Centro e Norte lideram candidaturas turísticas ao QREN
As regiões Centro e Norte de Portugal foram as que apresentaram mais candidaturas ao Sistema de Incentivos à Inovação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) no Turismo, com 62 e 56 respectivamente

Sónia Gomes Costa
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
Portugueses no Top 5 dos clientes nos AL da LovelyStay
Ryanair passa a ligar Porto e Roma
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas até setembro
Aeroporto Internacional de Doha inaugura novas áreas de embarque
As regiões Centro e Norte de Portugal foram as que apresentaram mais candidaturas ao Sistema de Incentivos à Inovação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) no Turismo, com 62 e 56 respectivamente. As empresas turísticas no Alentejo apresentaram 19 candidaturas, as do Algarve nove e as de Lisboa seis.
No total, contaram-se 152 candidaturas de empresas do sector turístico a financiamento comunitário, para estímulo ao empreendedorismo e à inovação, ou seja, houve uma duplicação dos projectos e prevê-se um investimento global na ordem dos 400 milhões de euros.
Nos concursos, cujas candidaturas decorreram de finais de Novembro de 2009 a 1 de Fevereiro, as regiões Centro e Norte deram origem a quase 80% das candidaturas aos dois concursos. Cerca de um terço (46 projectos) do total de candidaturas tiveram origem em promotores sedeados nos Pólos de Desenvolvimento Turístico. O Pólo da Serra da Estrela lidera essa lista, tendo sido submetidos 12 projectos, seguindo-se os Pólos Leiria-Fátima (10 candidaturas), Douro (9 projectos), Oeste (6 candidaturas), Terras do Grande Lago – Alqueva (5 projectos candidatos) e Alentejo Litoral (com 4 candidaturas apresentadas).