Viagens turísticas diminuíram 13,6% no ano passado
Entre Janeiro e Setembro do ano passado, os residentes em Portugal efectuaram 11,6 milhões de viagens turísticas, menos 13,6% face ao mesmo período de 2009, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Tiago da Cunha Esteves
Etihad Airways vive “momento histórico” com anúncio de 10 novos destinos
Universidade Europeia junta estudantes e em debates
Brasil lidera crescimento do mercado de viagens latino-americano
“Brasil é o campeão dos Stopovers” da TAP e corresponde a quase 50% dos passageiros
Ryanair lança programação de inverno com 5,2 milhões de lugares para Portugal
Ministro do Turismo do Brasil eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo
Maldivas é novamente destino da Sonhando
Solférias promove Carnaval no Rio de Janeiro
Futuro inclusivo de género para o turismo africano defendido em congresso
TAP com lucros no 3.º trimestre e no acumulado do ano, mas abaixo dos resultados de 2023
Entre Janeiro e Setembro do ano passado, os residentes em Portugal efectuaram 11,6 milhões de viagens turísticas, isto é, menos 13,6% face ao mesmo período de 2009. As dormidas atingiram os 55,6 milhões. O motivo “lazer, recreio ou férias” surgiu no primeiro lugar, com 6,4 milhões de viagens, depois de “visitas a familiares ou amigos” (4 milhões) e motivos “profissionais e negócios” (728.000). Os dados foram divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
No relatório, é dito que “das deslocações realizadas pelos residentes nos primeiros nove meses de 2010, cerca de 10,4 milhões tiveram o seu destino no território nacional enquanto que as restantes 1,2 milhões de deslocações foram dirigidas a outro país”. Isso significa -13,4% para Portugal e -15,4% para o estrangeiro, “o que implicou que a repartição das viagens por estes dois grandes destinos se mantivesse praticamente inalterada”.
Automóvel é o meio preferido
“O meio de transporte mais utilizado nas deslocações realizadas entre Janeiro a Setembro de 2010 pelos residentes em Portugal foi o automóvel, usado em 82,7% das viagens, seguido pelo avião (8%). Este meio foi utilizado em 60,4% do total das deslocações ao estrangeiro, enquanto que nos destinos domésticos apenas foi utilizado em 1,9% das viagens”, pode ler-se.
Por outro lado, o transporte marítimo, fluvial, rodoviário público, comboios e motociclos foram utilizados apenas em 9,3% das deslocações.
Mulheres entre os 45 e 64 anos dominam
De acordo com o INE, “dos turistas que realizaram deslocações no período compreendido entre Janeiro e Setembro de 2010, 50,1% eram mulheres e 31,8% tinham entre 45 e 64 anos, tendo sido este o escalão etário predominante”.
Já nas deslocações motivadas por negócios, o perfil altera-se. “Os turistas são predominantemente homens (70,3% do total), contrariamente ao observado nos outros dois principais motivos, onde esse peso não ultrapassa os 49%”.