Costa Cruzeiros apresenta Volta ao Mundo em 100 dias
A Costa Cruzeiros transportou seis mil passageiros portugueses em 2009, o que equivale a um crescimento de 10% face ao ano anterior.
Susana Leitão
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A Costa Cruzeiros transportou seis mil passageiros portugueses em 2009, o que equivale a um crescimento de 10% face ao ano anterior. Para 2010, Jorge Carreiras, responsável pela Costa Cruzeiros em Portugal, espera um crescimento de 35%. “Todos os indicadores apontam para um crescimento nessa ordem, ou seja, para cerca de 8800 passageiros portugueses”. A nível global a empresa de cruzeiros transportou 1,3 milhões de passageiros, ou seja, mais oito por cento que em 2008 e espera conseguir 1,5 milhões de passageiros em 2010, frisou Bernardo Echevarria. “Termos transportado 1,3 milhões de passageiros tornou-nos líder de cruzeiros na Europa”, explica o director ibérico da Costa Cruzeiros. Durante a apresentação do catálogo para 2011, o responsável salientou que o mercado de cruzeiristas na Europa equivale a cinco milhões de pessoas. O ano passado os preços caíram entre 1,4 a 1,6% devido à crise. Ainda assim, o volume de passageiro cresceu 10% em Portugal e 12% em Espanha.
Para 2011 a empresa italiana de cruzeiros apresenta como novidade o regresso da Volta ao Mundo em 100 dias no novo Costa Deliziosa . Este itinerário passa pelos cinco Continentes: Savona-Los Angeles; Los Angeles-Singapura; Singapura-Savona, num total de 37 portos. A data de partida é a 30 de Dezembro de 2011 e os preços vão desde 9999 euros a 24.649 euros (para reservas antecipadas). Aliás, as reservas antecipadas “voltaram este ano. Em 2009 não houve muitas devido à crise”. E os descontos para quem comprar com vários meses de antecedência podem chegar ao 40%, sendo que as crianças pagam apenas as taxar portuárias.
“A procura tem sido muita para a Volta ao Mundo. É um programa também muito desejado pela Costa Cruzeiros, é a imagem do grupo”, disse Bernardo Echevarria, salientando que para este programa cada mercado tem os seus lugares reservados e por isso vão abrir uma lista de espera. Outra das novidade para o ano que vem é a integração na frota do Costa Favolosa, navio com capacidade para 3780 passageiros, e as novas rotas nas Caraíbas e América do Sul.
O Porto de Lisboa (embarque e desembarque) vai receber entre Setembro e Novembro deste ano cinco cruzeiros para o Norte da Europa. A viagem no Costa Mágica vai passar por Marrocos, Itália e Espanha. Ainda falando sobre o mercado português, Jorge Carreiras desmistifica o porto favorito dos cruzeiristas lusos: “O porto e os embarque em Veneza são mais procurados que os em Barcelona”. Já a cidade de Lisboa, apesar de “ficar fora de mão para os cruzeiros no Mediterrâneo, é a cidade em que menos passageiros ficam a bordo”, ou seja, “saem para ir visitar a cidade”. O mercado português é constituído por 40% de cruzeiristas repetentes. O preço médio por cliente é de 1450 euros. Bernardo Echevarria destacou ainda a qualidade do passageiro português: “Estão dispostos a pagar um bom preço por um serviço de qualidade”, frisa.