Alentejo promove seis parques temáticos em projecto inovador
Os parques temáticos surgem associados a uma marca ‘umbrella’ que transmite a ideia de circuito turístico e à qual a mascote Gilberto dá vida.

Tiago da Cunha Esteves
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Seis parques temáticos e pólos de animação turística do Alentejo juntaram-se para prepararem um plano de promoção e dinamização integrado de forma a atraírem mais vivisitantes. São eles a Aldeia da Terra, Amieira Marina, Badoca Safari Park, Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros, Fluviário de Mora e Monte Selvagem.
Os parques que aderiram a este projecto, apresentado esta segunda-feira pela Turismo do Alentejo, já receberam mais de dois milhões de visitantes desde que abriram. “Acreditamos que este produto, destinado às crianças e às famílias, reforça a imagem do Alentejo enquanto destino de eleição para quem procura uma experiência de lazer única”, afirma o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.
Cada um dos parques surge associado a uma marca ‘umbrella’ que transmite a ideia de circuito turístico. “A nova identidade parte de conceitos como a aventura, diversão e evasão que ganham forma numa bússola, de linhas estilizadas e que remete para os parques do ponto de vista cromático (i.e. tons quentes para savana, ou verdes e azuis para ambientes aquáticos)”, informa a Turismo do Alentejo.
Por outro lado, a imagem conta com uma brochura institucional, uma caderneta de cromos e deu ainda azo à criação de uma mascote, o Gilberto, em homenagem a William Gilbert, físico que propôs a orientação da bússola.
“Para os mais novos, target primário deste produto, foi mesmo criada uma ferramenta especial de comunicação como uma caderneta de cromos, que funciona como um passaporte para a diversão onde estão registadas as atracções mais emblemáticas de cada um destes locais, apresentadas pela mascote Gilberto. No final há uma surpresa para quem completar a Caderneta e este circuito, com uma oferta ligada ao universo desportivo”, complementa a Turismo do Alentejo.
Este projecto está associado aos quatro maiores clubes de futebol do País (Benfica, Porto, Sporting e Braga). Assim, para os visitantes mais pequenos que completarem a caderneta de cromos está prevista a oferta de bilhetes para assistirem aos jogos das sua equipa preferida na liga Zon Sagres. Adicionalmente, “estão também previstas vantagens para os sócios destes clubes que visitem os diferentes parques e que, em alguns casos, passam pela entrada gratuita para os sócios mais novos, até 11 anos”.
Este sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa, no jogo da 12ª jornada do Benfica contra o Marítimo, vai estar presente o Gilberto, marcando o início desta acção.