A ‘nossa’ BTL
Esta é mais uma daquelas edições especiais do Publituris, desta feita assinalando a 22.ª edição da BTL. Há 22 anos que acompanhamos de perto a Feira Internacional de Turismo. Somos […]
Ruben Obadia
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Esta é mais uma daquelas edições especiais do Publituris, desta feita assinalando a 22.ª edição da BTL. Há 22 anos que acompanhamos de perto a Feira Internacional de Turismo. Somos aliás das poucas instituições a podermo-nos orgulhar de tal feito. Quando a então denominada Bolsa de Turismo de Lisboa nasceu já o Publituris tinha atingido a maioridade, do alto dos seus 20 anos à época. Curiosamente, por muito esforço que a organização faça no sentido de passar o nome de Feira Internacional de Turismo, a realidade é que para a maioria dos profissionais do sector continua a ser a “Bolsa de Turismo de Lisboa”. Curiosidades à parte, este ano a BTL é mais cedo, muito por culpa da Fitur ter antecipado uma semana, o que nos empurrou para esta data.
O facto acaba por prejudicar essencialmente os operadores turísticos, que assim ficam ainda mais limitados nas novidades a comunicar, uma vez que a maioria da contratação ainda está a decorrer. As novidades vão certamente surgir no pós-BTL. Novidades na Sonhando, na Soltrópico ou num outro qualquer operador a renascer com cheiro a sol… e mar.
Mas se em outras edições fui um forte crítico da organização da BTL, desta feita tenho de enaltecer o esforço de modernização, apesar de todos os constrangimentos conhecidos. Trazer centena e meia de operadores internacionais à BTL com tours incluídos é obra! Colocar um auditório no meio da feira é inovador. E poderia continuar. Finalmente a organização da BTL percebeu que as empresas que estão presentes querem retorno e, finalmente, as empresas presentes sabem o que vão fazer à BTL.
Este ano também temos o orgulho de ser media sponsor da Feira. Somos a única publicação do trade com este estatuto, certamente um reconhecimento do nosso trabalho.
A fechar, e porque sei que tem muito para ler nesta mega-edição de 128 páginas, chamo a atenção para o tema de capa, num exclusivo Publituris. Segundo o estudo a que tivemos acesso – Country Brand Index 2009 – Portugal é o 5.º melhor destino mundial para famílias. Como vê, nem tudo são más notícias. Vamos deixar o fado para a música e construir um País optimista. A começar hoje…