Costa Cruzeiros apresenta Volta ao Mundo em 100 dias
A Costa Cruzeiros transportou seis mil passageiros portugueses em 2009, o que equivale a um crescimento de 10% face ao ano anterior.

Susana Leitão
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
A Costa Cruzeiros transportou seis mil passageiros portugueses em 2009, o que equivale a um crescimento de 10% face ao ano anterior. Para 2010, Jorge Carreiras, responsável pela Costa Cruzeiros em Portugal, espera um crescimento de 35%. “Todos os indicadores apontam para um crescimento nessa ordem, ou seja, para cerca de 8800 passageiros portugueses”. A nível global a empresa de cruzeiros transportou 1,3 milhões de passageiros, ou seja, mais oito por cento que em 2008 e espera conseguir 1,5 milhões de passageiros em 2010, frisou Bernardo Echevarria. “Termos transportado 1,3 milhões de passageiros tornou-nos líder de cruzeiros na Europa”, explica o director ibérico da Costa Cruzeiros. Durante a apresentação do catálogo para 2011, o responsável salientou que o mercado de cruzeiristas na Europa equivale a cinco milhões de pessoas. O ano passado os preços caíram entre 1,4 a 1,6% devido à crise. Ainda assim, o volume de passageiro cresceu 10% em Portugal e 12% em Espanha.
Para 2011 a empresa italiana de cruzeiros apresenta como novidade o regresso da Volta ao Mundo em 100 dias no novo Costa Deliziosa . Este itinerário passa pelos cinco Continentes: Savona-Los Angeles; Los Angeles-Singapura; Singapura-Savona, num total de 37 portos. A data de partida é a 30 de Dezembro de 2011 e os preços vão desde 9999 euros a 24.649 euros (para reservas antecipadas). Aliás, as reservas antecipadas “voltaram este ano. Em 2009 não houve muitas devido à crise”. E os descontos para quem comprar com vários meses de antecedência podem chegar ao 40%, sendo que as crianças pagam apenas as taxar portuárias.
“A procura tem sido muita para a Volta ao Mundo. É um programa também muito desejado pela Costa Cruzeiros, é a imagem do grupo”, disse Bernardo Echevarria, salientando que para este programa cada mercado tem os seus lugares reservados e por isso vão abrir uma lista de espera. Outra das novidade para o ano que vem é a integração na frota do Costa Favolosa, navio com capacidade para 3780 passageiros, e as novas rotas nas Caraíbas e América do Sul.
O Porto de Lisboa (embarque e desembarque) vai receber entre Setembro e Novembro deste ano cinco cruzeiros para o Norte da Europa. A viagem no Costa Mágica vai passar por Marrocos, Itália e Espanha. Ainda falando sobre o mercado português, Jorge Carreiras desmistifica o porto favorito dos cruzeiristas lusos: “O porto e os embarque em Veneza são mais procurados que os em Barcelona”. Já a cidade de Lisboa, apesar de “ficar fora de mão para os cruzeiros no Mediterrâneo, é a cidade em que menos passageiros ficam a bordo”, ou seja, “saem para ir visitar a cidade”. O mercado português é constituído por 40% de cruzeiristas repetentes. O preço médio por cliente é de 1450 euros. Bernardo Echevarria destacou ainda a qualidade do passageiro português: “Estão dispostos a pagar um bom preço por um serviço de qualidade”, frisa.