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António Costa não vai aplicar taxas turísticas em Lisboa

O actual presidente e candidato à Câmara nas próximas eleições autárquicas não vai aplicar taxas turísticas, perante a posição unânime dos empresários contra a sua aplicação.

Carina Monteiro
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Esta foi a garantia dada pelo autarca num encontro com empresários, na passada quarta-feira, onde foram debatidas propostas para o desenvolvimento do Turismo na cidade. O actual presidente e candidato à Câmara nas próximas eleições autárquicas não vai aplicar taxas turísticas, perante a posição unânime dos empresários contra a sua aplicação.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) esteve, esta quinta-feira, em Aveiro, com os empresários locais para entregar uma petição assinada por todos na sessão pública da Câmara Muncipal.

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Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025

Em Portugal, a oferta da Air France “mantém-se estável face ao ano passado”, existindo apenas um ligeiro aumento de frequências no Porto, que passa a contar com uma “escala noturna”.

A Air France anunciou que, este verão, vai realizar até até 900 voos por dia para quase 190 destinos, em 74 países, numa operação que, segundo a companhia aérea, conta com a abertura de rotas para Riade (Arábia Saudita) e Orlando (Flórida) como novidades e que, em Portugal, “aumenta ligeiramente” o número de frequências no Porto.

De acordo com um comunicado da companhia aérea, em Portugal, a oferta “mantém-se estável face ao ano passado”, existindo apenas um ligeiro aumento de frequências no Porto, que passa a contar com uma “escala noturna”.

“Como novidade, a rota do Porto passa a ter um voo de “escala noturna” uma vez por semana aos domingos, que pernoita na cidade – permitindo um voo de partida muito cedo no dia seguinte e dando, assim, acesso a mais ligações na rede de voos da companhia em Paris-CDG”, explica a Air France, que lembra que esta oferta “é complementada pela da sua parceira KLM, que mantém os serviços diretos de Lisboa e do Porto” para Amesterdão.

Na curta e média distância, a Air France vai operar, este verão, até 670 voos por dia para 96 ​​​​destinos, incluindo um aumento na capacidade para o Mediterrâneo, com crescimentos de 8% em Itália e 3% em Espanha.

“Além da sua rede regular, a Air France oferece 29 rotas sazonais em França e na Europa, incluindo Palma de Maiorca e Ibiza (Ilhas Baleares, Espanha); Rodes e Heraklion (Grécia), bem como Dubrovnik (Croácia)”, acrescenta a companhia aérea.

Paralelamente, a Transavia France, low cost do Grupo Air France-KLM, vai oferecer voos para 123 destinos em 38 países nesta temporada, num total de 233 rotas, incluindo 26 novas ligações.

Já no longo curso, a Air France vai disponibilizar um aumento de capacidade de 4%, incluindo duas novas rotas para Riade (Arábia Saudita) e Orlando (Flórida). No caso da capital saudita, a Air France vai realizar até cinco voos por semana em Airbus A350-900, a partir de 19 de maio, enquanto Orlando vai ter quatro voos por semana em Airbus A350-900, a partir de 21 de maio.

A Air France conta ainda reforçar os voos para África e Ásia, assim como para os EUA e para o Brasil, já que a rota para Salvador da Bahia vai ser estendida até ao verão de 2025 com três voos semanais operados com aviões Boeing 777-200ER, enquanto as ligações do Rio de Janeiro vão ter voos adicionais.

 

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ARPTA com nova liderança

José Manuel Santos lidera nova direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. Tomada de posse decorre a 7 de abril.

A Assembleia Geral Eleitoral da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) culminou com a eleição dos novos órgãos sociais para o triénio 2025-2028. A sufrágio apresentou-se uma lista única, encabeçada por José Manuel Santos, atual presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, que assume agora também a liderança da ARPTA.

A nova direção reflete uma ampla representatividade do tecido turístico regional, reunindo associações setoriais, grupos hoteleiros, operadores turísticos e projetos de enoturismo e sustentabilidade, num esforço conjunto para reforçar a coesão e a competitividade do destino Alentejo.

A cerimónia de tomada de posse está marcada para o próximo 7 de abril, pelas 15h00, na Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa, Beja.

“A promoção turística do Alentejo precisa de uma resposta mais ambiciosa e agregadora, à altura dos desafios e oportunidades que temos pela frente. Queremos liderar o futuro com uma estratégia mais integrada, mais internacional e com forte ligação ao território e às empresas que o constroem diariamente”, refere José Manuel Santos, presidente eleito da Direção da ARPTA

O novo ciclo de governação da ARPTA parte de uma visão clara: reforçar a promoção externa do Alentejo, aumentar o peso do turismo internacional, garantir maior eficácia na gestão dos recursos e alinhar-se com uma estratégia de desenvolvimento sustentável para toda a região, incluindo o Ribatejo. A convergência operacional entre a Entidade Regional de Turismo e a ARPTA será um dos pilares para garantir maior coesão, inovação e capacidade de resposta.

O manifesto apresentado propõe uma Agência mais autónoma financeiramente, mais próxima dos associados, mais funcional na promoção externa e mais digital e inovadora. Estão também previstas ações concretas como a criação de clubes de produto, reforço da equipa técnica, novos instrumentos de marketing digital e campanhas de promoção em mercados estratégicos, como o Brasil, EUA e Espanha, bem como a aposta na captação de eventos internacionais e produções audiovisuais.

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Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena

Os três destinos terão os maiores aumentos em toda a rede de curta e média distância da Iberia.

A Iberia revelou o seu horário de voos para a próxima temporada de inverno, incluindo as rotas de curta e média distância.

Para tália, onde a Iberia oferece voos diretos para dez destinos (Roma, Milão, Veneza, Florença, Bolonha, Nápoles, Turim, Catânia, Olbia e Palermo), sendo sete deles durante todo o ano, por ocasião do Jubileu em Roma em 2025, a Iberia aumentará as suas frequências no inverno para 44 semanais, adicionando duas a mais em relação à oferta do ano passado. Isto representa um total de 380.000 lugares durante a temporada de inverno.

França continua a ser, mais um ano, o mercado para o qual a Iberia oferece o maior número de voos na sua rede. No total, são mais de 180 voos semanais entre Espanha e França. A Iberia disponibiliza voos diretos para Paris, Bordéus, Estrasburgo, Lyon, Marselha, Nantes, Nice e Toulouse.

Paris terá até 11 voos diários neste inverno, com a Iberia a oferecer até 52 frequências semanais para o Aeroporto de Orly, duas a mais do que no ano passado, e até 21 frequências semanais para o Aeroporto Charles de Gaulle.

Este inverno, a Áustria será o terceiro mercado europeu com maior crescimento, com voos para Viena e Innsbruck. A rota entre Madrid e Viena atingirá 23 frequências semanais, duas a mais do que em 2024, com 180.000 lugares disponíveis durante a temporada. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a companhia oferecerá voos diretos para Innsbruck, começando a 21 de dezembro de 2025 e prolongando-se até 5 de abril de 2026, com duas frequências semanais operadas por aviões A320neo, com capacidade para 186 passageiros.

Além disso, a neve e as Auroras Boreais continuarão a ser um dos principais atrativos da temporada de inverno. A Iberia voará diretamente e sem escalas pelo terceiro ano consecutivo para Rovaniemi, a capital da Lapónia. Os voos começarão a 3 de dezembro de 2025 e durarão até 28 de fevereiro de 2026, sendo operados por aeronaves A320neo.

Já os voos para Tromsø, cidade escandinava onde é possível admirar as Auroras Boreais, explorar os fiordes noruegueses ou andar de trenó, entre outras atividades, também regressam neste inverno. Os voos terão início a 3 de dezembro de 2025 e prolongar-se-ão até 1 de março de 2026, com duas frequências semanais.

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Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris

Foram três dias de networking com 45 expositores e mais de 450 agentes de viagem a participaram no RoadShow das Viagens do Publituris nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa. (Re)Veja as imagens.

A 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris reuniu, nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa, mais de 450 agentes de viagem que ficaram a conhecer as novidades que os 45 expositores mostraram em três dias de networking.

No primeiro dia, no Porto Palácio Hotel by The Editory, marcaram presença 179 agentes, resultando em mais de 4.400 interações com os expositores.

Já em Coimbra, no Vila Galé Coimbra, foram 108 as agentes de viagem que realizaram perto de 2.400 interações.

No último dia, em Lisboa, no Tazte Secret Spot, 170 agentes realizaram mais de 4.000 interações.

Marcaram presença na 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris as empresas/entidades:

AçorSonho Hotéis
Air Canada
APG Portugal
Avis
Barceló Hotel Group
Be Live Hotels
Bedsonline
Casa de Campo Resort Villas
Civitatis
Consolidador
Europcar
Hotel Continental Angola
Ilha Verde
In Sure Broker
Madeira
Mawdy
MSC Cruzeiros Portugal
Mundomar Cruzeiros
RailClick
Regent Seven Seas Cruises
Republica Dominicana
Royal Air Maroc
SATA Air Azores
Saudi Arabia Tourism Authority
Sixt
Soltrópico
TAAG – Linhas Aéreas de Angola
TAP Air Portugal
The Editory Hotels
Tivoli Estela Golf & Lodges Porto
Transavia
Turismo Alentejo e Ribatejo
Turismo da Gran Canaria
Turismo da Polónia
Turismo de Formentera
Turismo do Centro de Portugal
Turismo do Porto e Norte de Portugal
Turismo Marrocos
Um Mundo de Cruzeiros
United Airlines
Unlock Boutique Hotels
Viajar Tours
Vila Galé
Visit Benidorm – Tourism Board
Wotels

O evento conta com o apoio de: Visit Portugal, Turismo do Centro de Portugal, Turismo do Porto e Norte de Portugal, APAVT, The Editory Hotels, Vila Galé, Tazte, GR8 events, Iberobus e YVU.

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SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças

A campanha da Azores Airlines e da SATA Air Açores é válida para vendas realizadas até 14 de abril, em voos entre o continente e os Açores, assim como entre os arquipélagos dos Açores e da Madeira. 

As companhias aéreas do Grupo SATA, a Azores Airlines e a SATA Air Açores, lançaram uma nova campanha promocional dedicada às famílias, que oferece a viagem às crianças, em compras de bilhetes realizadas até 14 de abril, para voos entre Lisboa, Porto ou Faro e os Açores, assim como entre os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

“Cada adulto viajante poderá usufruir da tarifa gratuita para 1 bebé (até aos 23 meses) e 1 criança (dos 24 meses aos 11 anos). As reservas da família têm de ser feitas em conjunto e na classe tarifária Basic”, lê-se num comunicado do Grupo SATA.

A campanha é válida para vendas realizadas até 14 de abril, cujas viagens decorram entre 01 de maio e 15 de junho, bem como entre 20 de setembro e 12 de dezembro, em voos operados pela SATA Air Açores e pela Azores Airlines.

A oferta aplica-se aos voos entre Lisboa/Porto/Faro/Funchal e os Açores, e vice-versa, e os bilhetes podem ser adquiridos através de qualquer canal de vendas da SATA Azores Airlines ou nas agências de viagens.

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Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais

O anúncio de diversas medidas por parte da administração dos EUA, liderada por Donald Trump, parece estar a ter impacto nas viagens dos americanos, com as U.S. Travel Association a mostrar-se preocupada com a situação.

A U.S. Travel Association afirmou, recentemente, que a indústria do turismo está a enfrentar tendências preocupantes tanto nas viagens domésticas como nas viagens internacionais para os EUA, atribuindo a situação a vários fatores, incluindo o dólar forte e a atual mensagem transmitida pelos EUA.

As declarações surgem depois de a empresa de dados de aviação OAG ter relatado que as reservas antecipadas entre os EUA e o Canadá – o principal mercado emissor de turismo internacional para os EUA – caíram mais de 70% para a temporada de verão.

No mês passado, a Tourism Economics (TE) reviu a sua previsão para as viagens internacionais aos EUA, prevendo agora uma queda de 5,1% em 2025, em contraste com a projeção inicial de um crescimento de 8,8%.

A Tourism Economics citou o aumento das tensões comerciais globais, alertando que “à medida que as políticas comerciais globais continuam em mudança, os intervenientes da indústria devem reconhecer a ligação crítica entre a política económica e a procura por viagens”. Assim, a análise da Tourism Economics alertam para consequências de “alto risco” para o setor de viagens dos EUA, com amplas implicações económicas para além do turismo. “A colaboração dentro da indústria será essencial para mitigar os impactos negativos”, conclui a TE.

Os dados indicam, igualmente, que os gastos com viagens internacionais para os EUA, em 2025, poderão cair 12,3%, resultando numa perda anual de 22 mil milhões de dólares.

A U.S. Travel Association não mencionou as tarifas ou políticas comerciais entre os potenciais fatores que estão a reduzir as viagens, atribuindo a queda a “uma variedade de fatores, incluindo um dólar forte, longos tempos de espera para vistos, preocupações com restrições de viagem, dúvidas sobre a hospitalidade dos EUA, o abrandamento da economia americana e recentes preocupações com segurança.”

A associação esclareceu que as questões de segurança referem-se “ao sentimento manifestado nos últimos meses por alguns viajantes que expressaram preocupações com a segurança.”

“Estes desafios são reais e exigem ações decisivas”, declarou a U.S. Travel Association, indicando estar a “a trabalhar ativamente com a Casa Branca e o Congresso para promover políticas que impulsionem a expansão económica e mantenham os EUA competitivos a nível global”.

Só em 2024, as viagens injetaram 1,3 biliões de dólares na economia americana e sustentaram 15 milhões de empregos em todo o país.

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Canadianos evitam viagens para os EUA

Conhecida que é a posição do Presidente dos EUA, Donald Trump, relativamente ao Canadá, os vizinhos canadianos estão a evitar viajar para terras de “Uncle Sam”.

O que muitos esperavam que fosse uma queda temporária nas viagens dos canadianos para os EUA parece estar a mostrar sinais de um verdadeiro boicote, à medida que a reação canadiana contra as tarifas e outras tensões políticas com os EUA se intensifica.

A empresa de dados de aviação OAG revelou, recentemente, que as reservas de passageiros nos sistemas GDS para rotas entre o Canadá e os EUA estão atualmente mais de 70% abaixo todos os meses até setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em fevereiro, o Statistics Canada, por exemplo, relatou que os canadianos fizeram 1,2 milhões de viagens de regresso de carro a partir dos EUA, uma queda de 23% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Muitos canadianos estão a optar por alternativas domésticas, com habitantes da Costa Oeste a viajar para a Costa Leste. Destinos internacionais como a Europa e o México também estão a registar uma maior procura, à medida que os viajantes canadianos se afastam dos EUA.

De referir que os canadianos são a principal fonte de visitantes internacionais para os EUA. Segundo a U.S. Travel Association, 20,4 milhões de visitas de canadianos em 2024 geraram 20,5 mil milhões de dólares em receitas. Em fevereiro, a U.S. Travel estimou que uma redução de 10% nas viagens canadianas poderia significar menos 2 milhões de visitas e uma perda de 2,1 mil milhões de dólares em receitas. Além disso, refere a associação, estas visitas geram cerca de 140.000 empregos nos EUA.

Os dados da OAG mostram ainda que 320.000 lugares foram removidos pelas companhias aéreas que operam entre o Canadá e os EUA até ao final de outubro, com os maiores cortes em julho e agosto, os meses de pico da temporada de verão, quando as companhias reduziram a capacidade em cerca de 3,5%.

O CEO da United, Scott Kirby, afirmara, em meados de março, que a companhia aérea iria reduzir a capacidade entre os EUA e o Canadá devido a uma queda significativa na procura, enquanto a Air Canada já tinha decidido, em fevereiro, reduzir “proativamente” a capacidade para a Florida, Las Vegas e Arizona em março.

No final de março, a WestJet do Canadá cortou rotas transfronteiriças do seu horário de primavera tardia e verão, bem como várias ligações entre o Canadá e os EUA. A Air Canada eliminou a rota Vancouver-Washington Dulles, enquanto a United cancelou o voo Toronto-Los Angeles.

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Air Canada já tem dias de operação dos novos voos entre o Porto e Montreal

Os voos da Air Canada entre o Porto e Montreal começam a 4 de junho, com as partidas de Montreal a decorrerem às segundas, quartas e sábados, enquanto em sentido contrário os voos começam no dia 5 de junho, com ligações às terças, quintas e domingos.

Inês de Matos

A Air Canada divulgou esta segunda-feira, 31 de março, os dias de operação da nova rota que a companhia aérea canadiana vai abrir, a 4 de junho, entre Montreal e o Porto, numa rota que conta com três voos por semana.

De acordo com a companhia aérea, os voos começam a 4 de junho, com as partidas de Montreal a decorrerem às segundas, quartas e sábados, enquanto em sentido contrário os voos começam no dia 5 de junho, com ligações às terças, quintas e domingos.

Em Montreal, acrescenta a Air Canada, os passageiros podem usufruir de “viagens de ligação convenientes para destinos em todo o território dos EUA, com ligações no mesmo terminal, pré-embarque, sem necessidade de pré-verificação das bagagens e muito mais”.

Recorde-se que a nova rota da Air Canada entre o Porto e Montreal, que se vai manter até setembro, tinha sido anunciada em agosto do ano passado, com o Turismo de Portugal a destacar que esta será a “primeira ligação aérea da companhia para o Porto, e a terceira ligação para Portugal”.

Além da nova rota entre o Porto e Montreal, a Air Canada conta ainda com voos entre Lisboa e Toronto, assim como entre a capital portuguesa e Montreal.

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IATA: Procura por viagens aéreas desacelera em fevereiro

A IATA atribui a desaceleração dos números essencialmente ao facto de 2024 ter sido um “ano bissexto”, assim como à celebração do ano novo lunar que decorreu em janeiro, enquanto no ano passado esta celebração se tinha assinalado no mês de fevereiro.

Inês de Matos

Em fevereiro, a procura por viagens aéreas desacelerou ligeiramente, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, que aponta um crescimento de apenas 2,6% face a igual mês do ano passado, quando no primeiro mês do ano este crescimento tinha chegado aos 10%, o que se deve ao menor crescimento da procura internacional e à descida da demanda doméstica.

Os dados da IATA, divulgados esta segunda-feira, 31 de março, mostram que a procura internacional, que cresceu 5,6%, também caiu face ao mês anterior, quando tinha registado um aumento de 12,4%, assim como a procura doméstica, que desceu mesmo 1,9%, quando no primeiro mês do ano tinha registado um crescimento de 6,1%.

A desaceleração da procura por viagens aéreas em fevereiro está também relacionada com a menor capacidade disponibilizada, que aumentou apenas 2,0% face a fevereiro de 2024, o que se deve essencialmente à descida da capacidade doméstica, que caiu 1,7% face a fevereiro de 2024, enquanto a capacidade internacional cresceu 4,5%, no segundo mês do ano.

Já o load factor dos voos de fevereiro atingiu os 81,1%, o que indica um crescimento de 0,4 ppt face a mês homólogo do ano passado, ainda que a nível internacional este indicador tenha crescido apenas 0,9 ppt, fixando-se nos 80,2%, enquanto o load factor dos voos domésticos chegou aos 82,6%, ainda que com uma quebra de 0,2 ppt em relação a fevereiro de 2024.

No comunicado que acompanha os números, a IATA atribui a desaceleração dos números essencialmente ao facto de 2024 ter sido um “ano bissexto”, assim como à celebração do ano novo lunar que decorreu em janeiro, enquanto no ano passado esta celebração se tinha assinalado no mês de fevereiro.

Ainda assim, a IATA diz que é preciso perceber se as quedas no tráfego na América do Norte, que viu o tráfego doméstico e internacional a descer em fevereiro, foram pontuais ou se vieram para continuar.

Willie Walsh, diretor-geral da IATA, está também preocupado com os custos das compensações por atrasos ou cancelamentos, dando como exemplo os recentes problemas no Aeroporto de Heathrow, em que um incidente que ditou o corte de energia, levou ao cancelamento de diversos voos, o que significa o pagamento de milhões de euros em compensações aos passageiros afetados.

O responsável lembra, no entanto, que a presidência polaca da União Europeia já propôs alterações ao regulamento europeu, introduzindo reformas que, apesar de positivas, Willie Walsh considera que não serão suficientes e alerta mesmo que, este verão, os problemas vão continuar.

Ásia-Pacifico continua em alta mas América do Norte está em queda

Os dados da IATA permitem também perceber que, ao nível da procura internacional, o mundo vive realidades diferentes, uma vez que, se a região da Ásia-Pacífico continua a crescer, na América do Norte este indicador está em perda e desceu mesmo 1,5% face a fevereiro de 2024.

Na Ásia-Pacífico, o crescimento do tráfego internacional foi de 9.5% em fevereiro, enquanto a capacidade aumentou 8.3% e o load factor subiu para 85.7%, depois de um aumento de 0.9 ppt face a fevereiro de 2024.

Na América Latina, o tráfego internacional aumentou 6.7% e a capacidade subiu 9.9%, enquanto o load factor se fixou nos 81.7%, traduzindo uma descida de 2.5 ppt face a fevereiro de 2024.

Tal como na América Latina, também em África o tráfego internacional apresentou um aumento de 6.7% face a fevereiro do ano passado, enquanto a capacidade subiu 4.0% e o load factor fixou-se nos 75.3%, depois de uma subida de 2.0 ppt face a fevereiro de 2024.

Já na Europa, o tráfego internacional apresentou um crescimento de 5.7%, enquanto a capacidade subiu 4.9% e o load factor situou-se nos 75.5%, depois de um aumento de 0.5 ppt comparativamente ao mesmo mês de 2024.

No Médio Oriente, o tráfego internacional apresentou ainda uma subida de 3.1%, enquanto a capacidade aumentou 1.3% e o load factor situou-se nos 81.9%, depois de crescer 1.4 ppt.

Os piores resultados pertenceram mesmo à América do  Norte, que viu o tráfego internacional descer 1.5% face a fevereiro de 2024, enquanto a capacidade desceu 3.2%. Ainda assim, o load factor dos voos na América do Norte foi de 78.9%, subindo 1.3 ppt face a fevereiro do ano passado.

 

 

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TAP passa a ligar Faro e Funchal

A partir de 2 de junho, o Algarve e a Madeira ficam mais perto com dois voos por semana da TAP.

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A TAP vai ligar diretamente o Algarve e a Madeira, com dois voos por semana, que têm início a 2 de junho e operam até 11 de setembro.

Às segundas-feiras, o voo entre Funchal e Faro tem partida marcada para as 20h50 e o voo entre Faro e Funchal às 23h15. Às quintas-feiras, o voo parte do Funchal às 6h10 e de Faro às 8h35.

Os voos serão operados com aeronaves E190 de 106 lugares, estando previstos um total de 30 frequências, correspondentes a uma oferta de 3.180 lugares em cada sentido de viagem.

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