A ‘nossa’ BTL
Esta é mais uma daquelas edições especiais do Publituris, desta feita assinalando a 22.ª edição da BTL. Há 22 anos que acompanhamos de perto a Feira Internacional de Turismo. Somos […]

Ruben Obadia
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
Esta é mais uma daquelas edições especiais do Publituris, desta feita assinalando a 22.ª edição da BTL. Há 22 anos que acompanhamos de perto a Feira Internacional de Turismo. Somos aliás das poucas instituições a podermo-nos orgulhar de tal feito. Quando a então denominada Bolsa de Turismo de Lisboa nasceu já o Publituris tinha atingido a maioridade, do alto dos seus 20 anos à época. Curiosamente, por muito esforço que a organização faça no sentido de passar o nome de Feira Internacional de Turismo, a realidade é que para a maioria dos profissionais do sector continua a ser a “Bolsa de Turismo de Lisboa”. Curiosidades à parte, este ano a BTL é mais cedo, muito por culpa da Fitur ter antecipado uma semana, o que nos empurrou para esta data.
O facto acaba por prejudicar essencialmente os operadores turísticos, que assim ficam ainda mais limitados nas novidades a comunicar, uma vez que a maioria da contratação ainda está a decorrer. As novidades vão certamente surgir no pós-BTL. Novidades na Sonhando, na Soltrópico ou num outro qualquer operador a renascer com cheiro a sol… e mar.
Mas se em outras edições fui um forte crítico da organização da BTL, desta feita tenho de enaltecer o esforço de modernização, apesar de todos os constrangimentos conhecidos. Trazer centena e meia de operadores internacionais à BTL com tours incluídos é obra! Colocar um auditório no meio da feira é inovador. E poderia continuar. Finalmente a organização da BTL percebeu que as empresas que estão presentes querem retorno e, finalmente, as empresas presentes sabem o que vão fazer à BTL.
Este ano também temos o orgulho de ser media sponsor da Feira. Somos a única publicação do trade com este estatuto, certamente um reconhecimento do nosso trabalho.
A fechar, e porque sei que tem muito para ler nesta mega-edição de 128 páginas, chamo a atenção para o tema de capa, num exclusivo Publituris. Segundo o estudo a que tivemos acesso – Country Brand Index 2009 – Portugal é o 5.º melhor destino mundial para famílias. Como vê, nem tudo são más notícias. Vamos deixar o fado para a música e construir um País optimista. A começar hoje…