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Continental altera serviço de refeições a bordo

A Continental Airlines vai alterar o serviço de refeições a bordo no Outono, introduzindo uma variedade de escolhas alimentares de alta qualidade em classe económica, nas várias rotas EUA/Canadá e em certas rotas na América Latina.

Susana Leitão
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Continental altera serviço de refeições a bordo

A Continental Airlines vai alterar o serviço de refeições a bordo no Outono, introduzindo uma variedade de escolhas alimentares de alta qualidade em classe económica, nas várias rotas EUA/Canadá e em certas rotas na América Latina.

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A Continental Airlines vai alterar o serviço de refeições a bordo no Outono, introduzindo uma variedade de escolhas alimentares de alta qualidade em classe económica, nas várias rotas EUA/Canadá e em certas rotas na América Latina. A companhia continuará a oferecer comida gratuita na cabina de classe económica em todas as rotas intercontinentais e algumas rotas internacionais, assim como em rotas domésticas com mais de seis horas. A Continental continuará também com o seu premiado serviço de refeições gratuitas na cabine da frente (primeira classe e BusinessFirst) nas rotas mundiais. As escolhas do menu e os preços estão em desenvolvimento e serão anunciados antes da implementação do serviço. A Continental vai oferecer selecções de refeições e snacks apropriados para a duração do voo e hora do dia. As tradicionais bebidas não-alcoólicas e snacks como pretzels continuarão a ser gratuitos em todos os voos da Continental.

“Estamos a melhorar o nosso serviço de refeição em classe económica com um programa de compra de alimentos de alta qualidade e líder da indústria que é coerente com a forte imagem de marca e elevados padrões de serviço pelos quais os nossos clientes nos reconhecem”, disse Jim Compton, vice-presidente executivo e director de marketing. “O nosso modelo tradicional de comida gratuita serviu-nos bem durante muitos anos, mas precisamos mudar para reflectir o actual mercado e as preferências do cliente”, frisou.

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Viking Cruises confirma presença na Feira de Emprego e Carreiras Azuis

A Viking Cruises participa no certame enquanto expositor e com o objetivo de recrutar colaboradores para as áreas de “alimentação e bebidas, housekeeping, culinária, gestão hoteleira, tecnologias de informação e náutica”.

A Viking Cruises vai estar presente na próxima edição da Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que decorre a 27 de fevereiro de 2025, em Lisboa, avança a organização do certame, em comunicado.

“A Viking Cruises é uma companhia líder mundial em exploração, oferecendo viagens focadas em destinos – em oceanos, rios e lagos – em todo o mundo”, lê-se na informação divulgada.

A Viking Cruises participa no certame enquanto expositor e com o objetivo de recrutar colaboradores para as áreas de “alimentação e bebidas, housekeeping, culinária, gestão hoteleira, tecnologias de informação e náutica”.

Segundo a organização, a Feira de Emprego e Carreiras Azuis “é um evento de promoção de emprego, carreiras e atividades da economia azul – incluindo recrutamento, divulgação de programas de ensino, cursos de formação e produtos e serviços associados”.

O evento, acrescenta a informação divulgada, “é relevante e estratégico para companhias de cruzeiros e iates, empresas de recrutamento, turismo náutico e costeiro, estaleiros, transporte marítimo e logística, instalações portuárias, ensino e formação, indústria marítima, energia offshore, pesca e aquacultura, biotecnologia azul, serviços marítimos, ambiente e sustentabilidade, governação, entre outras organizações”.

Além da Viking Cruises, a próxima edição da Feira de Emprego e Carreiras Azuis vai contar também com a participação da For-Mar, Grupo ETE, MSC Cruises, Mystic Invest Holding, Costa Crociere, Grupo Sousa, Amplia Talents, AlgarExperience, Lisnave Estaleiros Navais, Escola do Mar dos Açores, Silversea Cruises, Portline Bulk International, DouroAzul, European Waterways.

A entrada na feira é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, que já pode ser realizada aqui.

 

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Solférias convida a descobrir a Disneyland Paris na “Festa Mágica”

Cumprindo a tradição, o operador turístico a Solférias e a Disneyland Paris lançam a que é já considerada a melhor campanha do ano: A Festa Mágica, para quem quer revisitar ou (re)descobrir aquele parque de diversões.

Até 16 de fevereiro a Festa Mágica tem preços desde 127 euros por pessoa e noite, para estadias no Disney Hotel Cheyenne, com entradas incluídas (preços válidos para dois adultos + duas crianças até aos 12 anos, três noites de estadia, para chegadas no verão entre 20 de junho e 04 de julho (excluindo sábado).

E este ano, de acordo com o operador turístico, são ainda mais as razões e novas atrações para te juntar a esta Festa Mágica: “Disney Tales of Magic”, com efeitos especiais vanguardistas e fogo-de-artifício que envolvem sonhadores de todas as idades de uma forma que vai para além de tudo o que já foi visto antes; “Disney Music Festival”, uma experiência musical onde as histórias Disney ganham vida, com o Parque Disneyland a encher-se de concertos ao vivo, espetáculos de dança e atuações de rua inspiradas nos últimos êxitos da Disney, protagonizadas pelas personagens Disney e Pixar; Todos os outros extras mágicos (pacotes de refeições, encontros com personagens, excursões, etc.), que tornam qualquer estadia ainda mais especial.

Como habitualmente, a Solférias conta com tarifas especiais com a TAP e a Air France, bem como transferes regulares Magical Shuttle grátis para crianças até aos 11 anos.

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“Se tivermos ano igual a 2024, não vamos ficar tristes. Mas queremos um ano melhor”

No final da convenção que marcou os 185 da Abreu, Pedro Quintela, diretor-geral de Vendas e Marketing da Abreu, destacou o ano “positivo” de 2024, admitindo que, “se 2025 for igual a 2024, não vamos ficar tristes, mas queremos um ano melhor”. 2025 marca, igualmente, o regresso à BTL e do Mundo Abreu físico, nos dias 1 e 2 de março, no Pavilhão Carlos Lopes.

O ano 2025 marca o 185.º da Abreu, considerada a mais antiga empresa do mundo no setor das viagens. O espírito da empresa, contudo, é, segundo Pedro Quintela, diretor-geral de Vendas e Marketing, “dos mais jovens que conheço. Estamos sempre a inovar, ser irreverentes, a procurar coisas novas”. No fundo, salienta Pedro Quintela, “fazer o suficiente para nós não é suficiente. Temos de fazer, no mínimo, sempre bom e é por isso que a empresa dura há 185 anos”.

E o 184.º ano de atividade da Abreu foi “positivo”, revelou o diretor-geral de Vendas e Marketing da Abreu, notando que “os crescimentos não são, nem podem ser, os mesmos que registámos em 2023 face a 2022, apesar de a nossa ambição ser sempre essa”.

Em termos de operação e destinos, Pedro Quintela começou por revelar que os destinos de tour operação com os charters “funcionaram bem”, destacando Cabo Verde que “continua a ser um ótimo destino”, mas também Tunísia e Marrocos. Best-sellers, no entanto, foram “as Caraíbas e as ilhas espanholas, bem como Porto Santo”. Aliás, Pedro Quintela destacou o destino Portugal, frisando que “continua a ser o destino número um de vendas e muitas vezes não temos consciência desse facto”.

Destaque ainda para as grandes viagens que, em 2024, “sentimos tendências marcantes” e onde o Japão esteve “muito forte e assim continua em 2025”, afirmou Pedro Quintela, revelando que as Maldivas estão a registar um “movimento muito interessante”, longe do “fantástico” ano de 2022, mas que está a ter um movimento “mais intenso até do que teve no ano passado por esta altura”.

Quanto a um possível shift nas tendências que podem ser já notadas para 2025, o diretor de Vendas & Marketing da Abreu admite alguma “antecipação nas vendas”, sendo disso exemplo novembro de dezembro [de 2024], “meses em que já se vendeu bastante verão de 2025”.

Assim, coloca-se a questão se 2025 será um ano idêntico ou melhor que 2024? Pedro Quintela refere que “o ano [2024] foi um ano bom, que teve resultados. Por isso, se tivermos ano igual a 2024, não vamos ficar tristes. Mas queremos um ano melhor”.

No que diz respeito ao perfil do comprador/viajante, o responsável admite que “começam a perceber que, em alguns casos, têm de pagar pela qualidade”. E aqui, nota que “temos sentido que há uma maior procura pelo aconselhamento e pelo serviço nas grandes viagens”, até porque, refere, “nem sempre é fácil comparar preço, porque são soluções diferentes, soluções à medida, onde o cliente quer pagar o mínimo possível, mas sabe que tem de pagar por um produto de qualidade”.

Neste capítulo, Pedro Quintela frisa que “nas nossas lojas todas, as nossas pessoas estão preparadas para fazer uma viagem à medida, uma viagem diferente que o cliente queira fazer”. Cliente esse que, “depois da pandemia, elevou o nível de exigência e continuou com esse nível de exigência, um cliente que está mais informado, que procura essa informação junto de amigos ou mesmo em pesquisas que faz”.

Por isso, o diretor de Marketing e Vendas da Abreu salienta que “temos de surpreender e encontrar coisas diferentes, algo que possamos acrescentar a essas viagens”.

Dois regressos em 2025
Para 2025, Pedro Quintela revela duas mudanças que “andávamos para tomar há algum tempo”: a primeira, o regresso à BTL, agora Better Tourism Lisbon Travel Market, e, em segundo, o regresso físico do Mundo Abreu, desta feita, ao Pavilhão Carlos Lopes.

“Com a pandemia, não só não voltámos à BTL, como não voltámos a realizar o Mundo Abreu num espaço físico”, algo que acontecerá mesmo antes da maior feira de turismo do país e que tem datas já marcadas: 1 e 2 de março, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, com os corners nos centros comerciais a permanecerem mais três semanas, “o que faz com que possamos continuar a comunicar e as pessoas possam reservar o mais cedo possível”, até porque, em função dos preços dinâmicos, “se esperarem pelo fim de semana seguinte já não vão ter os preços que têm no fim de semana anterior”.

No final ainda houve tempo para saber como a Abreu está a integrar o “novo mundo” tecnológico, com a Inteligência Artificial a ser considerada fulcral para o negócio. “Já temos projetos efetivos a decorrer”, avançou Pedro Quintela, revelando que “o foco, neste momento, está em ajudar as nossas pessoas, seja na frente de vendas, seja no back-office e nas áreas de suporte, a serem mais ágeis naquilo que fazem, sem, no entanto, perder o foco na personalização e no contato com o cliente”.

“Não esperamos com isto substituir consultores. O que esperamos é que os nossos consultores sejam ainda melhores a servir o cliente e isto é algo que está bem vivo numa empresa com 185 anos, mas que é das empresas que tem o espírito mais jovem que eu conheço. Portanto, está sempre a inovar, sempre irreverente, a procurar coisas novas.”

Essa inovação conclui Pedro Quintela, passa pela forma como “se constrói o produto, inova-se na forma como se aborda e atende o cliente, inova-se na forma como se comunica a marca e o próprio produto”, sendo exemplo disso a Abreu Experience, projeto de maior e melhor interação com o cliente pelas redes sociais, bem como o “Employer Branding” que visa “dar formação às nossas equipas para alargar ainda mais o nível de conhecimento e competências que têm para poder abordar as novas gerações, mas também as gerações que já viajam connosco e que não queremos perder”.

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Soltrópico lança campanha “Bomba de verão”

A iniciativa comercial que o operador turístico Soltrópico acaba de colocar no mercado, visa proporcionar aos agentes de viagem ofertas especiais para os seus clientes para uma seleção exclusiva de destinos para o verão de 2025.

A Soltrópico, operador turístico do Grupo Newtour, acaba de lançar a sua campanha “Bomba de verão” com ofertas para o verão de 2025.

A campanha abrange diversos destinos populares e de grande procura, como as ilhas do Sal e Boa Vista, em Cabo Verde, a ilha de Porto Santo, na Madeira, além de Palma de Maiorca, em Espanha, Saïdia, em Marrocos, Hammamet e Monastir, na Tunísia. Também destaca os Açores, com as ilhas de São Miguel, Terceira e Pico.

A campanha “Bomba de verão” vai decorrer até 9 de fevereiro e tem como preço de chamada 553 euros para a Ilha do Sal. Esta oferta consiste num pacote turístico para uma estadia de sete noites no hotel de quatro estrelas Água hotels Sal Vila Verde, em regime de só álojamento, e com partida do Porto a 15 de março de 2025. Já para a Ilha da Boavista, o valor começa nos 742 euros para uma estadia de sete noites no hotel de três estrelas Ouril Hotel Agueda, em regime de alojamento e pequeno-almoço, e com partida de Lisboa a 3 de junho de 2025.

Já para o Porto Santo, no âmbito desta campanha, o preço desde tem o valor de 742 euros para uma estadia de sete noites no três estrelas Hotel Praia Dourada, em regime de alojamento e pequeno-almoço, e com partida de Lisboa a 3 de junho de 2025. Para Palma de Maiorca, a oferta consiste num pacote turístico com o valor desde 799 euros para uma estadia de sete noites no quatro estrelas Sol Guadalupe, em regime alojamento e pequeno-almoço, para a saída do Porto a 8 de setembro de 2025. Para Saïdia o preço desde tem o valor de 699 euros para uma estadia de sete noites na unidade de cinco estrelas Iberostar Waves Saidia, em regime de Tudo Incluído, e com partida de Lisboa a 1 de junho ou do Porto a 28 de maio de 2025. Em todos os pacotes mencionados acima, existe um desconto de 50 euros por pessoa em partidas selecionadas.

Finalmente, para os Açores, nomeadamente, para a Ilha de São Miguel, o pacote tem valores a partir de 182 euros para uma estadia de duas noites no hotel Hotel Alcides (duas estrelas), em regime de alojamento e pequeno-almoço, e com partida de Lisboa a 31 de março de 2025. Para a Terceira, o valor começa nos 154 euros para uma estadia de duas noites no três estrelas Hotel Varandas do Atlantico By Ridan Hotels, em regime de alojamento e pequeno-almoço, e com partida de Lisboa a 31 de Março de 2025. Já para a Ilha do Pico, o valor desde é de 242 euros para uma estadia de duas noites no três estrelas, Hotel 35th Atlantic View, em regime de alojamento e pequeno-almoço, para a saída de Lisboa a 31 de março de 2025. Nas ofertas com destino aos Açores existe um desconto de 30 euros por pessoa em todas as partidas até 31 de março de 2025.

Já para Hammamet e Monastir, o período de vendas, no âmbito desta campanha, tem início a 31 de janeiro e também termina a 9 de fevereiro. Para o destino de Hammamet o preço desde tem o valor de 699 euros para uma estadia de sete noites no hotel de quatro estrelas Shalimar Aqua Park, em regime de Tudo Incluído, e com partida de Lisboa a 5 de junho de 2025. Já para Monastir, o valor começa nos 599 euros para uma estadia de sete noites no três estrelas Shems Holiday Village, em regime de Tudo Incluído, e com partida de Lisboa a 5 de junho de 2025.

 

 

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ASM Global quer superar os 100 eventos e alcançar 1M€ em receitas este ano

ASM Global, que gere em Lisboa os espaços Fábrica L e Fábrica XL, totalmente renovados no último trimestre de 2024, tem como objetivo superar a fasquia dos 100 eventos e alcançar um milhão de euros em receitas em 2025.

É este o ambicioso objetivo traçado pela ASM Global, considerado gigante internacional da indústria dos eventos que entrou recentemente em Portugal, para os espaços Fábricas neste arranque de ano.

Fábrica L e Fábrica XL, localizadas na LX Factory, entram em 2025 apostadas em reforçar o seu posicionamento como hotspots para todo o tipo de eventos na cidade de Lisboa, de portas abertas, agora com a sua oferta agregada sob uma marca única, a grandes conferências a espetáculos de música ao vivo, passando por eventos corporativos, festas temáticas ou eventos desportivos e de wellness.

“Queremos ir além do tipo de eventos que já fazemos e ser o palco de um mix muito diverso de eventos e experiências”, apontou Hugo Encarnação, diretor geral dos espaços Fábricas.

“São salas já muito conhecidas, quer do grande público quer dos principais produtores e agências de eventos do nosso mercado. Agora, o objetivo foi melhorar significativamente as condições que oferecemos e a experiência proporcionada a quem procura os nossos espaços, assegurando que estamos perfeitamente posicionados para alargar a nossa amplitude de soluções”, salienta o responsável da multinacional do setor dos eventos no mercado português, indicando que “o objetivo desta entrada da ASM em Portugal é aumentar o volume de eventos que recebemos”, precisando que “passamos de dois bons anos em 2023 e 2024, com uma média de 60 eventos, para um ano de 2025 em que queremos duplicar os níveis de ocupação, com mais de 100 eventos”.

Os dois espaços registam atualmente níveis de procura elevados, não só para este ano, mas inclusivamente já com solicitações para eventos em 2026 e 2027. “Já temos diversos eventos confirmados para o arranque deste ano, nomeadamente eventos corporativos, apresentações de marcas de automóveis e experiências de live music”, refere Hugo Encarnação, explicando que “o objetivo é chegar a um revenue de um milhão de euros no primeiro ano e, depois, ir aumentando esse volume de faturação ao longo dos próximos anos”, conclui.

Com uma capacidade combinada de 2.870 pessoas, os já conhecidos espaços Fábrica L e Fábrica XL foram alvo de um profundo processo de requalificação. As duas salas, que passam a apresentar-se ao mercado sob a marca Fábricas, oferecem um padrão de entrega superior para todo o tipo de eventos, com melhorias significativas tanto ao nível técnico como nas próprias infraestruturas.

O investimento na renovação e melhoria das condições técnicas dos venues foi o primeiro passo na estratégia de desenvolvimento traçada pela ASM Global, que entrou no mercado português no último trimestre de 2024, a par da criação da nova marca umbrella que agrega a oferta dos principais espaços de eventos da LX Factory.

O tratamento acústico das salas, a instalação de uma nova cobertura e a melhoria das infraestruturas de telecomunicações/dados, garantindo maior conectividade, maior amplitude de soluções tecnológicas e acesso wi-fi em todas as áreas interiores, são alguns dos principais destaques de um processo de renovação cirúrgico, com especial foco na melhoria das condições técnicas do espaço e da experiência dos convidados.

Melhorar as condições para clientes e parceiros foi igualmente um dos grandes objetivos da intervenção, que dotou o espaço de dois camarins à disposição dos artistas convidados, novas infraestruturas de cozinha para serviços de catering, a par do alargamento e modernização das infraestruturas sanitárias, instalação de sistemas de ventilação e reforço na segurança contra incêndios.

Tudo isto acompanhado de melhorias ao nível das infraestruturas elétricas e na arquitetura do edifício, desde logo com a instalação de uma nova cobertura, que permite uma drenagem eficaz das águas pluviais, além da renovação dos pavimentos, paredes interiores e portões de acesso, assim como intervenções na mezzanine e fachada exterior.

As Fábricas, recorde-se, são os dois primeiros espaços com gestão a cargo da ASM Global no mercado português, depois de a multinacional ter anunciado, em junho do último ano, que Portugal seria a próxima paragem na sua rota de expansão internacional. Este passo foi dado no seguimento da conquista do importante contrato, válido para os próximos cinco anos, para gerir as operações da Fábrica L e Fábrica XL.

A ASM Global fica igualmente responsável pela gestão dos espaços associados de bar, terraço e galeria ao ar livre, juntando, sob a marca Fábricas, uma sólida oferta de venues para eventos e serviços complementares de F&B (Food & Beverage).

 

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Solférias promove programação especial Páscoa 2025

Porto Santo, Djerba na Tunísia, Varadero, Havana e Cayo Santa Maria em Cuba e as Maldivas, são os destinos de destaque do operador turístico Solférias para as férias da Páscoa.

O Porto Santo, com partidas de Lisboa e do Porto em voos TAP, de 5 de abril a 3 de maio 2025, em pacote de sete noites, desde 454 euros por pessoa em alojamento duplo, é um dos destinos que a Solférias destaca na sua programação especial Páscoa.

Nesta lista está também Djerba, na Tunísia, à saída de Lisboa, num total de três voos especiais da Nouvelair, a 4, 12 e 19 de abril. Os preços são desde 662 euros por pessoa no hotel Golf Beach & Thalasso, de quatro estrelas, em quarto standard e em regime de Tudo Incluído, bem como as Maldivas, com partidas de Lisboa em lugares garantidos na Emirates. O programa de sete noites custa desde 2.857 euros por pessoa.

Finalmente, o operador turístico disponibiliza uma programação de sete noites para a Páscoa em Cuba com sugestões para Havana + Varadero, só Varadero, ou Havana + Cayo Santa Maria, para saídas de Lisboa e do Porto em voos Air Europa, via Madrid, com valores desde 1.570 euros por pessoa.

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PIB turístico representará mais de 13% do PIB total espanhol

O CaixaBank Research estima que o PIB turístico espanhol passará de 12,9%, em 2024, para 13,2% do total da economia, em 2025. Já o gasto médio deverá aumentar para 1.342 euros por pessoa, 245 euros mais que em 2019.

O serviço de estudos do CaixaBank – CaixaBank Research – estima que o PIB turístico espanhol cresceu 6% em 2024 e prevê um avanço de 3,6% para 2025, representando 13,2% do total da economia, conforme o Relatório Setorial de Turismo apresentado recentemente.

Face a esta previsão de aumento contínuo da procura turística nos próximos anos, o relatório recomenda “a gestão eficiente dos fluxos turísticos” para minimizar os impactos negativos sobre a população local e preservar os recursos naturais e culturais.

De resto, o CaixaBank Research prevê, tal como o ministro da Indústria e Turismo de Espanha, Jordi Hereu, já tinha avançado, que 2024 terminará com 94 milhões de turistas internacionais, um “crescimento muito significativo”. Além disso, o gasto médio por pessoa aumentou para 1.342 euros, 245 euros a mais que em 2019.

A análise do CaixaBank Reserach refere que “o crescimento do turismo foi impulsionado pela procura internacional, que representa 75% do gasto total, enquanto a procura interna teve um avanço mais moderado, apesar de números positivos, pois os espanhóis retomaram suas viagens internacionais”.

A análise destaca ainda que o setor “manteve sua competitividade mesmo com aumentos de preços superiores à média da economia, alinhado com tendências em países concorrentes como Portugal, Grécia e Itália”.

Os números indicam, igualmente, que, em 2024, todos os principais mercados emissores foram recuperados. O Reino Unido, que representa 19,7% das chegadas e 18% dos gastos, voltou aos níveis de 2019 após desafios relacionados ao Brexit e à crise económica pós-pandemia, e mercados de longa distância, como Estados Unidos, América Latina e Ásia, também contribuíram significativamente, com a Ásia a constituir a última a recuperar.

O setor de restaurantes também registou forte desempenho: 62% da receita nacional veio de consumidores locais, apesar de o ticket médio dos turistas estrangeiros ser maior, com um crescimento médio de 20% em 2024, comparado a 10% para residentes.

O relatório salientou a tendência de dessazonalidade, indicando que julho e agosto continuam como os meses mais fortes (23% das chegadas), mas o crescimento fora da alta temporada é “mais expressivo”, concluindo-se que essa tendência é antiga e atualmente é liderada por turistas alemães, britânicos e italianos.

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Camping-Car Park inaugura área de serviço para autocaravanas em Lavos

A Camping-Car Park anunciou a abertura de uma área de serviço e estacionamento para autocaravanas (ASA) em Lavos (Figueira da Foz), a maior fora de França, que oferece um total de 63 lugares e está equipada com os serviços essenciais aos autocaravanistas.

Trata-se da primeira área com gestão da Camping-Car Park em Portugal localizada no litoral (no caso, mesmo frente à Praia da Costa de Lavos), e junta-se às duas áreas inauguradas desde 2023, Pinhel e Penacova, ambas no interior do país.

A ASA de Lavos oferece um total de 63 lugares e está equipada com os serviços essenciais aos autocaravanistas, incluindo água potável e despejos – além de controlo de segurança e iluminação. O espaço é ainda servido por instalações sanitárias públicas, situadas a apenas 50 metros. O preço da pernoita é de 8 euros e as reservas podem ser feitas a partir do website ou da app da Camping-Car Park.

Com a integração da ASA de Lavos na sua rede, a Camping Car Park passou a oferecer 118 lugares para autocaravanas em Portugal, distribuídos por três áreas de serviço: Pinhel (23), Penacova (32) e, agora, Lavos (63).

Refira-se que a Camping-Car Park possui mais de 600 ASA na sua rede europeia, áreas frequentemente propriedade de terceiros (particulares, municípios e outras entidades) que a empresa gere de forma autónoma, prestando todos os serviços, manutenção e apoio ao cliente.

Através do website ou da app para dispositivos móveis da Camping-Car Park, o autocaravanista pode facilmente escolher a sua área preferida e reservar um lugar antecipadamente, de forma a não ter qualquer sobressalto no momento de pernoitar.

Um cartão recarregável e vitalício dá o acesso aos serviços das áreas, protegidas por uma portaria eletrónica, ao mesmo tempo que permite gerir a conta do utilizador.

A Camping-Car Park dirige-se a mais de 6,5 milhões de turistas itinerantes europeus. Com mais de 3,75 milhões de pernoitas anuais em autocaravana, Portugal é um dos locais com um forte potencial para o turismo itinerante do sul da Europa. De acordo com as estatísticas mais recentes, existem na Europa cerca de 3 milhões de autocaravanas, das quais cerca de 13.000 estão registadas em Portugal.

Uma sondagem recente realizada entre milhares de clientes da Camping-Car Park de diversas nacionalidades revelou que uma elevada percentagem considera que o desenvolvimento da rede de ASAs da empresa seria uma forte razão para visitarem Portugal na sua autocaravana – um valor que é particularmente elevado entre os espanhóis (88,75%) e franceses (82,8%). Em 2023, a Camping-Car Park registou um total de 846.293 pernoitas no conjunto da sua rede de ASA, o que corresponde a um aumento de 33% face a 2022.

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Algarve promove webinar sobre o programa de formação e integração de migrantes no setor do turismo

O Turismo do Algarve promove terça-feira, dia 21 de janeiro, entre as 15h30 e as 16h15, um webinar dirigido ao trade regional para apresentar e esclarecer dúvidas sobre o Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Social no setor do Turismo.

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Refira-se que a iniciativa resulta de um protocolo assinado entre o Turismo de Portugal, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), e visa o acolhimento, a qualificação e a integração profissional de migrantes e beneficiários de proteção internacional em Portugal.

A ação contará com uma intervenção de boas-vindas por parte de André Gomes, presidente do Turismo do Algarve. Em seguida, Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal fará a apresentação e enquadramento do programa no âmbito do Roadmap Economia, sendo que depois haverá lugar à apresentação e visita guiada ao formulário de inscrição e adesão das empresas por Ana Paula Pais, diretora Coordenadora da Direção de Gestão de Competências e Capacitação do Turismo de Portugal, com tempo ainda para esclarecimento de dúvidas por parte dos participantes.

A sessão, gratuita e de acesso online, destina-se a empresas do setor do turismo interessadas em aderir ao programa e tirar dúvidas sobre o processo de candidatura. Registo obrigatório: inscreva-se aqui.

As candidaturas ao Programa Integrar para o Turismo estão abertas até 31 de janeiro de 2025.

 

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Aeroporto de Lisboa
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ANA propõe alargar concessão por mais 30 anos e aumentar taxas aeroportuárias

A ANA – Aeroportos propõe alargar o prazo da atual concessão por mais 30 anos e aumentar as taxas aeroportuárias progressivamente até 2030 para financiar o novo aeroporto de Lisboa, segundo o relatório inicial hoje publicado.

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No documento, publicado na página oficial do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), a concessionária defende que para assegurar o reembolso do investimento e a sustentabilidade económica da concessão, sem apoio financeiro público, a empresa sugere “a introdução de um aumento anual progressivo das taxas aeroportuárias do Aeroporto de Lisboa de 2026 a 2030” para “atingir em 2030 uma receita regulada por passageiro terminal (RRMM) de 23,37 euros em termos reais”.

Além disso, propõe a extensão da duração da concessão dos aeroportos nacionais por mais 30 anos “para permitir a amortização do investimento no novo aeroporto de Lisboa”, que será localizado em Alcochete.

O atual contrato em vigor, assinado em 2012, prevê a concessão por 50 anos.

No relatório, a ANA, que recebeu hoje ‘luz verde’ do Governo para avançar com uma candidatura ao aeroporto Luís de Camões, começa por salientar que, com base no cronograma previsto no contrato de concessão, as autorizações ambientais e a complexidade das obras, “prevê a abertura do NAL [novo aeroporto de Lisboa] em meados de 2037”.

No entanto, o relatório aponta “algumas possíveis otimizações do cronograma, que a ANA está interessada em discutir com o concedente”, que permitirão “considerar uma antecipação da abertura do NAL até o final do ano 2036”.

O relatório inicial entregue pela ANA ao Governo em 17 de dezembro prevê que o aeroporto Luís de Camões custe 8,5 mil milhões de euros, dos quais 7 mil milhões financiados através da emissão de dívida.

O documento foi tornado público depois do Governo ter informado a ANA Aeroportos que pretende que avance com a candidatura ao novo aeroporto, no Campo de Tiro de Alcochete, e adiantou que a proposta da concessionária não prevê contribuição direta do Orçamento do Estado.

Em comunicado, o Governo avançou também que o “objetivo é assegurar competitividade das taxas aeroportuárias e limitar extensão da concessão”.

O Ministério das Infraestruturas e Habitação sublinhou que esta fase de negociação do processo com a ANA acontecerá depois da entrega da candidatura, pelo que esta resposta não significa que foram aceites as condições previstas no relatório inicial.

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