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Turismo europeu com crescimento consolidado

A Comissão Europeia de Turismo espera que a época alta do Verão consolide as expectativas positivas de crescimento em 2013, entre 1% a 3%.

Raquel Relvas Neto
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Turismo europeu com crescimento consolidado

A Comissão Europeia de Turismo espera que a época alta do Verão consolide as expectativas positivas de crescimento em 2013, entre 1% a 3%.

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Os dados do período pré-Verão apontam para um crescimento para o turismo europeu. Segundo o relatório “Turismo Europeu em 2013 – Tendências e Perspectivas” lançado pela Comissão Europeia de Turismo (CET), a maioria dos destinos europeus está a divulgar resultados positivos no período de Março a Junho. A CET espera assim que a época alta do Verão consolide as expectativas positivas de crescimento em 2013, entre 1% a 3%.

Contudo, devido à actual conjuntura económica, a entidade europeia refere que é necessário “um esforço conjunto dos sectores público e privado para criar estímulos coerentes e sustentar o crescimento futuro”.

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Cuba é o Destino Internacional Convidado da BTL 2025

Este anúncio, que dá Cuba o estatuto de Destino Internacional da Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, reflete “o compromisso contínuo da BTL em oferecer uma plataforma privilegiada de promoção de destinos turísticos do mundo, destacando a sua natureza, a cultura e o património”, destaca a organização do evento, que decorrerá de 12 a 16 de março.

A BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market prepara-se para celebrar a sua 35.ª edição, que decorrerá de 12 a 16 de março, com Cuba como Destino Internacional Convidado. Este anúncio, de acordo com a organização da Feira, reflete o compromisso contínuo da BTL em oferecer uma plataforma privilegiada de promoção de destinos turísticos do mundo, destacando a sua natureza, a cultura e o património.

A este propósito, Dália Palma, coordenadora da Feira sublinha que Cuba “é um país que simboliza autenticidade, paixão e uma enorme diversidade cultural, elementos que queremos destacar nesta edição especial”, realçando que “esta escolha reflete também a missão da BTL de promover destinos, proporcionando um olhar mais próximo sobre as suas tradições e potencial turístico e criar oportunidades de negócio”.

A participação de Cuba como Destino Internacional Convidado irá incluir uma presença reforçada com apresentações culturais e gastronómicas, bem como iniciativas especiais para promover o destino junto de agentes e dos visitantes em geral.

Assim, Niurka Perez Denis, Conselheira de Turismo de Cuba para Espanha e Portugal entende que “é uma oportunidade única para mostrar a riqueza da natureza, cultura e do património deste destino, que se mantém na preferência dos portugueses”.

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AHETA e CTP promovem encontro para debate do OE25 e relatório Mario Draghi

A AHETA e a CTP irão realizar um evento no próximo dia 28 de janeiro, no Tivoli Marina Vilamoura Algarve Resort para analisar o Orçamento de Estado 2025 e o Relatório Mario Draghi sobre o futuro da competitividade europeia.

Com início às 14h30, esta reunião de trabalho contará com intervenções de abertura de Hélder Martins, presidente da AHETA, e de Francisco Calheiros, presidente da CTP.

O tema “O Algarve, o Turismo e o Orçamento de Estado” será apresentado por Luís Serra Coelho, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, enquanto Carlos Tavares, ex-ministro da Economia e ex-presidente da CMVM, vai analisar o cenário macroeconómico.

A análise das medidas contidas no Orçamento de Estado para 2025 estará a cargo de Catarina Gonçalves, Tax Partner – Corporate & International Tax da PWC, e o Relatório de Mario Draghi “O futuro da competitividade da Europa”, por Fernando Medina, deputado e ex-ministro das Finanças.

Inscrição através do seguinte link: https://forms.office.com/r/PgEVepvQ6r.

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Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo renova identidade visual

O Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo tem um novo logotipo. Além da nova identidade visual, o website da entidade foi alvo de um redesenho, reforçando a acessibilidade e a clareza na comunicação com os consumidores.

A nova identidade, desenvolvida com a colaboração da agência Message In A Bottle, destaca-se pela simplicidade e pelos elementos visuais que refletem o desenho de uma mala (representando viagem e preparação) e de um cadeado (simbolizando segurança e proteção).

Este passo de renovação e modernização do logotipo, de acordo com a APAVT, insere-se nas comemorações dos 75 anos da Associação, reafirmando o seu compromisso com os seus associados e com os consumidores. Como primeiro ato deste marco histórico, a APAVT assegura, em nota de imprensa, que reforça, assim, a proximidade com os seus associados e respetivos clientes através de um dos grandes pilares estratégicos da associação: o Provedor do Cliente.

Desde a sua criação em 2003, a figura do Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo tem desempenhado um papel essencial na mediação de conflitos entre clientes e agências de viagens membros da APAVT, garantindo proteção e confiança ao consumidor final, lembra a APAVT, reforçando que, enquanto entidade de Resolução Alternativa de Litígios (RAL), as decisões da entidade são suscetíveis de acionar o Fundo de Garantia das Viagens e Turismo, assegurando maior proteção aos consumidores.

“Com esta nova identidade visual, queremos transmitir de forma ainda mais inequívoca o propósito do Provedor do Cliente: assegurar que os viajantes que são clientes de agências aderentes têm o apoio necessário para resolver eventuais conflitos de forma justa e célere”, refere fonte dos serviços do Provedor do Cliente citado no comunicado.

Já o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, destaca que “só nos últimos dez anos, o Provedor do Cliente ajudou mais de 16 mil pessoas, oferecendo uma alternativa eficiente e transparente para a resolução de conflitos”, apontando que os prazos de resolução “são significativamente mais céleres do que os que os consumidores conseguiriam noutras vias, e o facto de ser uma entidade recomendada pela DECO reforça ainda mais a sua credibilidade e confiança junto dos viajantes”.

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Transportes

Recife ganha rota direta com o Porto pela Azul

A transportadora aérea brasileira, Azul, vai iniciar, no próximo mês de junho, ligações diretas entre o Recife e o Porto, com três voos semanais. O anúncio, feito em Brasília, dá conta que as reservas para esta nova rota estarão disponíveis a partir do dia 30 de janeiro.

O anúncio oficial desta nova rota direta entre a capital pernambucana e a cidade do Porto, que vai ser operada pela Azul – Linhas Aéreas Brasileiras, foi realizado esta quarta-feira em Brasília, com a presença dos ministros do Turismo, Celso Sabino, e dos Portos e Aeroportos, e Silvio Costa Filho, além do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e dos executivos da transportadora.

De acordo com o ministro Celso Sabino, citado pela imprensa brasileira, a iniciativa representa um marco estratégico para o setor. “A rota direta entre Recife e o Porto reforça o papel do Nordeste no cenário global, conectando não apenas destinos, mas ampliando o intercâmbio cultural e económico entre Brasil e Portugal”, afirmou, para apontar que “e uma conquista que posiciona Recife como um dos principais hubs aéreos do país e destaca a competitividade da região”.

O impacto da rota também foi enaltecido pelo ministro Silvio Costa Filho, que destacou sua relevância para o desenvolvimento da aviação nacional e internacional, sublinhando que “além de fortalecer o turismo de lazer, com as nossas histórias e cultura, essa conexão promoverá o turismo de negócios, contribuindo para a economia do estado e do Brasil como um todo.”

Refira-se que o governo brasileiro tem vindo a intensificar esforços para alavancar o turismo através de abertura de novas rotas internacionais. Em 2024, o país atingiu a marca histórica de 6,65 milhões de turistas internacionais, enquanto a aviação comercial transportou mais de 118,3 milhões de passageiros, incluindo 20 milhões de novos viajantes inseridos no sistema.

Por sua vez, o estado de Pernambuco recebeu mais de 67 mil turistas internacionais em 2024, um aumento de 7,7% face ao ano anterior, daí ter sido considerado que esta nova rota chega num momento ideal para aumentar ainda mais esses números. Em dezembro, o crescimento foi ainda mais expressivo, com 61,52% a mais de visitantes estrangeiros comparado ao mesmo período de 2023.

 

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Emprego e Formação

14.ª edição da formação ‘O Potencial Turístico de Faro’ vai decorrer durante o mês de fevereiro

A 14ª edição da formação “O Potencial Turístico de Faro” começa já no próximo dia 4 de fevereiro. A iniciativa, organizada pelo Município, através da sua Divisão de Promoção Turística, com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, terá mais três sessões, nos dias 11, 18 e 25 do mesmo mês.

As sessões, organizadas em quatro temas (Património Histórico, Arquitetónico, Cultural, Natural e Gastronómico do concelho), decorrerão, informa a autarquia algarvia no seu site oficial, entre as 09h00 e as 17h00 e o programa inclui visitas guiadas e workshops, com o objetivo de capacitar os participantes para melhor promoverem o turismo no território, conhecer o património local e fomentar sinergias entre os diversos agentes do setor.

A Câmara Municipal de Faro indica ainda que esta formação pretende continuar a contribuir para a valorização turística do concelho, com ênfase no desenvolvimento de competências, que permitam aos participantes identificar e promover os principais pontos turísticos da cidade, melhorando a qualidade da informação prestada, promovendo a cooperação entre agentes turísticos e o Município, divulgando espaços, percursos e atividades, que possam enriquecer a experiência dos turistas.

Desta forma, que sustenta que este será um espaço privilegiado para que os profissionais que trabalham direta ou indiretamente na indústria turística, tenham acesso a uma abordagem prática e enriquecedora sobre o potencial turístico de Faro e da região.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Madeira: Turistas que não cumpram regras de segurança podem ter de pagar os custos do socorro

As missões de resgate serão sempre asseguradas quando necessário. No entanto, uma portaria que acaba de ser publicada na Madeira, vai permitir ao Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM cobrar os custos inerentes a missões de salvamento e resgate, com recurso ao helicóptero (Multi Mission H35), de turistas que optam por não cumprir as regras de segurança.

Foi publicada na Madeira, no início deste mês, uma portaria (Portaria n.º 72/2025) que vai permitir ao Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, cobrar os custos inerentes a missões de salvamento e resgate, com recurso ao helicóptero (Multi Mission H35), de turistas que se aventurem em percursos pedestres não classificados pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN), ou os considerados transitáveis, mas que se encontrem temporária ou permanentemente encerrados.

Assim, a partir de agora, caso seja ativado o meio aéreo para uma missão de resgate de turistas nas situações acima identificadas, serão cobrados os valores referentes à diária do meio aéreo (753,25 €), mais a ativação do recuperador-salvador, 105€, (podendo ir até 210€, com a ativação de dois recuperadores-salvadores, nas situações de resgate mais complexas), acrescido do valor inerente ao tempo de voo (7,50€ por minuto). Estão isentos do pagamento destas taxas os residentes na Região Autónoma da Madeira.

A região garante que as missões de resgate serão sempre asseguradas quando necessário. No entanto, para evitar custos inesperados e para garantir uma experiência segura, o Governo da Região Autónoma da Madeira recomenda o acesso exclusivo de turistas aos percursos devidamente classificados pelo IFCN. “Antes de iniciar um percurso pedestre, esteja atento aos avisos das autoridades locais e cumpra as recomendações de segurança”, destaca, para avançar que estas informações estão disponíveis no site do IFCN e na App “ProcivMadeira”.

Esta medida, conforme nota publicada na página oficial do Governo Regional, tem por objetivo desincentivar a realização de percursos não recomendados que não oferecem as condições mínimas de segurança e que apresentam maior probabilidade de ocorrência de acidentes ou incidentes.

O governo lembra que este tipo de atividade, mesmo em percursos recomendados, requer a adoção de condutas de segurança adequadas à tipologia do percurso, nomeadamente: Utilização de equipamentos adequados (calçado / roupa); Uma prévia avaliação e reconhecimento do percurso que pretende efetuar; Ter conhecimento do tempo que pode demorar a realização do percurso, bem como o nível de exigência associado.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Portugal vai estar na Expo Osaka 2025 para reforçar imagem de destino de turismo responsável

A presença de Portugal na Expo Osaka 2025 visa não só promover a riqueza cultural, histórica e natural do país, mas também reforçar a sua imagem como um destino de turismo responsável, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Expo Osaka 2025, terá lugar no Japão, de 13 de abril a 13 de outubro de 2025, e contará com a participação de Portugal, destacando-se como um destino turístico inovador e sustentável, segundo nota publicada na página oficial do Turismo de Portugal, que avança ainda que esta presença visa também promover a riqueza cultural, histórica e natural do país.

​A mesma fonte indica que o pavilhão português apresentará experiências imersivas, exposições interativas e demonstrações de inovação no setor do turismo, permitindo aos visitantes conhecerem as diversas facetas de Portugal, da gastronomia aos recursos naturais e culturais.​

Organizada pelo Bureau Internacional de Exposições e subordinada ao tema central “Conectando Mentes, Criando o Futuro”, refira-se que esta exposição mundial reunirá países de todo o mundo para debater e explorar soluções para os grandes desafios globais.

O Turismo de Portugal realça, por outro lado, que a participação do nosso país na Expo Osaka 2025 oferece uma excelente oportunidade para profissionais do turismo, empresários e operadores turísticos estabelecerem contactos e partilharem ideias com outros participantes do setor. As inscrições para o evento podem ser feitas através do portal oficial da Expo Osaka, onde será possível obter informações sobre as modalidades de visita e atividades programadas.

A instituição sublinha que a importância de participar vai além de uma mera visita ao evento, pois trata-se de uma oportunidade de integrar uma rede global de profissionais, divulgar novos produtos turísticos e contribuir para a promoção de práticas sustentáveis no turismo, para lembrar que este evento será uma vitrine internacional para o turismo português, destacando as suas ofertas diferenciadas e atraindo novos mercados.

A narrativa da participação nacional baseia-se na interligação entre os temas da exposição e o compromisso do país com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 7 (Energia Acessível e Limpa) e o ODS 14 (Vida Debaixo de Água).

Sob o tema “Oceano, Diálogo Azul” Portugal apresenta-se como uma nação com um passado, um presente e um futuro construído em torno do oceano. A exposição será dividida em duas salas, onde será explorada a relação estreita do nosso país com o mar e a sua contribuição para a sustentabilidade global.

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Transportes

Porto de Lisboa bate vários recordes nos cruzeiros em 2024

O Porto de Lisboa registou, em 2024, os melhores resultados operacionais de sempre na atividade de cruzeiros de turismo, alcançando novos recordes em termos de passageiros, escalas, tripulantes, entre outros.

O Porto de Lisboa alcançou seis novos recordes absolutos, em 2024. No total de passageiros, foram alcançados 763.752, representando mais 5.424 face a 2023, enquanto no total de escalas foram atingidas as 369, mais 16 que no ano anterior. Já nos passageiros em trânsito, o Porto de Lisboa informa que se alcançaram 591.769, registados ao longo do último ano, 7% acima do recorde anterior de 554.324 em 2023, para nas escalas em turnaround, se totalizarem mais três que em 2023 (110 vs 107), e nos navios de cruzeiros somaram-se 133, mais três do que em 2019. Finalmente, no que diz respeito aos tripulantes de cruzeiros, o novo recorde foi de 288.049, mais 3% que os 279.090 que em 2023.

Em termos de proveniência, a Europa continua a liderar como principal mercado emissor de passageiros de cruzeiros em Lisboa, destacando-se o Reino Unido, responsável individualmente por 41% do total de passageiros, seguido dos Estados Unidos (20%) e da Alemanha (14%).

A evolução positiva da atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa reflete-se também no número de navios, com 15 a realizar a sua primeira escala em Lisboa, dos quais quatro eram recém-construídos, incluindo três viagens inaugurais.

Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração da APL, destacou que “os resultados extraordinários dos cruzeiros em 2024 refletem a excelência do Porto de Lisboa, o empenho incondicional dos nossos colaboradores e o contributo fundamental de toda a comunidade portuária, em particular da Lisbon Cruise Port (LCP), concessionária do Terminal de Cruzeiros”.

Já Duarte Cabral, diretor-geral da LCP, considera que 2024 foi marcado por “desafios significativos, mas também por uma notável consolidação de Lisboa como um destino de excelência para o turismo de cruzeiros na Europa” e destaca a “colaboração estreita com a Administração do Porto de Lisboa e o apoio contínuo de todas as autoridades envolvidas”, através da qual a LCP “conseguiu enfrentar e superar obstáculos, promovendo o crescimento sustentável deste setor vital para a economia local”.

Os passos sustentáveis do Porto de Lisboa
A par disso, o Porto de Lisboa deu passos significativos na sustentabilidade em 2024, com destaque para o Projeto OPS (Onshore Power Supply). Com um financiamento de 14,5 milhões de euros, a primeira fase do projeto prevê a instalação de infraestrutura elétrica para fornecer energia limpa aos navios atracados, com conclusão até 2029.

Já o Programa “Cruzeiros pela Comunidade”, é uma iniciativa inovadora que promove a integração social e o turismo sustentável, reforçando a relação entre a cidade e as companhias de cruzeiro.

Outro marco de destaque foi o batismo do navio ecológico “Silver Ray”, que utiliza tecnologia de energia híbrida, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa em 40%, consolidando Lisboa como referência na adoção de práticas sustentáveis no turismo marítimo.

Recorde-se que, em outubro de 2024, o Porto de Lisboa divulgou a criação do Comité de Sustentabilidade da Atividade de Cruzeiros em Lisboa, uma iniciativa colaborativa que reforça o compromisso conjunto na implementação de soluções sustentáveis para o setor do turismo de cruzeiros, envolvendo parceiros estratégicos como a Administração do Porto de Lisboa (APL), a Câmara Municipal de Lisboa, a AGEPOR, a ANA Aeroportos, a CLIA (Cruise Lines International Association), a Lisbon Cruise Port, o Turismo de Lisboa, o Turismo de Portugal, a TAP e a Associação Zero.

Na mesma data foram apresentados pelo Porto de Lisboa dois estudos relevantes que destacam o impacto positivo da atividade de cruzeiros na economia local e os esforços ambientais em curso:

O estudo “Avaliação do Impacto Económico da Indústria de Cruzeiros em Lisboa 2023”, desenvolvido pela Nova SBE, revelou que este setor representou 0,3% do PIB nacional, com um contributo de 794 milhões de euros, mais 136% face a 2019.

Já o relatório sobre a “Monitorização da Qualidade do Ar na envolvente do Terminal de Cruzeiros de Lisboa” confirmou que os níveis de poluição se mantiveram dentro dos limites legais europeus e nacionais, refletindo o compromisso do Porto de Lisboa com a sustentabilidade ambiental.

Ainda em 2024 o Porto de Lisboa, através de Ana Lourenço, diretora de Turismo Marítimo na APL, assumiu a coordenação do Comité de Sustentabilidade da Cruise Europe, que tem como principal objetivo a promoção de práticas sustentáveis e responsáveis na indústria de cruzeiros, nos portos e destinos, em estreita colaboração com as companhias de cruzeiros.

A concluir, referência para o prémio obtido por Lisboa, no final de 2024, distinguindo a cidade como “Melhor Destino de Cruzeiros da Europa”, recebendo o Terminal de Cruzeiros, pela segunda vez, o prémio de “Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa” nos World Cruise Awards.

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Catar, deixe-se surpreender

Os seus clientes poderão descobrir um país que desafia todas as expectativas; um destino que combina perfeitamente modernidade e tradição

Doha apresenta-se como uma das cidades de maior crescimento, mas distingue-se dos países vizinhos; quer dar a conhecer a sua história, as suas paisagens e a sua identidade única.

Catar é um destino para explorar e maravilhar-se. Os visitantes podem caminhar pelos corredores do Souq Waqif, um mercado cheio de aromas, cores e lembranças únicas, ou visitar museus de classe mundial como o Museu Nacional do Catar ou o Museu de Arte Islâmica (MIA), uma obra-prima arquitetónica projetada por Leoh Ming Pei, que abriga uma impressionante coleção de arte islâmica. Também podem descobrir a Katara Cultural Village, um centro multicultural que recomendamos visitar ao entardecer, onde é possível explorar galerias de arte, participar em workshops de música e pintura. Se preferirem arte urbana, não podem perder o Fire Station, um centro vibrante de arte local, os murais do JEDARIART espalhados por toda a cidade ou as impressionantes obras expostas no Aeroporto Internacional de Hamad.

A natureza do Catar é igualmente surpreendente. No Mar Interior (Khor Al Adaid), um fenómeno natural onde o deserto encontra o mar, é possível viver a emoção de um safári pelas dunas. Para uma experiência mais relaxante, os manguezais de Al Thakira convidam os viajantes a remar de caiaque enquanto apreciam o contraste entre a paisagem desértica e o ecossistema verde.

A gastronomia é outro dos grandes tesouros do Catar. Aqui, é possível desfrutar tanto da deliciosa culinária local, com pratos tradicionais como o Machbous e o Thareed, quanto das criações de chefs renomados mundialmente, que transformaram o país em um destino gastronómico de excelência.

Além disso, o Catar conta com um emocionante calendário de eventos internacionais, que inclui festivais culturais, espetáculos de entretenimento e competições desportivas de alto nível. Não importa se viajam em família, com amigos ou em casal, sempre encontrarão atividades e itinerários emocionantes e únicos.

Quer oferecer aos seus clientes itinerários concretos e exclusivos? Clique nestes links e descubra tudo o que os viajantes podem explorar:

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Companhias aéreas brasileiras Azul e Gol anunciam plano de fusão

As companhias aéreas Azul e Gol, duas das três maiores empresas de aviação do Brasil, anunciaram na quarta-feira planos para uma “potencial” fusão, divulgaram as empresas ao mercado financeiro.

A Azul e o principal acionista da Gol, Abra, assinaram um memorando de entendimento que foi descrito como uma “fase inicial” do processo de negociação.

A participação de cada companhia aérea na empresa resultante da fusão dependerá de uma avaliação económica que terá em consideração a estrutura de capital e as previsões de receitas de cada companhia aérea no momento da conclusão do processo.

“Após a conclusão da incorporação de ações, a Gol será incorporada à Azul ou vice-versa, conforme o caso”, lê-se no documento.

O presidente do conselho da futura empresa será da Abra por um período inicial de três anos e o diretor executivo será indicado pela Azul, enquanto o conselho de administração terá três conselheiros de cada uma delas, além de três conselheiros independentes.

Após a fusão, as duas companhias aéreas vão continuar a existir de forma independente, podendo compartilhar aeronaves, para assim aumentar as ligações aéreas.

A fusão está sujeita à autorização das agências reguladoras brasileiras e à conclusão do processo de reestruturação da dívida da Gol nos EUA.

De facto, a Gol disse aos acionistas que continua focada na conclusão das restantes etapas do processo, com o objetivo de sair do processo como uma empresa capitalizada.

A companhia aérea tem uma frota de cerca de 120 aeronaves e opera 60 rotas domésticas e 16 internacionais, segundo dados da empresa.

A Azul, por sua vez, tem 180 aeronaves e voa para mais de 160 destinos.

O terceiro maior ‘player’ do setor aéreo brasileiro é a Latam, que será a principal rival da futura empresa resultante da fusão.

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