Edição digital
Assine já
PUB
Destinos

Uma região onde o futuro não pára

Falar dos Emirados Árabes Unidos (EAU), e especificamente do Dubai, não é tanto falar do passado ou presente, mas sim do futuro, tal é o número de projetos (alguns megalómanos) que estão na calha para fazer da região uma das mais importantes (senão a mais importante, segundo os seus responsáveis) do turismo global.

Victor Jorge
Destinos

Uma região onde o futuro não pára

Falar dos Emirados Árabes Unidos (EAU), e especificamente do Dubai, não é tanto falar do passado ou presente, mas sim do futuro, tal é o número de projetos (alguns megalómanos) que estão na calha para fazer da região uma das mais importantes (senão a mais importante, segundo os seus responsáveis) do turismo global.

Victor Jorge
Sobre o autor
Victor Jorge
Artigos relacionados
“Esperamos que Portugal continue este crescimento no turismo e mantenha números históricos”
Destinos
Porto de Lisboa cresce 6% nas escalas de cruzeiros em 2023
Destinos
Governo dos Açores cancela concurso de privatização da Azores Airlines e vai lançar um novo
Aviação

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) são uma daquelas regiões onde o habitual é falar-se de recordes. No turismo a palavra de ordem é investir, investir, investir e disso são prova os projetos que estão na calha em todos os países que compõem o Emirado.

No caso do Dubai, depois de, em 2023, ter atingido 17,15 milhões de visitantes estrangeiros e os últimos dados revelarem 5,18 milhões de visitantes internacionais durante o 1.º trimestre de 2024, correspondendo a crescimento de 11% em relação aos 4,67 milhões de período homólogo de 2023, o Emirado cresceu 22%, em 2023 face a 2019, prevendo o World Travel & Tourism Council (WTTC) que, em 2024, a região cresça 15% face ao ano anterior.

As receitas conseguidas em 2023 nos EAU chegaram aos 55 mil milhões de euros, representando 11,7% do Produto Interno Bruto (PIB), tendo sido criados mais de 41 mil novos empregos, fazendo com que o total de pessoas empregadas nos EAU no setor do turismo atingisse as 809 mil, o que equivale dizer que uma em cada nove pessoas exerce atividade no turismo.

Para 2024, as previsões do WTTC apontam para que os EAU continuem esta senda de crescimento, antevendo que as receitas cheguem perto dos 60 mil milhões de euros, com mais de 23.500 novos empregos criados, perfazendo, assim, 833 mil pessoas a trabalhar no setor.

As receitas provenientes dos visitantes internacionais deverão crescer 10%, em 2024, atingindo os 48,5 mil milhões de euros, enquanto as receitas do turismo doméstico deverão aumentar 4,3% face a 2023.

Para a próxima década, até 2034, o WTTC prevê uma contribuição do turismo de 70 mil milhões de euros para a economia global dos EAU e perto de 930 mil pessoas a trabalhar na indústria.

Já a globalidade da região do Médio Oriente terá gerado, em 2023, receitas na ordem dos 430 mil milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 25% face a 2022, com os empregos a atingirem 7,75 milhões.

As receitas geradas pelo turismo internacional atingiram os 166 mil milhões de euros, representando um crescimento de 50% face ao ano anterior.

Para o ano de 2024, as previsões do WTTC apontam para receitas de 470 mil milhões de euros na região do Médio Oriente, com o número de empregos a chegar aos 8,3 milhões.

Já as receitas dos visitantes internacionais deverão ultrapassar os 183 mil milhões de euros, com o turismo doméstico a gerar perto de 208 mil milhões de euros em receitas.

Rumo ao futuro
Segundo os dados avançados no Arabian Travel Market (ATM) 2024, os Emirados Árabes Unidos têm em construção perto de 19 mil quartos, enquanto esse número sobe para 42.282 na Arábia Saudita.

Constituindo a primeira região do mundo a recuperar totalmente os números pré-pandémicos, o valor dos projetos atualmente em desenvolvimento em toda a região soma uns impressionantes 1,7 biliões de euros. Alguns dos projetos emblemáticos que estão a ser desenvolvidos incluem o Museu de História Natural, em Abu Dhabi, que será inaugurado em 2025; o Museu Guggenheim, também em Abu Dhabi; Dubai Islands, no Dubai, que acrescentará mais 40 quilómetros de costa ao Emirado, com mais de 21 km dedicados a projetos imobiliários e onde ficará instalado o segundo maior centro comercial do Dubai, com um investimento de 1,5 mil milhões de euros e mais de 80 resorts e hotéis; Palm Jebel Ali, projeto relançado em 2023 e que terá o dobro do tamanho da atual Palm Jumeirah e que terá espaço para mais 80 resorts e hotéis, além de expandir a costa do Emirado em mais 110 km, Dubai Reefs, uma comunidade flutuante sustentável para investigação marinha, regeneração e ecoturismo, cobrindo 200 quilómetros quadrados; Qiddiya City, um mega-projeto na Arábia Saudita e que será um hub global de entretenimento, desporto e cultura com mais de 500 mil metros quadrados, gerando mais de 48 milhões de visitas anuais, contando com mais de 41.000 quartos, ou voltando ao Dubai, o novo aeroporto (DWC), a ser inaugurado até 2033 e que contará com cinco pistas e uma capacidade para 260 milhões de passageiros.

Qiddiya Cit, mega projeto e hub global de entretenimento na Arábia Saudita

Em entrevista conjunta com outros meios europeus [a ler na próxima edição do Publituris] durante a ATM, Issam Kazim, CEO do Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), admitiu que “não pensamos somente em turismo. Quando desenvolvemos a cidade, pensamos na economia na sua globalidade e na riqueza que todos estes projetos trazem para a cidade, para a região e, sobretudo, para as pessoas que aqui moram ou querem morar”.

“Por um lado, é uma bênção não dependermos ou termos petróleo, já que isso faz-nos pensar e criar projetos que visam a criação de riqueza. Por outro, isso faz-nos ser criativo e inovadores quando lançamos projetos que não são pensados para os dias de hoje, mas para o futuro”, conclui Issam Kazim.

*O jornal Publituris está no Arabian Travel Market (ATM) 2024 a convite do Turismo do Dubai – Visit Dubai

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Artigos relacionados
PUB
Destinos

“Dias abertos” para enoturismo na Quinta da Fonte Souto

Atividades gratuitas regressam ao centro de visitas da Quinta da Fonte Souto, no Alentejo, com visitas guiadas, passeios na vinha e prova de vinhos.

A Quinta da Fonte Souto, está a promover “Dias Abertos”, uma oportunidade de os visitantes ficarem a conhecer o espaço de forma gratuita. Localizada na sub-região de Portalegre, a propriedade – a primeira da família Symington fora da zona norte do país –, desenvolveu um programa especial para os que quiserem aproveitar de forma diferente o próximo dia 23 de maio (feriado municipal em Portalegre) e o feriado de 10 de junho.

O programa dos “Dias Abertos” começa com uma visita guiada pela propriedade, onde os visitantes poderão conhecer o terroir da região e os vinhos ali produzidos pela família Symington. A adega e a antiga cozinha da Quinta da Fonte Souto são também local de passagem da visita, conduzida por um guia que dará a conhecer a história e os “segredos” da produção de vinhos que ali acontece. Na sala de provas, onde termina a atividade, os visitantes têm a oportunidade de provar o vinho Quinta da Fonte Souto Rosé. A aquisição de uma prova com mais referências vínicas da Symington está também disponível, com a Prova Clássica (22 euros) ou a Prova Premium (35 euros), assim como outras opções de vinho a copo.

Para aproveitar o bom tempo, o contacto com a natureza está assegurado com a oferta de um passeio na vinha, uma sugestão do centro de visitas que pode ser usufruída a pé ou de bicicleta, tendo como cenário a paisagem da serra de São Mamede, marcada pelos castanheiros e água abundante. Na propriedade é possível encontrar diversos percursos, que variam no grau de dificuldade e tempo requerido para os realizar, garantindo que cada visitante possa adaptar a experiência às suas preferências.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Jorge Rebelo de Almeida defende solução “intercalar” para aeroporto da Portela

Com a localização do novo aeroporto já decidida para Alcochete, o fundador e presidente do grupo Vila Galé afirmou este sábado que é necessária uma solução que dê apoio ao aeroporto da Portela. Defendeu ainda a prioridade na criação de uma linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, ao invés de Lisboa-Porto-Vigo, além de comboios turísticos que distribuam os turistas pelo território.

Carla Nunes

Este sábado, 18 de maio, Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo Vila Galé, defendeu que, decidida a localização do novo aeroporto em Alcochete, “numa primeira etapa, Portugal precisa de uma solução intercalar” que complemente a operação do aeroporto da Portela.

A declaração foi proferida na conferência de imprensa que precedeu a inauguração do mais recente hotel do grupo, o Vila Galé Isla Canela, em Huelva, ocasião em que Jorge Rebelo de Almeida referiu que “um novo aeroporto, além de ser uma infraestrutura cara, demora muito tempo a fazer, e por isso há que ter uma solução muito prática”.

De acordo com Jorge Rebelo de Almeida, esta solução passaria por “fazer uma pista com uma instalação logística baixa, pequena, para ir atendendo alguns charters, uma solução provisória”.

“A solução da Portela já devia estar feita, é outra vergonha nossa, mas não está. Portela tem ainda espaço para crescer, mas o horizonte de expansão do aeroporto é de dez anos, por isso, há que caminhar rápido”, defende.

Ainda no capítulo das infraestruturas, Jorge Rebelo de Almeida refere que “outra obra muito importante em Portugal é a ligação a Madrid” por via de uma linha ferroviária de alta velocidade. No seu entender, “para Portugal e Espanha é muito mais importante a ligação Lisboa-Madrid, porque há outra dinamização”, ao invés da solução apresentada de Lisboa-Porto e, mais tarde, Vigo.

“Pelas minhas contas, a solução Lisboa-Porto-Vigo nem sequer é rentável, creio que não é viável”, afirma.

Criar comboios turísticos para distribuir turistas pelo território

Na mesma conferência de imprensa, quando questionado sobre a sua opinião relativamente ao surgimento de cada vez mais alojamentos locais (AL) nas grandes cidades, Jorge Rebelo de Almeida apontou que “em Lisboa e no Porto o alojamento local tem sido muito bom para recuperar áreas da cidade muito degradadas”, acreditando que “quando há boas regras de mercado, [este] regula-se a si próprio”.

No entanto, admite que “nos hotéis a situação é diferente”, existindo a necessidade de “distribuir melhor o turismo e criar novas centralidades ao redor das cidades, para não tornar a vida de quem mora nos [centros urbanos] desagradável”.

Nesse sentido, o fundador do Vila Galé afirma que é preciso “imaginar soluções” para levar as pessoas a visitar o interior, indicando para isso a criação de comboios turísticos que transportem os “turistas concentrados nas grandes cidades” para outros pontos turísticos no interior.

“Não se diga que há turistas a mais, porque continua a haver espaço para crescer de forma ordenada. Não se pode prejudicar a procura”, termina.

A abertura do Vila Galé Isla Canela marca a chegada do grupo hoteleiro a Espanha, sendo que, atualmente, este conta com 44 hotéis: 32 em Portugal, dez no Brasil e um em Cuba.

*A Publituris Hotelaria viajou até Isla Canela, em Huelva, a convite do grupo Vila Galé.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Hotelaria

Vila Galé inaugura hotel em Isla Canela com olhos postos em Sevilha e Madrid

O Vila Galé Isla Canela, de 304 quartos, surge de um contrato de gestão com a Saint Croix HI, pretendendo-se que o hotel esteja em operação durante dez meses por ano. Após esta abertura, o grupo hoteleiro afirma que irá “acompanhar de perto” oportunidades de negócio em Sevilha, olhando também com interesse para Madrid.

Carla Nunes

O grupo Vila Galé inaugurou este sábado, 18 de maio, o seu primeiro hotel em Espanha, o Vila Galé Isla Canela, em Huelva, após “muitos anos a desejar entrar em Espanha”. Realizada a inauguração deste hotel com 304 quartos, Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador do Vila Galé, garante que “não vão ficar por aqui”.

A mais recente unidade hoteleira do grupo surge de um contrato de gestão de um hotel já existente, por um período de dez anos renovável, com a Saint Croix HI, a SOCIMI (Sociedades Anónimas Cotizadas de Inversión Inmobiliaria, na sua designação em espanhol) do grupo Pryconsa.

Foi também o grupo Pryncosa que ficou encarregue do investimento nas obras de remodelação levadas a cabo pelo Vila Galé neste hotel, como Jorge Rebelo de Almeida referiu em conferência de imprensa.

Desta forma, o mais recente Vila Galé Isla Canela abriu portas com todos os espaços públicos renovados, contando com dois restaurantes, o Massa Fina e o Versátil, três bares, Satsanga Spa & Wellness – com piscina interior, piscina de hidromassagem, banho turco, sauna e quatro salas de tratamentos – e piscina de hidromassagem.

No entanto, as renovações não vão ficar por aqui, com o grupo a apontar uma segunda fase de remodelações em novembro deste ano. Esta irá visar os 300 quartos da unidade, para os adaptar à temática que o grupo tem em vista para o hotel, músicos dos anos 60 do século XX, existindo já quatro unidades de alojamento modelo remodelados de acordo com este tema.

Também a zona exterior será renovada este inverno, nomeadamente a fachada, as duas piscinas, com uma dedicada a crianças onde serão acrescentados escorregas, e o bar exterior, que ganhará um novo piso de terraço.

A expectativa do presidente do grupo passa agora por fazer “um esforço comercial” para manter a operação do hotel durante dez meses do ano, ao invés dos anteriores seis meses, trabalhando também o segmento de golfe, dada a existência de dois campos da modalidade nas proximidades.

“Estes hotéis só abriam no final de abril. [Vamos] tentar mudar um pouco este conceito e fazer o mesmo que no Algarve. Queremos colocar a oferta de Isla Canela no topo. Há condições, o destino é bom”, assegura Jorge Rebelo de Almeida.

Grupo vai “acompanhar” oportunidades em Sevilha

Após a entrada do Vila Galé em Espanha pela Andaluzia, Jorge Rebelo de Almeida coloca no horizonte a possibilidade de abrir unidades hoteleiras em Sevilha e Madrid, no entanto, o administrador do Vila Galé afirma que, por enquanto, estes projetos “não passam de uma intenção”, apontando que gostaria de abrir um hotel no Bairro de Santa Cruz, em Sevilha.

“As coisas em Espanha não são muito baratas. Já tivemos várias perspectivas de compra em Sevilha, mas na hora final o preço derrapou um bocadito, e fica difícil. É uma questão de acompanhar. Como já estamos na Andaluzia, creio que será mais fácil acompanharmos de perto as oportunidades de negócio em Sevilha”, explica Jorge Rebelo de Almeida.

O Vila Galé tem atualmente 44 hotéis: 32 em Portugal, dez no Brasil e um em Cuba. No Brasil, o grupo prepara-se para abrir mais dois hotéis – o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, cuja abertura deverá decorrer “ainda este ano”, e o Vila Galé Collection Ouro Preto, que se espera que abra portas “em abril do próximo ano”, de acordo com Jorge Rebelo de Almeida.

Já em Portugal, o administrador do Vila Galé indica que têm em carteiras “uns seis a sete projetos em Portugal”.

Entre eles encontram-se as Casas de Elvas, dedicado “à história da Inquisição”, um projeto que resultará de um investimento de 10 milhões de euros, como anteriormente comunicado pelo grupo. A este soma-se um hotel em Ponte de Lima, e ainda um outro em Miranda do Douro, centrado “na história do humor, em colaboração com Fernando Alvim”. A construção deste último hotel deverá “começar em setembro e possivelmente abrir em abril de 2026”.

A lista de hotéis do grupo em Portugal para os próximos anos fica completa com a abertura de um hotel em Penacova e na Quinta da Cardiga, na Golegã.

*A Publituris Hotelaria viajou até Isla Canela, em Huelva, a convite do grupo Vila Galé.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Transportes

LATAM aumenta voos a partir de Guarulhos/São Paulo para sete destinos. Lisboa está incluída

A notícia fora avançada pelo portal brasileiro Panrotas e confirmada agora pela própria LATAM Brasil e que dá conta de um aumento de 38% no número de voos a partir do aeroporto de São Paulo, Guarulhos.

Publituris

A partir de outubro deste ano, a LATAM Airlines ampliar em 38% o número de voos internacionais para sete destinos da Europa, EUA e África do Sul. A notícia já tinha sido avançada pelo portal brasileiro Panrotas, mas ainda não tinha sido confirmada.

Agora, sabe-se que Lisboa está incluída nesta expansão de rotas, passando a capital portuguesa a receber não sete, mas oito voos semanais a partir de 28 de outubro, existindo a possibilidade de esse número aumentar para 11 a partir de 9 de dezembro.

Também as rotas para os EUA registarão um incremento como, por exemplo, a ligação entre Guarulhos e Orlando a passar de quatro para sete voos semanais, enquanto Los Angeles passa de três para quatro voos.

Já para África, nomeadamente para Joanesburgo (África do Sul), a LATAM Airlines irá passar o número de voos para cinco semanais em vez dos três atuais.

Na Europa, além do aumento de voos para Lisboa, também Milão e Roma registam uma expansão da operação, passando de cinco para seis voos semanais, enquanto a capital espanhol (Madrid) passará a receber 10 voos semanais em vez dos sete atuais.

Segundo a informação avançada pelo Panrotas, todos estes voos serão operados com recurso a aeronaves Boeing 777, com capacidade para 410 passageiros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

“Portugal Stopover” da TAP é o melhor, diz Global Traveler

O programa “Stopover” da TAP Air Portugal recebeu o prémio pela sexta edição consecutiva.

Publituris

O programa “Stopover” da TAP foi distinguido pela sexta vez consecutiva o melhor programa de “Stopover” pela revista Global Traveler, na 12.ª edição dos Leisure Lifestyle Awards.

O programa permite aos clientes da TAP viajarem para dois destinos pelo valor de um, ao incluir uma paragem de um a dez dias em Lisboa ou no Porto, a meio da viagem, na ida ou regresso, possibilitando a companhia ainda a realização de uma segunda paragem em Portugal durante o período de “Stopover”, oferecendo 25% de desconto em qualquer voo doméstico.

Os clientes “Portugal Stopover” têm acesso a ofertas exclusivas e descontos em 149 parceiros de todo o país, onde se incluem hotéis, restaurantes, atividades, passeios, museus e espaços culturais, shopping e serviços, entre outros.

Este programa da TAP Air Portugal tem como principais destinatários os mercados de longo curso da companhia, nomeadamente o brasileiro e norte-americano, mas está disponível em todos os mercados em que a TAP opera.

Refira-se que, atualmente, a companhia liga a Europa a 11 destinos no Brasil a partir de Lisboa e Porto, voando para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador. Nas ligações à América do Norte, voa para Boston, Chicago, Miami, Newark, Nova Iorque, São Francisco e Washington, nos Estados Unidos, e Montreal e Toronto, no Canadá.

Os prémios da revista Global Traveler distinguem, anualmente, o que há de melhor no mundo das viagens de lazer e de lifestyle, premiando bens, serviços, destinos, hotéis, companhias aéreas, aeroportos, cruzeiros e muito mais. Os prémios foram atribuídos depois de um inquérito junto dos mais de 817 mil leitores entre 15 de julho de 2023 e 8 de março de 2024.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Região de Lisboa reeleita para a presidência da AG da Rota de Vinhos da Península de Setúbal

A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) acaba de ser reeleita para a Presidência da Assembleia Geral (AG) da Rota de Vinhos da Península de Setúbal no mandato de 2024-2026.

Publituris

Na reunião eleitoral foram debatidas várias estratégias para a promoção do Enoturismo na Península de Setúbal e aprovada a adesão de mais associados à Rota de Vinhos, que conta atualmente com 50 membros.

“O enoturismo é um produto muito relevante para a Região de Lisboa e, em particular, para o Polo Turístico da Arrábida”, reconheceu Carla Salsinha, presidente da ERT-TL”, para acrescentar que a Rota de Vinhos da Península de Setúbal conta com 24 adegas associadas que, do ponto de vista da oferta turística, “confere uma identidade e diversidade de ofertas a Palmela, Azeitão, Fernando Pó, Pegões e ao espaço rural da Península de Setúbal”.

A Casa Mãe da Rota de Vinhos, localizada no Centro Histórico de Palmela, disponibiliza toda a informação sobre a Rota de Vinhos da Península de Setúbal e permiti agendar visitas às adegas. Em 2023, recebeu cerca de 55.000 visitantes, uma afirmação do impacto do enoturismo na Região de Lisboa.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Turismo do Algarve, Município de Lagoa e APECATE esclarecem sobre navegação nas Grutas de Benagil

É já no próximo dia 21 de maio que o Turismo do Algarve, o Município de Lagoa e a APECATE promovem uma sessão de esclarecimento pública sobre o projeto “Edital – Instrução de Navegação em Área Marítima referente às Grutas de Benagil”.

Publituris

O Turismo do Algarve, o Município de Lagoa e a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) vão promover uma sessão de esclarecimento pública sobre o projeto “Edital – Instrução de Navegação em Área Marítima referente às Grutas de Benagil”, dirigida às empresas marítimo-turísticas.

O evento decorrerá na próxima terça-feira, 21 de maio, às 20h00, em Lagoa e contará com a participação do Comandante do Porto de Portimão, Eduardo Luís Pousadas Godinho, com quem o setor poderá abordar e esclarecer as novas regras definidas no edital.

O objetivo principal deste edital é assegurar que a navegação, especialmente nas proximidades e acesso às Grutas de Benagil, seja realizada em condições seguras, protegendo visitantes, operadores marítimo-turísticos, a navegação geral na área e o meio ambiente.

A sessão é aberta às empresas marítimo-turísticas registadas no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística (RNAAT), mediante inscrição prévia.

Recorde-se que as Grutas de Benagil são uma das atrações turísticas mais visitadas na região do Algarve, conhecidas pela sua beleza natural e relevância ambiental.

Baseando-se nas recomendações do grupo de trabalho “Grutas de Benagil”, reconhece-se a necessidade urgente de regulamentar as visitas às grutas devido ao elevado número de visitantes e ocorrências. As recomendações indicam a urgência de implementar medidas de gestão prioritárias em 2024, através da publicação de um edital.

Em resposta a estas recomendações, foi elaborado o projeto de Edital/Instrução de Navegação, atualmente em fase de consulta pública até dia 10 de junho, visando recolher opiniões e contributos. Após este período, será feita a avaliação e ponderação das sugestões recebidas, com possíveis ajustamentos ao projeto.

“Esta iniciativa representa um passo significativo na promoção de uma navegação mais segura e sustentável naquela área através de processos de diálogo construtivos e informativos”, referem os organizadores desta sessão em comunicado.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Foto: Depositphotos.com

Destinos

75% dos europeus preveem viajar de maio a outubro

Os dados da European Travel Commission são otimistas para este verão, antevendo que 75% dos europeus têm nos seus planos viajar. Portugal capta mais novos visitantes dos que repetentes.

Victor Jorge

De acordo com o último relatório da European Travel Commission (ETC), “Monitoring Sentiment for Intra-European Travel”, a intenção de viajar entre maio e outubro de 2024 entre os europeus inquiridos atingiu 75%, representando um aumento de 3% em comparação com o mesmo período do ano passado.

37% dos inquiridos tencionam embarcar numa única viagem e 57% estão a preparar-se para duas ou mais escapadelas durante este período. Os destinos no Sul da Europa são preferidos por 43% dos viajantes, com Itália e Espanha no topo da lista.

De resto, é a Itália que lidera as preferências entre os viajantes europeus, com 8,4%, seguindo-se a Espanha (8,1%), França (7,1%) e Grécia (6,3%), perfazendo este Top quatro praticamente 30% das preferências dos turistas europeus.

Portugal aparece em 6.º lugar, com uma 4,4%, ainda atrás da Alemanha (5,4%), mas à frente de destinos como a Croácia (4,2%), Áustria (3,4%), Reino Unido (3,3%) e Turquia (3%), países que compõem este Top 10.

Já quando se analisa a repetição da viagem, Portugal aparece destacado como um dos destinos que capta mais visitantes novos (24%), ficando somente atrás da Grécia (27%) e à frente de Espanha (16%) ou Itália (18%). Por sua vez, quando se analisa a repetição da viagem, Portugal não tem o mesmo destaque, aparecendo com 12%, ou seja, na 9.ª posição entre os 10 destinos analisados. Espanha, Grécia e França são os destinos que mais repetem as visitas, com “nuestros hermanos” a registarem uma taxa de repetição de 20%, enquanto os outros dois destinos assinalam, ambos, uma taxa de 17%.

Com o tráfego aéreo europeu agora próximo dos níveis pré-pandémicos, a intenção de voar para os locais de férias atingiu os 55%, um aumento de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Entretanto, 28% dos viajantes planeiam chegar aos seus destinos de carro e 13% optam por viagens mais ecológicas de comboio ou autocarro.

Europeus decididos a viajar na primavera e no verão
“Apesar das preocupações com a segurança e dos constrangimentos financeiros, os europeus estão a dar mostras de uma resiliência notável quando se trata de viajar nesta época de verão” aponta a ETC. Assim, o entusiasmo pelas viagens é transversal a todas as faixas etárias acima dos 25 anos, chegando a atingir 81% entre os viajantes mais maduros (com mais de 55 anos).

Esta determinação, associada ao desejo de garantir férias a um preço mais favorável, conduz a reservas antecipadas. Cerca de 52% dos viajantes europeus (incluindo 56% dos que têm entre 18 e 24 anos) já reservaram total ou parcialmente as suas próximas viagens.

A duração de viagem mais popular é de quatro a seis noites, preferida por 36% dos inquiridos. Segue-se a duração de sete a nove noites (26%) e mais de dez noites (21%). Os orçamentos de viagem mantiveram-se consistentes em comparação com o ano anterior, com 42% dos inquiridos a planearem gastar até 1.000 euros por pessoa na sua próxima viagem, cobrindo os custos de alojamento e transporte.

Segurança é crucial na escolha de um destino
No meio de tensões geopolíticas, fenómenos climáticos extremos e incertezas económicas, a prioridade à segurança tornou-se primordial na tomada de decisões dos viajantes. Sentir-se seguro é o critério número um na seleção de um destino (16%), seguido de um clima agradável (13%), pechinchas e ofertas atrativas (11%), comunidades locais amigáveis (9%) e custo de vida mais baixo no destino (8%).

Apesar do forte desejo de viajar, 22% dos europeus estão preocupados com o aumento das despesas de viagem e 17% estão preocupados com as finanças pessoais no atual clima económico. Além disso, as tensões geopolíticas, como o conflito na Ucrânia e a agitação no Médio Oriente, estão a aumentar as ansiedades, com 12% e 10%, respetivamente, a manifestarem inquietação. As perturbações nas opções de transporte (10%), a sobrelotação (9%) e os fenómenos meteorológicos extremos (8%) são outras fontes importantes de preocupação.

Natureza e gastronomia local no topo das preferências
Uma percentagem significativa de viajantes europeus está a preparar-se para viagens intra-regionais durante maio-junho (34%) e julho-agosto (44%). Além disso, 17% planeiam viajar em setembro e outubro. As viagens de lazer estão a aumentar, com 74% a manifestarem o desejo de se divertirem – um aumento de 5% em relação ao ano passado.

Itália e Espanha encabeçam a lista dos destinos de verão deste ano, captando cada uma 8% do interesse dos inquiridos, seguidas de perto pela França (7%), Grécia (6%) e Alemanha (5%).

Este alinhamento reflete o desejo dos europeus por viagens de sol e praia (20%) e férias na cidade (16%), que surgiram como os tipos de férias mais populares para os meses seguintes. Os viajantes europeus referem a beleza paisagística (19%) como a sua experiência de férias preferida, seguida da gastronomia local (17%), do contacto com as culturas locais (15%) e da admiração de monumentos famosos (15%).

As ferramentas digitais mais importantes para o planeamento de viagens são os motores de pesquisa (23%), os sítios web de viagens (21%) e os mapas online (16%). Apesar disso, a percentagem de europeus que utilizam ferramentas de IA e aplicações baseadas em IA para o planeamento de viagens é atualmente de apenas 4%.

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Aviação

Johan Lundgren deixa liderança da easyJet em 2025

Johan Lundgren, CEO da easyJet será substituído por Kenton Jarvis à frente da companhia aérea easyJet a partir de 2025.

Publituris

O Conselho de Administração easyJet anunciou, recentemente, a substituição do atual CEO, Johan Jundgren, por Kenton Jarvis à frente da liderança da companhia aérea, a partir de 2025.

CEO da easyJet desde dezembro de 2017, Johan Lundgren conduziu a companhia, segundo salienta Chester Hester, chairman da easyJet, “através dos imensos desafios do período COVID e estabelecendo uma estratégia clara e um plano de execução sólido, conquistando clientes, acionistas e os nossos colaboradores”.

Já Kenton Jarvis está na companhia desde 2021, ocupando o cargo de CFO, cargo esse que manterá durante o período de transição e até ser encontrado um sucessor.

Lundgren refere que “há ainda coisas importantes a realizar durante o resto do ano, mas quando chegar a altura, deixarei a easyJet com um grande sentido de lealdade e de orgulho pelos progressos realizados e pelo potencial que a empresa tem para o futuro”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Rio Grande do Sul apela aos turistas que não desmarquem, mas reagendem as suas viagens à região

Perante a situação de calamidade climática que atinge o Rio Grande do Sul, o Ministério brasileiro do Turismo (MTur) apela aos turistas que tinham viagem programada para a região, que não desmarquem, mas reagendem para uma data posterior.

Para regulamentar os pacotes turísticos já vendidos para o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, o Ministério do Turismo está a elaborar uma Medida Provisória no sentido de assegurar todos os direitos dos consumidores e, assim, garantir no futuro uma viagem segura e tranquila àqueles que desejam conhecer as belezas da região. Este apelo de remarcação das viagens surge como parte de uma campanha que visa minimizar os impactos causados pelas chuvas no estado. Entidades como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) estão a trabalhar em torno desta campanha.

A ação do governo brasileiro visa preservar a imagem turística do Estado, promovendo uma experiência positiva e segura para todos os visitantes. Portanto, o apelo é para que os turistas com viagens programadas para o Rio Grande do Sul entrem em contato com as agências de viagens ou companhias aéreas para reagendar os seus planos.

A imprensa brasileira avança que, nos esforços para ajudar o setor turístico gaúcho, para quando for possível reconstruir os seus atrativos, o MTur vai libertar uma verba de 100 milhões de reais através o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que visam conceder financiamentos a empreendedores turísticos privados afetados pelas fortes chuvas.

Este apoio do MTur envolve uma série de benefícios, como a suspensão, por até seis meses, do pagamento do crédito. Permite realizar obras e adquirir equipamentos. Podem aceder a esta linha restaurantes, cafés, bares e similares; centros ou locais destinados a convenções, feiras e exposições e similares; parques temáticos e empreendimentos dotados de equipamentos de entretenimento e lazer; marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva.

Entretanto, o Turismo em Gramado estima um prejuízo superior a 100 milhões de reais só em maio a um setor que representa 86% da economia da cidade na Serra do Rio Grande do Sul.

Com o Aeroporto Salgado Filho fechado em Porto Alegre, pelo menos até final deste mês, e as principais estradas bloqueadas, a cidade de Gramado regista uma queda drástica de turistas e as ruas estão praticamente vazias, conforme relato da reportagem da RBS TV.

“Os números realmente são muito maus face ao que tínhamos projetado. O turismo apresentava bons resultados e o maio é um mês muito bom, o outono aqui é muito bonito. Tivemos uma redução muito significativa. Temos uma média de ocupação apenas dos 12%, enquanto o ano passado, por esta altura era pelo menos de 60%”. explica Ricardo Reginato, secretário do Turismo de Gramado, citado pelos jornais locais.

Os impactos no turismo em outras localidades ainda não foram contabilizados, mas já se teme por demissões devido à baixa de turistas e por um caminho demorado até a reconstrução do estado.

Entretanto, os turistas que estavam nas cidades quando as chuvas iniciaram, no fim de abril, conseguiram regressar aos seus locais de origem.

A expectativa é de que algumas operações possam ser recuperadas a partir de junho, a tempo de aproveitar a temporada de inverno, e também com a remarcação de alguns eventos.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apenas as redes de hotéis e outros alojamentos do estado empregam diretamente mais de 18 mil pessoas, sem contar o restante da cadeia de turismo e os trabalhadores informais.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.