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Terminal A sai do BSP mas promete pagar dívida

Cerca de 45 milhões de euros é quanto a Terminal A deve ao BSP e a ausência de pagamento deste valor fez com que a agência espanhola entrasse em default […]

Liliana Cunha
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Terminal A sai do BSP mas promete pagar dívida

Cerca de 45 milhões de euros é quanto a Terminal A deve ao BSP e a ausência de pagamento deste valor fez com que a agência espanhola entrasse em default […]

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Cerca de 45 milhões de euros é quanto a Terminal A deve ao BSP e a ausência de pagamento deste valor fez com que a agência espanhola entrasse em default (má utilização dos fundos do ponto de vista legal) e deixasse de ter licença IATA.

Sem confirmação da Terminal A sobre o valor em dívida, fontes do mercado indicam que o mesmo está próximo da realidade, correspondendo 30 milhões de euros ao mês de Outubro, e os restantes à primeira quinzena de Novembro.

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A notícia, que foi avançada esta semana no Hosteltur, é vista pelo mercado português como “uma situação gravíssima”, como alertaram ao Publituris alguns players do sector, mostando-se expectantes no sentido de saber se esta terá efectivamente falido, ou se algum grupo poderá vir a estar interessado em recuperar a marca.

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Companhias sofrem

Iberia, Spanair e Air Europa são algumas das companhias aéreas a sofrer com esta situação provocada pela Terminal A que deve 2,5 milhões, 1,5 milhões e 900 mil euros, respectivamente, a cada uma.

Contactada pelo Publituris, a TAP optou por não revelar o valor em questão.

Entretanto, a online continua a surgir com oferta em companhias low cost (que não são IATA) e outras com quem tem acordos directos.

Fontes do sector nacional, referem ainda ao Publituris que a agência se comprometeu a pagar as dívidas em questão. Contudo, e por já não poder comprar à quantidade de companhias que tinha anteriormente, assume-se que será mais díficil a liquidação de cada uma das dívidas, prejudicando-se, assim, o mercado.

Como consequência de toda esta situação, companhias aéreas e agências de viagem reforçam o pedido que já foi feito à IATA, com vista à alteração do calendário de pagamento de BSP, sugerindo a passagem de pagamentos mensais para semanais.

A periodicidade semanal já está implementada no BSP da Holanda e na Air France para o mercado francês, mas em Portugal e Espanha é pago mensalmente.

Ainda segundo o Hosteltur, refira-se a título de curiosidade que, no total, em Outubro, a dívida das agências de viagem às companhias IATA estava situada nos 37 milhões de euros, dos quais, 30 milhões pertencentes à Terminal A, e os restantes sete a agências de menor dimensão.

Terminal A mantém operacionalidade

Sem conseguir contactar a Terminal A, sedeada em Espanha, o Publituris recebeu, no entanto, um comunicado da online através da agência de comunicação em Portugal. Nele, a empresa refere que, como agências licenciada, “vai manter a sua actividade na plenitude, apesar de não ter a licença IATA”. Com efeito, admite ter assinado acordos com “agências às quais sub-contratou a emissão de bilhetes de reservas, gerados pelo motor de pesquisa de voos, nos 20 países onde opera”. Todavia, não avança os nomes das agências em questão.

A online espanhola adianta ainda que está “actualmente a negociar o valor em dívida com as companhias aéreas” e, a finalizar, o breve comunicado sublinha que “os clientes em Portugal e na Europa continuam a adquirir bilhetes, e que os principais parceiros mantêm a confiança na empresa”.
Terminal A

Um projecto terminado?

Com base nos resultados divulgados anualmente pela Terminal A, o Hosteltur colocou, em 2008, a agência espanhola em quarto lugar no ranking de volume de vendas entre as online.

Especializada em venda de bilhetes aéreos, a Terminal A anunciava naquele ano uma facturação global de 180 milhões de euros e de 18 milhões em Portugal, reflectindo um crescimento de 80% no nosso país.

Na altura, há dois anos em Portugal, a online assumia-se como a agência de viagem número um na Europa, dado que o seu crescimento era de 30% a nível global.

Como previsões para este ano, a Terminal A esperava registar uma facturação de 255 milhões de euros, isto é, mais 40% face a 2008.

Como projectos tinha o investimento em teconologia, com o lançamento de uma nova plataforma de reservas, e iniciar operação nos Estados Unidos e Irlanda.

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Turismo de Portugal lança campanha internacional para promover país junto dos amantes de música

A sessão de lançamento da nova campanha internacional do Turismo de Portugal para promover o país junto dos amantes de música decorre no MusicBox, esta quarta-feira, 16 de abril, a partir das 17h30.

O Turismo de Portugal vai lançar esta quarta-feira, 16 de abril, uma nova campanha internacional que visa promover o país como destino de eleição para os amantes de música e que é inspirada nos cartazes dos festivais de música.

Numa nota informativa enviada à imprensa, o Turismo de Portugal indica que a campanha vai ser lançada durante um evento a decorrer no MusicBox, esta quarta-feira, 16 de abril, a partir das 17h30.

“Com um conceito visual e narrativo inspirado nos cartazes de festivais, a campanha destaca os verdadeiros «cabeças de cartaz» de Portugal: o Sol, a Natureza, o Oceano, o Património, a Cultura, os Sabores, a Diversidade e o Bem-estar”, explica o Turismo de Portugal, na informação divulgada.

A sessão de lançamento da campanha vai ser conduzida pela apresentadora Filomena Cautela, contando com a participação de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, que intervém na sessão de abertura, assim como de Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, e de Tomás Froes, CEO da Dentsu Creative Iberia.

Já o encerramento desta sessão de lançamento vai ser assegurado pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, seguindo-se um momento de networking com música de um DJ convidado.

 

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FlixBus reforça operação para a Páscoa

A FlixBus anunciou um reforço da sua operação doméstica e internacional para dar resposta à procura por viagens para as férias da Páscoa, disponibilizando um aumento de 11% nas linhas domésticas, de 47% nas viagens para França e de 38% para Espanha.

A FlixBus anunciou um reforço da sua operação doméstica e internacional para dar resposta à procura por viagens para as férias da Páscoa, disponibilizando um aumento de 11% nas linhas domésticas, de 47% nas viagens para França e de 38% para Espanha.

A nível nacional, a FlixBus revela que as ligações entre Lisboa e o Porto aumentam 22%, com 152 viagens previstas (76 em cada sentido), enquanto entre Lisboa e Porto há 70 ligações diárias, o que representa um crescimento de 25% face ao ano passado, estando ainda previsto um reforço de 13% no norte do país, uma vez que as ligações do Porto a Braga e a Guimarães vão ter até 88 viagens diárias.

A nível internacional, destaque para o crescimento das ligações a França, que vão crescer 47%, assim como de 38% para Espanha, com a FlixBus a indicar que, diariamente, há até 16 viagens entre Lisboa e Madrid (oito em cada sentido), mais 11 do que no ano passado, enquanto nas ligações entre Faro e Sevilha o aumento é de 30%, estando disponíveis até 16 ligações diárias.

“As ligações internacionais com o norte de Espanha foram também reforçadas nestas miniférias, de forma a dar resposta à procura que se tem feito sentir para esta região de Espanha”, refere ainda a FlixBus.

Segundo Tiago Cavaco Alves, diretor das Operações da FlixBus em Portugal, “as viagens de autocarro são cada vez mais uma alternativa ao carro particular e ao avião na hora de viajar, não só para os portugueses como para os milhares de turistas” que visitam o país neste período festivo.

“Os chamados expressos são complementares ao comboio e fundamentais para garantir uma rede de transporte coletivo multimodal e eficiente”, defende o responsável, considerando que “ao oferecer ligações diretas entre cidades e regiões que muitas vezes não são suficientemente servidas por outros meios de transporte, os chamados expressos desempenham um papel essencial na coesão territorial e na promoção da mobilidade sustentável”.

A FlixBus lembra ainda que tem mantido a aposta na expansão da sua rede doméstica em Portugal, com o lançamento de uma nova linha entre as cidades de Braga e Guimarães, que conta com até 10 viagens diárias, cinco em cada sentido, e cujos bilhetes apresentam preços desde 0,99 euros.

Também no norte do país, a FlixBus lançou também viagens para Valença do Minho, que passa a contar com ligações ao Porto, ao aeroporto do Porto e a Vigo, sendo que, neste caso, o preço dos bilhetes começa nos 4,99 euros.

“Continuamos a desenvolver a nossa rede em Portugal, porque acreditamos que retirar carros das estradas é uma prioridade que deve ser assumida não só pelos operadores, mas também pelas políticas públicas. Continuamos a investir no País e a oferecer cada vez mais opções de viagens confortáveis, económicas, e sustentáveis tanto a nível nacional como internacional, de forma a dar aos portugueses mais opções de mobilidade coletiva multimodal”, defende ainda Tiago Cavaco Alves.

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LATAM Airlines investe 30M$ na renovação de lounges e abertura de salas VIP

A LATAM Airlines vai investir mais de 30 milhões de dólares na renovação dos seus lounges e na abertura de salas VIP, previstas para o Peru, Brasil, Miami e Colômbia.

A LATAM Airlines vai investir mais de 30 milhões de dólares na renovação dos seus lounges e na abertura de salas VIP, previstas para o Peru, Brasil, Miami e Colômbia, informou a companhia aérea.

Num comunicado enviado à imprensa, a LATAM Airlines explica que as novas salas VIP vão seguir o modelo da sala “já existente em Santiago, com uma arquitetura e design de interiores renovados e de alto padrão”. 

“Esta nova geração de salas VIP — mais modernas e confortáveis — destaca-se por incorporar um toque local único, refletido no design, na gastronomia e na hospitalidade de cada país”, explica a LATAM Airlines.

A primeira destas novas salas VIP vai abrir no Aeroporto Jorge Chávez, em Lima, Peru, representando um investimento de 10,5 milhões de dólares, seguindo-se a sala VIP do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, Brasil, que vai motivar um investimento de 18 milhões de dólares e que tem abertura prevista para 2027.

A nova sala VIP do aeroporto peruano tem inauguração prevista para os próximos meses e vai contar com dois espaços independentes, o Signature e o Premium, que vão partilhar uma área de recepção comum, contando com uma área total de 2.450 metros quadrados, que deverá receber mais de 24.000 passageiros por mês até 2026.

Já a nova sala VIP do Aeroporto de Guarulhos, que fica localizada no Terminal 3 da infraestrutura, vai contar com 4.700 metros quadrados, tornando-se na maior da América Latina, ultrapassando a de Santiago, no Chile.

Além disso, no final de fevereiro, a LATAM iniciou a remodelação da sua sala VIP no Aeroporto Internacional El Dorado e, nos próximos anos, planeia expandir a sala no Aeroporto Internacional de Miami (EUA).

Na Colômbia, a companhia aérea está a avançar com a renovação da sua sala VIP para “oferecer uma experiência mais confortável já a partir de maio”, uma vez que a nova sala vai contar com 136 lugares e uma área total de 650 metros quadrados, representando um investimento de 500 mil dólares.

“Estas novas infraestruturas reforçam o nosso compromisso em oferecer espaços mais sofisticados e acolhedores. Estarão alinhadas com a sala já em funcionamento em Santiago desde 2022, com áreas modernas e confortáveis inspiradas na arquitetura, cultura, hospitalidade e elementos nacionais sul-americanos”, afirma Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM Airlines.

A LATAM Airlines lembra que, em Santiago, a sua sala VIP dispõe de três secções, sendo a Signature Lounge destinada a membros LATAM Pass das categorias Black Signature e Black, e a passageiros da Premium Business, enquanto a sala Premium é destinada a membros LATAM Pass da categoria Platinum ou a passageiros que viajam na cabine Premium Economy da LATAM, e a sala WorldMember é reservada para clientes Santander WorldMember e WorldMember Limited.

“Em média, cerca de 1.500 pessoas passam por esta sala diariamente, o que a torna, até à data, a maior sala VIP da América do Sul”, sublinha a companhia aérea, lembrando que, atualmente, opera salas VIP internacionais em cinco dos aeroportos da sua rede, concretamente em Santiago (Chile), no Aeroporto Arturo Merino Benítez; em São Paulo (Brasil), no Aeroporto de Guarulhos; Bogotá (Colômbia), no Aeroporto El Dorado; Buenos Aires (Argentina), no Aeroporto de Ezeiza; e Miami (EUA), no Concourse J.

Paralelamente, a LATAM Airlines introduziu também uma área dedicada ao check-in de passageiros frequentes, denominada Signature Check-in, um “espaço exclusivo para membros LATAM Pass das categorias Black Signature e Black (os níveis mais altos do programa de fidelização), concebido para proporcionar maior privacidade, eficiência e hospitalidade aos membros elite que viajam para destinos internacionais”.

“O Signature Check-in, disponível 24 horas por dia e complementando uma instalação semelhante já em funcionamento no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, Brasil, está localizado no Terminal 2 do Aeroporto de Santiago, em frente à Porta 6, junto ao Premium Check-in (Ilha H)”, indica a LATAM Airlines, explicando que esta área de check-in dispõe de “tablets e impressoras portáteis que permitem um processo de check-in mais rápido e simples”.

 

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Volume de negócios no setor de viagens e turismo cai 5% no primeiro trimestre, revela a GlobalData

Os negócios no setor de viagens e turismo mostraram sinais de otimismo cauteloso no primeiro trimestre de 2025, com a atividade geral a cair apenas 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, revela a GlobalData.

Uma análise do Banco de Dados de Negócios da GlobalData relatou que a composição dos negócios apresentou um quadro misto, com um crescimento do volume de negócios de fusões e aquisições enquanto, na curva inversa está o número de negócios de private equity e financiamento de risco.

O volume de negócios de financiamento de risco caiu cerca de 44% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, e o volume de negócios de private equity caiu cerca de 25%. Ao mesmo tempo, o número de negócios de fusões e aquisições anunciados no setor globalmente aumentou cerca de 9%.

Os EUA, que são o principal mercado mundial em termos de atividade de negócios, registaram uma descida de aproximadamente 25% no número de negócios anunciados no primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo. O Reino Unido também apresentou um ligeiro declínio no volume de negócios, enquanto o Japão apresentou uma subida notável e o volume de negócios para a Índia e a Austrália permaneceu praticamente no mesmo nível.

Aurojyoti Bose, analista da GlobalData, comenta que “embora o declínio geral possa refletir um clima de investimento mais cauteloso, à medida que os negociadores reavaliam as suas estratégias à luz das condições de mercado prevalecentes, vários países mantiveram volumes de negócios estáveis ​​e alguns também conseguiram registar uma melhoria notável, indicando resiliência nesses mercados.”

O analista considera ainda que “á medida que a procura por viagens se estabiliza e a inovação digital remodela o setor, os investidores provavelmente estarão concentrados em oportunidades escaláveis ​​e mercados resilientes”, para avançar que a perspectiva de curto prazo “aponta para uma recuperação seletiva, mas constante, no ímpeto de fecho de negócios.”

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Turismo de Portugal recebe galardão de Melhor Destino nos prémios Routes Europe 2025
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Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025

Pelo segundo ano consecutivo, o Turismo de Portugal ganhou o prémio de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025.

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O Turismo de Portugal venceu, pelo segundo ano consecutivo, o galardão de Melhor Destino nos prémios Routes Europe 2025, numa cerimónia que teve lugar em Sevilha, Espanha – um prémio que celebra a excelência no marketing dos destinos, reconhecendo as entidades que impulsionam o crescimento da conectividade aérea.
Este reconhecimento destaca o trabalho realizado pelas companhias aéreas, aeroportos e destinos, juntamente com a sua estratégia contínua para 2025.
Através de esforços concertados, que incluem a criação de incentivos, a identificação de oportunidades de mercado e o envolvimento em campanhas de marketing conjuntas, o Turismo de Portugal alcançou um sucesso significativo no desenvolvimento de rotas e no crescimento sustentado da conectividade. Este prémio reconhece, assim, o esforço e o trabalho desenvolvido na última década, em estreita colaboração com as companhias aéreas parceiras, no sentido de oferecer rotas sustentáveis.
Os finalistas na categoria “Destino”, foram avaliados por um painel de juízes de companhias aéreas que pontuaram os destinos que consideram ter oferecido o melhor apoio de marketing nos últimos doze meses.
Com este prémio, reforça-se, também, a importância do papel do Turismo de Portugal no apoio à tomada de decisão e na dinamização das políticas públicas de turismo que promovam a conectividade aérea internacional para Portugal, e reforçando a competitividade do país.
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AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação

A AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve iniciou as celebrações dos seus 30 anos com tiveram início na quinta-feira, dia 10 de abril, com uma cerimónia pautada por diversas homenagens, entre associados e personalidade que foram determinantes na vida da associação.

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Durante o evento, realizado no edifício sede, em Albufeira, foi inaugurada a Galeria dos Presidentes, que evoca todos os associados que integraram a presidência da Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal, seguindo-se ao descerramento de um memorial de homenagem a Elidérico Viegas, fundador da AHETA e presidente durante 26 anos, falecido em novembro de 2024.

Na mesma cerimónia, foram igualmente homenageados, com a entrega de um troféu, os associados que participaram na escritura de constituição da AHETA e nos primeiros corpos sociais, assim como outras personalidades que contribuíram e contribuem para a atividade da associação. Entre os quais os funcionários Lígia Santos, Patrícia Nunes e Ricardo Baptista, este último trabalha na AHETA há precisamente 30 anos.

As qualidades de Elidérico Viegas, não só pessoais como profissionais, foram elogiadas por todos quantos usaram da palavra e, em particular, pelo seu amigo e jornalista Ramiro Santos, o qual lhe dedicou um texto. Ramiro Santos referiu-se a Elidérico Viegas como um “homem íntegro”, cuja “obra está para além do Algarve”.

Reinaldo Teixeira, administrador da Garvetur, que faz parte da direção da AHETA desde o início, fez um balanço destas três décadas de existência da associação. O empresário considera que “esta é uma caminhada que a todos deve orgulhar, mas há uma parte que deve entristecer, pois existe um conjunto de infraestruturas que continua por resolver e a culpa é de todos”, dando vários exemplos, como o Hospital Central; a conclusão das melhorias da EN 125 ou a ligação ferroviária ao aeroporto.

Também presente no evento, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado falou da influência que a AHETA sempre exerceu no setor, para realçar que associação é “um parceiro estratégico importante para dar força aos empresários”, tendo igualmente um “papel clarificador acerca da indústria do turismo”.

Outro ponto alto das comemorações do 30º aniversário da AHETA será a Conferência Turismo +30, agendada, agendada para 29 de maio, e que acontece no Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center, em Albufeira.

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Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo

A escala inaugural em Lisboa foi assinalada com a tradicional cerimónia de troca de placas a bordo, que contou com a participação do capitão Diego Michelozzi, assim como de representantes do Porto de Lisboa e de várias autoridades nacionais.

Inês de Matos

O EXPLORA I, primeiro navio da Explora Journeys, a companhia de luxo do grupo da MSC Cruzeiros, realizou esta segunda-feira, 14 de abril, a primeira escala em Lisboa, momento que foi assinalado com uma cerimónia a bordo e que aconteceu durante a viagem de reposicionamento do navio no Mediterrâneo, onde vai ficar até outubro.

A escala inaugural em Lisboa foi assinalada com a tradicional cerimónia de troca de placas a bordo, que contou com a participação do capitão Diego Michelozzi, assim como de representantes do Porto de Lisboa e de várias autoridades nacionais.

Após a cerimónia, Silvia Oliveira, sales executive da Explora Journeys em Portugal, realizou uma pequena apresentação do EXPLORA I, navio que inaugurou os cruzeiros de luxo da Explora Journeys, uma marca que tem raízes “no profundo respeito pelos Oceanos”, assim como nas tradições marítimas.

Com “461 suítes, todas vista mar, e com varandas que são as maiores do setor”, cujas áreas variam dos 35 aos 280 metros quadrados, o EXPLORA I é um navio de perto de 65 mil toneladas, que prima pelo “design minimalista”, assim como pela qualidade do serviço a bordo, como indica o rácio de 1,25 passageiros para cada tripulante.

Destaque merece também a gastronomia a bordo, que é apontada mesmo como “um ex-libris”, já que os passageiros têm à disposição seis restaurantes, todos incluídos na tarifa, com exceção do Anthology, que é “um restaurante com chef com estrela Michelin, com sete degustações” e que está apenas incluído nas tarifas superiores.

Emporium Market Place, que é uma espécie de buffet com oito estações gastronómicas; Sakura, dedicado à cozinha oriental; Marble & Co, que aposta nas carnes; Fil Rouge, de cozinha francesa; e Med Yacht Club, de gastronomia mediterrânica, constituem as restantes opções gastronómicas.

O EXPLORA I conta ainda com três piscinas exteriores climatizadas, uma interior com cobertura retrátil, ginásio com zona interior e exterior, 64 cabanas e jacuzzis, assim como Spa com cerca de mil metros quadrados e zona termal, com piscina interior.

Disponíveis estão ainda vários lounges e bares, incluindo um bar de charutos e o Malt Whisky Bar, casino, assim como um espaço dedicado aos mais novos, já que o navio também está pensado para famílias, dispondo, por isso, de 78 suítes comunicantes.

A tarifa inclui também bebidas ilimitadas, incluindo vinhos de excelência e licores premium, Wi-Fi a bordo, assim como programas de bem-estar e fitness, taxas, e transporte do porto para o centro da cidade.

Verão 2025 no Mediterrâneo

O EXPLORA I fez também a sua escala inaugural em Ponta Delgada, na passada sexta-feira, 11 de abril, num itinerário que vai ainda passar por Espanha e que vai colocar o navio no Mediterrâneo, onde vai ficar ao longo do verão de 2025.

Em novembro, o EXPLORA I regressa à América Central e Caraíbas, onde vai ficar até março de 2026, altura em que regressa novamente ao Mediterrâneo para mais uma temporada de verão.

“Em novembro, o navio vai estar posicionado na América Central e nas Caraíbas, habitualmente fazemos os portos mais emblemáticos e outros menos conhecidos”, revelou Silvia Oliveira, explicando que, na Explora Journeys, as “travessias mais lentas para o cliente aproveitar mais, as excursões são diferentes” e existem “overnights para aproveitar o tempo em escala”.

“A filosofia é o Ocean State of Mind, ter tempo e espaço”, resumiu a responsável.

 

 

 

 

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Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028

O Egito estabeleceu a meta de atrair 30 milhões de turistas anualmente até 2028, conforme anunciado pelo Presidente da República, Abdel Fattah El-Sisi. A iniciativa visa impulsionar a economia do país através do fortalecimento do setor turístico, que é uma fonte significativa de divisas e empregos.

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Em 2024, o país recebeu aproximadamente 15,78 milhões de turistas, um aumento de 6% em relação ao ano anterior e um novo recorde de chegadas. A estratégia do governo para dobrar esse número inclui a expansão da capacidade hoteleira, a melhoria da infraestrutura e a promoção do rico patrimônio cultural egípcio.

Os principais projetos que apoiam esse objetivo incluem o desenvolvimento do Grande Museu Egípcio, próximo das Pirâmides de Gizé, onde foi criado um novo centro de visitantes e sistema de trânsito, já em operação, e a reforma do histórico Museu Egípcio no Cairo. Além disso, estão em andamento esforços para aumentar a capacidade de voos e agilizar os processos de visto, facilitando o acesso de visitantes internacionais.

O ministro Turismo e Antiguidades, Ahmed Issa, enfatizou a importância do envolvimento do setor privado e de parcerias internacionais para atingir esses objetivos. O plano, segundo a imprensa egípcia, também inclui campanhas de marketing direcionadas para atrair turistas de mercados emergentes e diversificar a oferta turística do Egito para além dos locais históricos tradicionais, incluindo resorts de praia, ecoturismo e viagens de aventura.

Novo centro de visitantes e sistema de trânsito nas Pirâmides de Gizé

Entretanto, uma nova era de exploração começou no sítio arqueológico mais icônico do Egito, graças a um amplo projeto de remodelação liderado pela Orascom Pyramids Entertainment em colaboração com o Ministério do Turismo e Antiguidades. A tão aguardada reforma, que inclui novas máquinas de bilhetes a um sistema de transporte atualizado, visa tornar a exploração das Pirâmides mais tranquila, inteligente e imersiva.

O antigo “Portão da Casa Mena” deu lugar a uma nova entrada principal: “O Grande Portão”, localizado na estrada Cairo-Faium. Uma vez lá dentro, os visitantes vivenciam uma experiência totalmente remodelada, começando pelo novo “Centro de Visitantes” acessível para cadeiras de rodas, onde é possível retirar os bilhetes de entrada em elegantes máquinas de autoatendimento, passar pela segurança sem dificuldades e apreciar um moderno salão de exposições repleto de réplicas de artefatos, infográficos e um filme histórico que reinventa o Egito Antigo.

A imprensa local dá ainda conta de uma nova área de compras para souvenirs e itens essenciais, um lounge VIP para quem pretender algo mais sofisticado e um terminal rodoviário central pronto para conduzir o visitante pela zona arqueológica. O novo sistema de transporte conta com paragens designadas em cada sítio arqueológico principal — da Grande Pirâmide de Quéops à Esfinge —, com mais serviços para hóspedes e cafetarias ao longo do percurso.

Só no primeiro dia do teste, o local recebeu mais de 12 mil visitantes, mais do que o dobro da média diária habitual. Segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades, esta mudança resultou num aumento de 120% no tráfego, com todos os sete novos pontos de autocarros a operar em toda a zona arqueológica.

 

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Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo

O setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países que compõem, desde 1981, o Conselho de Cooperação dos Países Árabes do Golfo (GCC-Stat) – Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein, Kuwait, Omã e Catar.

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Os dados mais recentes divulgados pelo Centro Estatístico do Conselho de Cooperação dos Países Árabes do Golfo (GCC-Stat) indicam que a contribuição do setor de viagens e turismo para o PIB da região, até o final de 2024, atingiu aproximadamente 11,4%, com um valor de 247,1 mil milhões de dólares.

Os dados também demonstram que a taxa de crescimento da contribuição do setor para o PIB do Golfo aumentou em aproximadamente 31,9% face aos números registados em 2019, estimando-se que a contribuição das viagens e turismo atinja os 13,3% em 2034, chegando a 371,2 mil milhões de dólares, com uma taxa média de crescimento anual, entre 2024 e 2034, que deverá ultrapassar 4,2%.

Por outro lado, as estatísticas indicam que a taxa média de crescimento anual do número de turistas entre os países do GCC de 2019 a 2023 atingiu 41,5%, o que representou 26,5% do total de turistas internacionais que chegaram aos países do GCC em 2023.

 

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Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo

De acordo com os dados divulgados pela Airports Council International (ACI) World, o Aeroporto de Atlanta (EUA) continua a ser o aeroporto mais movimento do mundo. Já na movimentação de passageiros internacionais, é o Dubai que lidera.

Victor Jorge

108.067.766. Foi este o número de passageiros que o Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport (EUA) movimentou no ano 2024, correspondendo a uma subida de 3,3% face ao ano anterior de 2023, mas continuando abaixo dos números alcançados em 2019 (-2,2%).

O Top 3 do ranking da ACI World é completado pelo Aeroporto Internacional do Dubai, com 92.331.506 passageiros, uma subida de 6,1% face a 2023 e um crescimento de 6,9% relativamente a 2019. Dallas Fort Worth International Airport completa o pódio, com 87.817.864 passageiros, um aumento de 7,4% referente a 2023 e +17% quando comprado com o ano 2019.

A maior subida no ranking dos 10 melhores aeroportos foi registada pelo Aeroporto Internacional de Xangai Pudong, que passou da 21.ª posição, em 2023, para o 10.º lugar, em 2024. Esta ascensão foi impulsionada pela ampliação das políticas de vistos, pela retoma e expansão dos voos internacionais, por melhorias operacionais e pela recuperação da região Ásia-Pacífico, em particular da China.

Justin Erbacci, diretor-geral da ACI World, salienta que “no meio de desafios globais, destaca-se a resiliência dos aeroportos mais movimentados do mundo. Estes centros são artérias vitais do comércio, dos negócios e da conectividade”.

Os dados preliminares indicam que o total global de passageiros, em 2024, rondou os 9,5 mil milhões, representando um aumento de 9% em relação a 2023, ou um crescimento de 3,8% face aos níveis pré-pandemia (2019).

Os 10 aeroportos mais movimentados, que representam 9% do tráfego global (855 milhões de passageiros), registaram um aumento de 8,8% em comparação com 2023 e um crescimento de 8,4% face aos resultados de 2019 (789 milhões de passageiros em 2019).

Analisando os principais aeroportos a nível de movimentação de passageiros internacionais, a liderança pertence ao Dubai, com mais de 92,3 milhões de passageiros (+6,1% face a 2023 e + 7% face a 2019), seguindo-se o aeroporto de Heathrow/Londres com 79,2 milhões de passageiros internacionais (+5,7% face a 2023 e +4,1% face a 2019) e o aeroporto de Incheon/Coreia do Sul, com 70,7 milhões de passageiros internacionais (+26,7% face a 2023 e +0,1% face a 2019).

Em 2024, o crescimento do tráfego global de passageiros enfrentou “incertezas significativas decorrentes da evolução dos cenários económicos e geopolíticos”, refere a ACI World, adiantando ainda que “os desafios contínuos nas cadeias de abastecimento e os atrasos na produção por parte dos fabricantes de aeronaves, bem como as tensões geopolíticas, representaram um risco para as oportunidades de crescimento, ao potencialmente alterarem rotas de voo, aumentarem os custos operacionais e afetarem a confiança dos passageiros”.

Além disso, “a ameaça de tarifas aduaneiras gerou preocupações sobre possíveis perturbações no comércio global, o que afetou indiretamente a procura por viagens internacionais e impulsionou o aumento das construções”, frisa a entidade.

Em 2025, a ACI World prevê que o tráfego global de passageiros atinja os 9,9 mil milhões, com uma taxa de crescimento anual de 4,8%. “Embora a procura por viagens continue forte, espera-se que o ritmo de expansão abrande, à medida que os mercados transitam de picos impulsionados pela recuperação para padrões de crescimento estrutural e a longo prazo”, refere a ACI World.

“Desafios-chave como a incerteza económica, as tensões geopolíticas e as limitações de capacidade deverão ter um impacto crescente na trajetória do setor. Nos mercados desenvolvidos, a estabilização da procura, os estrangulamentos nas cadeias de produção de aeronaves e a falta de capacidade nos aeroportos poderão moderar o crescimento”, acrescenta ainda.

A ACI World conclui que “mercados emergentes, o aumento do investimento em infraestruturas e a crescente procura de viagens por parte da classe média deverão continuar a impulsionar a expansão. À medida que a indústria entra numa nova era de crescimento, o setor aeroportuário terá de concentrar-se na viabilidade financeira, no investimento em infraestruturas, na eficiência operacional e na sustentabilidade”.

Foto: Depositphotos.com
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