Pullmantur reduz operação em Portugal
A Pullmantur vai apenas fazer três embarques em Portugal durante o ano de 2012.
Patricia Afonso
TP vai alargar número de delegados nos mercados emergentes, segundo o SET
Mercado nacional é mais de 50% do turismo nos Açores, diz Berta Cabral na convenção da Airmet
SET quer sentar à mesa APAVT e ANAV para discutir se vale a pena duas figuras de Provedor do Cliente das agências de viagens
Turismo do Centro quer saber o impacto do turismo na região
“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)
Espanha multa cinco low cost em 179M€ por cobrança indevida de bagagem de mão [Atualizada]
600 aeroportos certificados na gestão do carbono a nível mundial
Museus e monumentos com novos preços de entrada a partir de 1 de janeiro
Ryanair ameaça retirar voos de dez aeroportos em França
São Tomé e Príncipe aumenta taxas aeroportuárias a partir de 1 de dezembro
A Pullmantur vai apenas fazer três embarques em Portugal durante o ano de 2012. De acordo com a programação da companhia para o próximo ano, Lisboa e Porto são as cidades escolhidas.
O catálogo da companhia foi apresentado a bordo do ‘Empress’ esta segunda-feira, durante o cruzeiro ‘Escapadas do Atlântico’. Na apresentação, Carlos Guarita, delegado da companhia para Portugal, explicou que devido a uma “rentabilização dos recursos e a possibilidade de oferecer alternativas aos clientes”, a Pullmantur, em 2012, não realizará os itinerários ‘Encanto das Canárias’, com saídas do Funchal, nem o ‘Escapadas do Atlântico’, com partidas de Lisboa, oferecendo dois novos circuitos e um produto agora divulgado no mercado português, a Crosieres de France.
A nova programação contempla apenas dois cruzeiros à saída de Lisboa, um na categoria dos ‘Especiais’, com a duração de nove dias e oito noites e com saída e chegada à capital portuguesa. Este itinerário tem embarque no dia 24 de Abril de 2012 e escalas em Gibraltar, Málaga, Casablanca, Agadir, Arrecife e Funchal.
O segundo cruzeiro com saídas de Portugal é um posicional e faz o itinerário Lisboa/Copenhaga. Os embarques no porto lisboeta ocorrem dia 02 de Maio e, no dia seguinte, existe a mesma possibilidade no Porto. Com escalas no Porto, Corunha, Bilbau, Cherbourg, Tilbury, Ilmuiden, Hamburgo e, finalmente, Copenhaga, este cruzeiro inclui voo de regresso para Madrid ou Barcelona.
Novos Itinerários
‘Lendas do Mediterrâneo’ e ‘Fiordes do Norte’ são os dois novos cruzeiros da Pullmantur em 2012.
O primeiro itinerário, de oito dias e sete noites, é realizado a bordo do ‘Empress’ e tem partida e chegada em Valência, permitindo embarques nesta cidade e em Palma de Maiorca. As cinco partidas ocorrem entre 29 de Setembro e 27 de Outubro.
Por sua vez, o ‘Fiordes do Norte’ será operado três vezes pelo ‘Empress’, a 12 e 26 de Maio e 09 de Junho. Este circuito parte de Copenhaga em direcção a Thronheim e vice-versa, alternado a direcção semanalmente. Segundo Carlos Guarita, o facto do itinerário ser feito apenas num sentido “permite fazer mais escalas e ter mais tempo para visitar as cidades.” Stavanger, Bergen, Flaam, Hellesylt, Geiranger e Alesund são as escalas previstas.
Mas as novidades não se ficam por aqui. No catálogo deste ano, a Pullmantur incluiu a Croisieres de France, cujos circuitos serão operados pelo navio ‘Horizon’ e que tem quatro itinerários à escolha, todos com partida e chegada a Marselha: Paloma, Sole Mio, Tutti Frutti e Bella Vita.
O responsável da companhia espanhola explicou que a Croiseres de France é uma companhia pertencente à Royal Caribbean International, “mas que este ano está à responsabilidade da Pullmantur por operar sob o mesmo regime, ou seja, ‘Tudo Incluído’”.
No próximo ano a Pullmantur optou por diferenciar os seus produtos para o mercado português e oferece, ainda, a possibilidade de combinar circuitos e city-tours com cruzeiros; fazer apenas circuitos; ou aproveitar os pacotes voo + hotel através da Pullmantur Air, que já tem também serviço regular, disponível para reserva nos GDS com o código EB.
* Leia este artigo na integra na edição desta sexta-feira (11 de Novembro) do Jornal Publituris.
* A jornalista viajou a bordo do ‘Empress’ a convite da Pullmantur