, considera que “a retoma dos voos diretos entre Porto Alegre e Lisboa é um símbolo da resiliência e da reconstrução do Rio Grande do Sul. Após enfrentarmos um dos momentos mais desafiadores da nossa história, ver nossa capital novamente conectada diretamente com a Europa demonstra a confiança do mundo na nossa recuperação. Esta rota fortalece nossos laços históricos e culturais com Portugal e também abre novas oportunidades para o turismo e negócios internacionais, alinhando-se às diretrizes do nosso Plano de Desenvolvimento Econômico.”

O primeiro voo TP117 partiu de Lisboa às 14h20, de dia 1 de abril, e chegou ao Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho às 21h45 e retomou assim as ligações para Porto Alegre, depois das fortes chuvas de maio de 2024.

De referir que a TAP Air Portugal voa diretamente de Lisboa para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, além de ligar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 13 cidades do Brasil (15 rotas, de Lisboa e Porto) que a TAP liga diretamente a Portugal.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”

Uma nova investigação da Serko e da Sabre destaca os principais desafios, êxitos e prioridades da inteligência artificial (IA) no setor das viagens empresariais, incluindo o retorno do investimento, exigências tecnológicas e outros aspetos relevantes.

A Serko e a Sabre acabam de publicar o relatório “Panorama 2025 da inteligência artificial nas viagens empresariais: explorar oportunidades, ultrapassar desafios”. O estudo, baseado num inquérito a mais de 300 gestores de viagens nos Estados Unidos, em empresas com receitas superiores a 50 milhões de dólares, revela de que forma a inteligência artificial (IA) e a inteligência artificial generativa estão a transformar o panorama das viagens de negócios, e em que áreas as organizações continuam a falhar.

“Os resultados do estudo são claros: embora a adoção da IA nas viagens empresariais seja elevada, o sucesso não é garantido”, afirmou Darrin Grafton, diretor executivo e cofundador da Serko.

O responsável realça que, embora 90% dos gestores de viagens afirmarem ter implementado a IA ou a IA generativa, “muitos continuam a enfrentar obstáculos. Seja por uma implementação deficiente, falta de capacidades internas ou apoio limitado dos parceiros, estes desafios impedem as organizações de obterem o valor total do seu investimento. É precisamente aqui que empresas tecnológicas como a Serko ou a Sabre têm oportunidade de intervir.”

Mais de 90% dos inquiridos indicam utilizar IA ou IA generativa, principalmente para redução de custos (71%), melhoria da experiência do viajante (68%) e análise de dados (63%). Quando se refere ao retorno do investimento, 52% referem que a IA superou as suas expectativas; 45% indicam que está a cumpri-las. Os principais casos de utilização incluem otimização de reservas (73%), definição de preços e poupança de custos (70%) e apoio ao viajante através de chatbots (64%).

Por outro lado, cerca de metade dos gestores de viagens acredita que a IA terá um impacto “significativo” ou “transformador” nos seus programas nos próximos cinco anos. No entanto, embora alguns inquiridos sintam que receberam apoio, 49% afirmam que este foi apenas “moderado” e 11% indicam ter recebido pouco ou nenhum apoio. Os fornecedores tecnológicos apresentam resultados semelhantes.

No que diz respeito aos principais obstáculos, contam-se dificuldades de implementação (46%), falta de talento interno (19%) e restrições orçamentais (14%) estão a atrasar o progresso, realçando que os fornecedores tecnológicos devem acelerar a integração da IA, colocando o cliente no centro.

Como indica o estudo, a IA deixou de ser uma fase de experimentação para se tornar uma expectativa. No entanto, os dados revelam que muitos programas de viagens empresariais continuam a ter dificuldades em escalar eficazmente os seus esforços. É aqui que os parceiros tecnológicos devem assumir um papel mais ativo, colmatando a lacuna entre potencial e desempenho.

Sundar Narasimhan, vice-presidente sénior e presidente da Sabre Labs, sublinha que “as empresas que não integrem processos de decisão baseados em IA correm o risco de ficar para trás – não apenas em termos de eficiência e poupança, mas também na capacidade de proporcionar experiências personalizadas e fluídas, como os viajantes agora esperam”. Assim, acrescentou: “A nossa prioridade é apoiar os nossos clientes nesta transição com confiança, garantindo que dispõem das ferramentas, estratégias e apoio certos para transformar o investimento em IA em resultados tangíveis para os viajantes e para o negócio.”

A Serko e a Sabre estão de acordo: inovar apenas por inovar não é suficiente. Cabe aos fornecedores tecnológicos simplificar a implementação, oferecer automatização inteligente e acompanhar ativamente os clientes nas suas jornadas de transformação com a IA, o que pressupõe alinhar os planos de desenvolvimento com as necessidades reais do mercado, reduzir a complexidade da integração e garantir que a IA oferece não apenas melhorias de desempenho, mas valor centrado no viajante.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance

A companhia aérea italiana ITA Airways, depois de ter sido parcialmente adquirida pelo grupo alemão Lufthansa, foi autorizada a iniciar a sua integração na Star Alliance.

Em comunicado, o presidente executivo da Star Aliance, Theo Panagiotoulias, adiantou que espera que “a ITA Airways se junte à rede Star Alliance como membro de pleno direito no início de 2026”.

Após a integração da companhia aérea italiana, a Star Alliance vai ser composta por 26 companhias aéreas, incluindo a TAP, e abranger 18.000 voos diários de ligação entre 192 países.

O Grupo Lufthansa, que inclui também a Germanwings, a Swiss, a Austrian Airlines e a Brussels Airlines, detém uma participação de 41% na ITA Airways (Italia Trasporto Aereo), que vai acrescentar 360 voos diários à rede da aliança global.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Enoturismo

Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas

A Caminhos Cruzados, produtor vitivinícola do Dão, sediado em Nelas, continua a diversificar o leque de experiências enogastronómicas, acrescentando workshops de culinária às propostas de wine and food, com assinatura do chef Miguel Vidal.

O chef residente da adega da Caminhos Cruzados, localizada na Quinta da Teixuga, guia os participantes numa viagem de sabores, partilhando técnicas e receitas criativas para explorar a harmonia entre os versáteis vinhos do produtor e os alimentos, privilegiando a autenticidade à mesa, com ingredientes endógenos.

Miguel Vidal privilegia a utilização de produtos frescos e locais, respeitando as estações do ano e o caráter único da região, embora a experiência incida igualmente sobre outros pontos do mapa nacional, apostando na interpretação de receitas da cozinha tradicional portuguesa.

O programa tem uma duração aproximada de 2h30 e começa com uma visita à vinha, adega e sala de estágios do produtor, seguindo-se a aula prática de preparação de sete receitas (três entradas frias, três pratos quentes e uma sobremesa) e a degustação de três vinhos da Caminhos Cruzados, parte integrante do Pacheca Group, para harmonizar a experiência.

Os workshops de culinária estão disponíveis para grupos de duas a 12 pessoas (75 euros por pessoa), mediante marcação prévia, complementando um leque de experiências que inclui, entre outras, provas de uva e cacau, jogo dos aromas, enologia criativa ou um peddy paper pela vinha.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
AL

Portugueses no Top 5 dos clientes nos AL da LovelyStay

Em 2024, os viajantes nacionais surgiram na 4ª posição do ranking de clientes nos alojamentos turísticos geridos pela LovelyStay, logo a seguir a Espanha, França e Estados Unidos. Porto, Lisboa e Algarve são os destinos preferidos dos portugueses, com a Madeira a crescer.

Os viajantes domésticos surgem na 4ª posição do ranking de hóspedes nos alojamentos geridos pela empresa em 2024, apenas atrás dos clientes provenientes de Espanha, França e Estados Unidos, e à frente de países como a Alemanha, Reino Unido, Brasil, Itália, Canadá e Países Baixos.

Em termos de destinos preferidos, o Porto liderou as reservas realizadas pelos portugueses no ano passado, seguido pela região do Algarve e por Lisboa, embora se destaquem também os alojamentos situados no arquipélago da Madeira.

Miguel Marinho Soares, Head of Portugal da LovelyStay, comenta eu “é muito gratificante verificar que os portugueses gostam cada vez mais de viajar por Portugal e descobrir os encantos do nosso país, evidenciando que o turismo nacional não é apenas protagonizado pelos estrangeiros.” “Por outro lado”, continua o responsável, “ao mostrar que os portugueses estão entre os viajantes que mais recorrem ao AL no seu próprio país, este ranking desmistifica também a ideia de que este tipo de acomodação é apenas direcionada a estrangeiros.”

De acordo com os dados da LovelyStay, 75% das reservas feitas pelos hóspedes portugueses em 2024 são de adultos sem crianças e 25% são famílias com menores.

Os alojamentos turísticos geridos pela LovelyStay em Portugal tiveram um preço médio de 134€ por noite em 2024 e registaram uma ocupação média de 72%, garantindo uma rentabilidade de até 35% superior em comparação com outras empresas do mesmo setor. No ano passado, a empresa registou um crescimento bruto de reservas superior a 50% face a 2023 e alcançou um volume de negócios na ordem dos €49 milhões de euros.

No ano em que celebra 10 anos de atividade, a LovelyStay tem sob a sua gestão mais de 1.500 unidades de alojamento turístico para estadias de curta e média duração em todo o território nacional, entre apartamentos, villas e ainda a gestão integrada de edifícios completos.

Um dos principais objetivos da empresa em 2025 é reforçar os alojamentos no segmento premium, apostando na qualidade das suas propriedades, na diversificação de tipologias com uma crescente oferta de villas e na maior presença em destinos de referência. A LovelyStay permanece igualmente empenhada em procurar novas propriedades para aumentar o seu portefólio, estando focada tanto nos mercados mais consolidados, como Lisboa, Porto e Algarve, como em destinos com grande potencial de crescimento, como a Madeira.

Miguel Marinho Soares assegura que “a personalização e eficiência no acompanhamento dos clientes, com um gestor de conta dedicado a cada proprietário, é o maior diferencial da LovelyStay, a par com uma plataforma inovadora que assegura total transparência, ao permitir que os proprietários acompanhem as reservas, a rentabilidade e o desempenho dos seus imóveis em tempo real”, avançando que “a nossa tecnologia permite ainda otimizar os preços de forma dinâmica, garantindo a máxima rentabilidade, ao mesmo tempo que gere todo o processo, desde a gestão de reservas à manutenção, de forma totalmente integrada”, conclui o Head of Portugal da LovelyStay.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Ryanair passa a ligar Porto e Roma

A Ryanair anunciou a ligação das cidades do Porto e Roma à operação de verão 2025.

A Ryanair liga, a partir deste verão, as cidades do Porto e Roma (Fiumicino). A ligação será realizada por seis voos semanais, constituindo esta uma das 72 rotas que a Ryanair opera a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Elena Cabral, diretora de Comunicação da Ryanair, salienta a “oferta que a companhia passa a disponibilizar a partir do Porto”, adiantando ainda que, “apesar dos constrangimentos artificias no crescimento a partir de Lisboa, a Ryanair mantém o compromisso com as regiões de Portugal, incluindo o Porto com 12 aviões baseados, representando a criação de mais de 4.600 empregos”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Enoturismo

Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas até setembro

Para assinalar sete décadas de história, a Adega de Borba convida o público a descobrir a sua história e os bastidores da produção vitivinícola alentejana com visitas e provas de vinhos gratuitas, que decorrem no primeiro sábado de cada mês, até setembro.

No âmbito das comemorações dos seus 70 anos, a Adega de Borba promove, entre abril e setembro, visitas gratuitas às suas instalações, no primeiro sábado de cada mês. A iniciativa inclui uma prova de vinhos e azeite, mediante reserva prévia.

Com esta ação, a Adega de Borba convida o público a conhecer de perto a sua história, os processos de produção e a qualidade dos seus produtos, numa verdadeira viagem ao coração da enologia alentejana.

O percurso inicia-se no edifício original da Adega, onde os visitantes poderão explorar espaços emblemáticos como a Garrafeira Histórica e a cave de estágio em garrafa. Segue-se o edifício mais recente, que integra o centro de vinificação com diferentes tecnologias de fermentação e um espaço dedicado ao envelhecimento em barricas de carvalho francês, americano e português.

A experiência inclui uma prova de três vinhos: Adega de Borba Reserva Branco, Montes Claros Reserva Tinto e Senses (à escolha entre as diferentes monocastas disponíveis). A degustação decorre na sala de provas da Adega de Borba, com vista para a sala de barricas e para o centro de vinificação, e além da prova de um vinho branco e de dois tintos, contempla também o azeite virgem extra da marca, servido com pão regional.

A visita termina na loja da Adega, onde os participantes poderão adquirir os produtos degustados e outras referências da Adega de Borba.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Aeroporto Internacional de Doha inaugura novas áreas de embarque

Os novos e modernos terminais D e E do Aeroporto Internacional de Hamad (Dhoa – Qatar) concluídos antes do previsto, vão aumentar a capacidade anual de passageiros para mais de 65 milhões.

O projeto de ampliação, que teve início em 2018, foi agora concluído com a abertura das áreas de embarque D e E, marcando o culminar do ambicioso plano de desenvolvimento do aeroporto. Este marco representa a fase final de um percurso transformativo iniciado em 2022 com a inauguração do Orchard, um jardim tropical interior de seis mil metros quadrados.

As novas áreas de embarque integram-se perfeitamente no terminal existente, introduzindo tecnologia de ponta e instalações melhoradas para satisfazer a crescente procura dos passageiros. O terminal tem agora 842 mil metros quadrados – um aumento de 14% – enquanto o acréscimo de 17 novas portas de contacto com aeronaves aumenta o total para 62, quase 40% mais do que anteriormente, assegurando maior conectividade, operações simplificadas e reduzindo significativamente os transferes de autocarro.

As novas áreas possuem sistemas de autoembarque de última geração, simplificando o processo de embarque para uma viagem mais rápida e eficiente. A tecnologia inteligente permite uma verificação rápida dos documentos, reduz os tempos de espera e assegura transições descomplicadas do terminal para o avião.

A expansão do Aeroporto Internacional de Hamad com os dois novos terminais reforça significativamente a conectividade tanto para os passageiros como para as companhias aéreas. Com o aumento da capacidade das portas de embarque e a otimização das operações de voo, o aeroporto pode acomodar um maior número de companhias aéreas internacionais e oferecer rotas mais diretas para os principais destinos a nível mundial.

A expansão dá prioridade ao conforto e à conveniência dos passageiros, oferecendo instalações melhoradas para satisfazer as diversas necessidades dos viajantes. A experiência de lazer é reforçada através de uma seleção mais vasta de lojas de retalho de referência e de marcas de restauração com presença global, ao mesmo tempo que os assentos são concebidos de forma ergonómica. Com a expansão D&E, a Qatar Duty Free apresenta mais de 10 novos pontos de venda de alimentos e bebidas, aumentando o espaço de venda a retalho do aeroporto em 2.700 metros quadrados. Esta iniciativa consolida ainda mais a posição do Aeroporto Internacional de Hamad como um polo de inovação, um destino de classe mundial para compras, refeições e experiências.

Refira-se que o Aeroporto Internacional de Hamad continua a ser um líder na aviação sustentável, com as áreas de embarque D e E concebidas para cumprir a certificação GSAS 4-Star Design & Build e com o objetivo de obter a certificação LEED Gold. O desenvolvimento incorpora sistemas energeticamente eficientes, soluções inovadoras de gestão da água e estratégias otimizadas de conforto térmico, reforçando o alinhamento do aeroporto com os objetivos globais de sustentabilidade.

A acessibilidade é um objetivo central, com princípios de design universal que garantem uma experiência perfeita para todos os viajantes. Características como loops de audição, percursos sem barreiras, áreas de assento espaçosas e serviços de assistência dedicados sublinham o compromisso do aeroporto em proporcionar um ambiente a pensar no viajante.

Esta abertura assinala a fase final da ampliação mais alargada do Aeroporto Internacional de Hamad, que introduziu várias melhorias marcantes. No centro desta transformação está o Orchard, um jardim tropical interior que redefine a experiência do passageiro com o seu ambiente sereno e beleza natural.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.