Chefe do The Yeatman eleito ‘Melhor Cozinheiro de Portugal’
Ricardo Costa, Chefe Executivo do restaurante Estrela Michelin do The Yeatman, foi distinguido com o prémio ‘Arco Atlântico Gastro 2013’, na categoria de ‘Melhor Cozinheiro de Portugal’.
Patricia Afonso
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Chefe Ricardo Costa do The Yeatman eleito ‘Melhor Cozinheiro de Portugal’ nos prémios Arco Atlântico Gastro
Ricardo Costa, Chefe Executivo do restaurante Estrela Michelin do The Yeatman, foi distinguido com o prémio ‘Arco Atlântico Gastro 2013’, na categoria de ‘Melhor Cozinheiro de Portugal’. O prémio será atribuído na segunda edição do Festival Arco Atlântico, que decorre de 26 julho a 4 agosto, em Gijón (Espanha).
Segundo o júri, composto pelos críticos gastronómicos Xavier Agulló, Carlos Maribona, Rosa Rivas,Ana Brana e David Fernandez-Prada, o Chefe Executivo do The Yeatman mostrou-se merecedor do prémio pela sua “criatividade sem limites, pelo seu domínio da técnica e pelo profundo respeito a cada produto”.
Para o Chefe Ricardo Costa, “Cozinhar é sempre um desafio e procuro a cada dia surpreender com as melhores combinações, reinventando a tradição e conferindo-lhe uma nova abordagem, sem deturpar a sua essência. Este prémio representa não só o reconhecimento do meu trabalho como de toda a minha equipa do The Yeatman, que é também merecedora desta distinção!”
Com uma programação dinâmica, a segunda edição do Festival Arco Atlântico coincide com a comemoração do Dia das Astúrias e irá combinar diversas propostas culturais das regiões e países da sua área de influência (Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido) desde a gastronomia à componente ligada ao mar, natureza, artes performativas e plásticas, música, literatura, enologia, entre outros.
Com 33 anos, o Chefe Ricardo Costa é formado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e desde cedo percebeu o seu gosto e apetência pela cozinha. A sua experiência conta com uma passagem por vários hotéis e restaurantes em Portugal Continental, Madeira, Espanha e Inglaterra.
Enquanto Chefe Executivo do The Yeatman desde 2011,o Chefe Ricardo Costa já viu o restaurante do hotel merecer vários prémios, entre os quais se contam em 2011 a atribuição da Estrela Michelin (Guia 2012) e a sua renovação em 2012 (Guia 2013); também o prémio regional de “Melhor Restaurante Vínico”, nos prémios Best of Wine Tourism 2013 atribuídos pela Rede de Capitais de Grandes Vinhedos e Garfo de Platina no Guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso.
Sobre The Yeatman:
Com uma localização privilegiada sobre o Rio Douro e lado a lado com as históricas caves de vinho do Porto, o The Yeatman apresenta um inovador conceito de hotel vínico de luxo e da arte de bem receber. À incomparável panorâmica sobre o rio e a zona histórica da cidade do Porto soma-se um conjunto de serviços de excelência, como o Restaurante premiado com uma estrela Michelin sob a mestria do Chef Ricardo Costa, o exclusivo Spa Vinothérapie® Caudalie e ainda um programa vínico premium, onde se incluem Jantares Vínicos, Provas e Seminários.
Membro da reconhecida cadeia Relais & Châteaux, o The Yeatman afirma-se como um embaixador dos vinhos nacionais, contando com a mais abrangente cave de vinhos portugueses do Mundo. O hotel tem vindo a merecer vários reconhecimentos internacionais e nacionais, entre os quais se destacam prémio “Most Excellent City Hotel” pela Condé Nast Johansens, “Best of Award of Excellence” pela Wine Spectator, a mais influente revista internacional de vinhos, “Best of Wine Tourism 2013” atribuído pela Rede de Capitais de Grandes Vinhedos, “Melhor Carta de Vinhos” pela Revista de Vinhos, “Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos”, pela revista Wine, “Melhor Hotel Independente”, pela Publituris e
“Garfo de Platina”, pelo Guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso.